TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Toyota

Por:   •  24/11/2018  •  Artigo  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 12

LEAN MANUFACTURING

Emerson Teixeira¹

                                                                           Paulo Roberto da silva Motta²

Elaine Raquel Oliveira Gavilan³

        

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal conceituar o Sistema Toyota de Produção (Lean Manufacturing), sua filosofia e algumas ferramentas aplicadas na redução das perdas e redução dos custos e tornar-se mais competitivo no mercado nacional e mundial. Este sistema melhora o planejamento e controle de produção, reduzindo estoques. Os conceitos desse sistema não são aplicados apenas no setor automobilístico pode servir e conhecimento para qualquer atividade profissional.

Palavras-chave: Lean manufacturing. Sistema Toyota de produção.

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, a explosão tecnológica expandiu-se, abrindo o mercado mundial e revolucionando a economia.

O conceito de produção flexível foi introduzido no mercado, levando as empresas convencionais (estandardizadas) de produção em massa, ter suas vantagens comprometidas, adaptar-se a volatilidade do mercado e do consumidor final mais exigente.

Na atualidade é indispensável para a indústria a aplicação de métodos que proporcionem vantagem competitiva. Há uma constante busca por alternativas que possibilitam reduzir custos, desperdício de matéria prima e mão de obra, desperdício de tempo, eliminando assim aquilo que não tem valor agregado ao produto, como conseqüência aumentando a produtividade.

  Sistema Toyota de Produção (Lean Manufaturing) é a ferramenta mais usada, que tem como princípio básico o valor definido pelo cliente e não pela indústria.

A partir desse referencial, a presente pesquisa trabalha com a seguinte problemática: como indústria pode se tornar produtiva, sem altos custos e atender o cliente com eficiência?

Com base neste questionamento este trabalho busca caracterizar os seguintes objetivos específicos:

- Entender o que é Sistema Toyota de Produção (lean Manufacturing), seus conceitos.

-Identificar quais as vantagens desse sistema e porque programar-lo.

Assim, o presente estudo contempla como metodologia a Pesquisa Bibliográfica. Para tanto, caracteriza-se por um procedimento de manuseio de material já elaborado e publicado

O trabalho foi realizado no período de Março a julho de2018, na da cidade de Charqueadas no Rio Grande do sul.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conceitos de termos e ferramenta usados no Sistema Toyota (Lean Manufactoring)

Lean Manufacturing é um termo que apareceu nos anos 90, resultante de uma comparação de produção em massa das empresas Americanas e Européias, com um sistema de produção flexível, também conhecida por Toyota Production System, das empresas do ramo automobilístico do Japão.

Com a recessão da economia japonesa, devida Segunda Guerra Mundial, as empresas automobilísticas do Japão obrigaram-se sobreviver com um capital limitado.
Em face de estas adversidades, Taichii Ohno e Shigeo Shingo, usando conceitos introduzidos por Henry Ford e adaptando-as à realidade japonesa, desenvolveram um sistema produtivo com o propósito de eliminar desperdícios, otimizando o uso de todos os recursos da empresa. Este novo sistema produtivo introduziu, entre outros, três conceitos revolucionários na indústria automóvel (Womack,1990;Drewetall,2004): - ”Maquinário multifuncional” - as máquinas poderiam executar atividades diferentes trabalhos mudando rapidamente algumas ferramentas; 
- Trabalhadores especializados – os trabalhadores deixariam de ser apenas operadores, mas sim parte essencial na melhoria continuidade da melhoria do processo de produção; 
-Produção puxada – eliminação dos estoques, a produção passa a ser puxada.
Com o passar do tempo, os princípios, metodologias e ferramentas implementados na Toyota amadureceram e foram consolidados na nova abordagem aos sistemas operativos, conhecida hoje como Lean Manufacturing.(Drewatall,2004).
o Lean Manufacturing prega pela redução de perdas e otimização dos sistemas 
operacionais ,facilitando assim a identificação de ocorre os desperdícios e as ineficiências. 

Princípios do Lean

 Valor

Este princípio pode variar de acordo com a necessidade do consumidor/cliente, as características do produto/serviço e uma dessas necessidades e a outra é a visão dos acionistas e diretores que procuram valorizar as ações da empresa visando investimentos, que só é possível a partir do lucro.

Cadeia de valor 

 São todas as atividades relacionadas e desenvolvidas pela empresa desde o planejamento até fase de distribuição (cliente final). de um produto/ serviço,que agregam valor ao mesmo,
Otimização do fluxo 
É um processo continuo sem interferências quanto mais fluidas melhor, de um 
produto/serviço, com atividades que quase na sua totalidade agregam valor reduzindo desperdícios.

Sistema pull flow
Tem como premissa produzir somente o necessário, para atender a demanda de cada cliente,por tanto cada venda gera um pedido para a produção não havendo necessidade de estoque.
A produção de lotes menores atende ao cliente e diminui a dependência de inventários freqüentes,reduz o lead time e melhora o fluxo de informação.

Melhoria Continua 

Partindo do principio que nada e perfeito mas continuar aperfeiçoando e possível, este é um principio de uma filosofia japonesa chamada Kaizen, e serve como regra para este principia do Lean. Processos sempre pode ser melhorados.

           Perdas ,E tudo aquilo que agrega custo e não agrega valor ao produto. Com base nesse conceito existe oito tipos de desperdício (perdas) que devem ser eliminados ou reduzidos para um bom rendimento da empresa que são:

Produção em excesso– produzir mais que a venda da empresa, gera um gasto de armazenagem seja com custo ou espaço.
           Estoque em excesso - este é conseqüência da produção em excesso gerando ocupação de espaço e recursos ,se tornando uma perda a ser reduzida.

Tempo de espera – qualquer espécie de espera, como espera por ferramenta, material ou informação gera perda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (293.2 Kb)   docx (162.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com