TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software De Gerenciamento De Projeto

Por:   •  27/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.114 Palavras (9 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE ENGENHARIAS E ARQUITETURA – FEITEP

DOUGLAS YOSHINOBU KOKUBU – RA:2732

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MARINGA-PR

2022

FACULDADE DE ENGENHARIAS E ARQUITETURA – FEITEP

DOUGLAS YOSHINOBU KOKUBU – RA:2732

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

[pic 1]

[pic 2]

MARINGA-PR

2022

INTRODUÇÃO

        No presente trabalho irei fazer uma breve apresentação do que se trata gestão de projeto, fazendo também uma tratativa histórica do seu uso desde a antiguidade. Mas a finalidade desse trabalho é apresentar os softwares que auxiliam os gestores de projetos a organizar, planejar e executar os seus trabalhos de forma mais eficiente. E com base dos indicadores que esses softwares podem oferecer, ajudar a tomar decisões rápida durante a execução do projeto.

DESENVOLVIMENTO

        Antes de apresentar os softwares de gestão de projeto é importante entendermos do que se trata um projeto e apresentar uma breve recapitulação histórica do desenvolvimento das técnicas de gestão de projetos.

        Um projeto é por definição um empreendimento único, com início e fim determinado, requer recurso, exige pessoa e visa atingir um objetivo previamente determinado. Ou seja, projeto são temporários, podendo englobar produtos, serviços ou resultados exclusivos e é conduzido de forma progressiva, por etapas. Para exemplificar, podemos considerar como projeto um simples ato de trocar uma lâmpada, para isso precisamos de recursos tais como uma lâmpada, escada e alguém para fazer o serviço. Também requer um tempo para essa atividade ser feita, ou seja, tem que ter um inicio e um fim para realizar essa entrega e tem como objetivo trocar uma lâmpada quebrada e resolver o problema de iluminação. O exemplo mencionado é uma atividade muito simples, fazemos isso sem fazer um estudo ou planejamento prévio, mas se considerarmos projetos maiores como a construção de um prédio por exemplo, temos que gerenciar uma quantidade de recursos bem maiores e para isso o gestor deve ter uma metodologia para que consiga visualizar o andamento da obra e dos recursos necessários para o seu andamento. Uma metodologia e a pratica de gestão de projeto se tornou uma obrigatoriedade para que os empreendimentos sejam bem sucedidos.

        A pratica de gestão de projeto não é uma novidade. A gestão esteve envolvida no planejamento, coordenação e construções de algumas maravilhas do mundo antigo, como a grande muralha da china e as pirâmides do Egito. Ao analisar os princípios básicos do gerenciamento de projeto da antiguidade e o da atualidade pode se dizer que permaneceram os mesmos, ou seja, gerenciar recursos, definir horários e coordenar diferentes atividades. Mas o ponto que se destaca das antigas técnicas com o gerenciamento de projeto moderno é na otimização de cronogramas.

        Foi a partir do sec. XIX que começou uma sistematização e modernização das técnicas de gerenciamento de projeto, isso foi em decorrência da alta demanda nos setores de construção, industriais e de transporte.

        E a partir dos anos 1900 temos a presença de grandes estudiosos que colaboram muito para a área de gestão de projetos. E um desses foi o Henry Gantt, que é considerado por muitos como o pai fundador da gestão de projetos moderno, ele desenvolveu técnicas de controle e planejamento para ajudarem os gestores terem sucesso e cumprir os seus objetivos. Uma das ferramentas mais famosas na gestão de projeto carrega o seu nome, o gráfico de Gantt que ajuda a garantir o monitoramento e controle do cronograma do projeto, consiste em gráfico de barras simples mostrando as fases de um projeto de início até a conclusão.

        E com o passar dos anos foram sendo desenvolvidos outras ferramentas e métodos mais sofisticados conforme a necessidades e desafios a serem superados, assim temos o método do caminho livre (COM) inventado pela Dupont Corporation, a técnica de revisão de avaliação de programa (PERT) inventado para beneficio da Marinha dos Estados Unidos em plena guerra fria, tendo como objetivo minimizar o tempo necessário para completar o projeto total. No ano de 1969 foi fundada a PMI, uma organização sem fins lucrativos formalizando a profissão de gestão, a PMI editou um guia de corpo de conhecimento de gestão de projetos (PMBOK) ferramenta essencial na profissão de gestão. E com o advento dos computadores ouve um aumento drástico nos desempenhos nas atividades de gerenciamentos pois trouxeram conectividade e comunicação para os modelos tradicionais de gerenciamentos. E com o aumento da disponibilidade da Internet acarretou no desenvolvimento de aplicações baseada na web, podendo ser possível ver aplicativos de gestão de projetos em dispositivos moveis, computadores e sistemas ERP de grandes escalas. E com isso os gerentes de projeto começaram a completar mais tarefas em menos tempo e com menos erros, como nunca visto antes.

SOFTWARE DE GESTÃO DE PROJETO

        Os softwares de gestão são usados por uma variada gama de empresas para a viabilização a condução e os planejamentos, alocações de recursos e a programação das atividades. Esses tipos de ferramentas auxiliam os gerentes controlarem os seus orçamentos, prazos e documentação trocada durante o projeto. E um bom software deve operar como uma plataforma facilitadora de colaboração entre todos os envolvidos do projeto.

        Hoje existem uma infinidade de softwares para aplicações diversas, e cada um desses oferecem recursos distintos, e devido a isso devemos nos atentar quais as necessidades do nosso projeto para podermos escolhermos o software ideal para a realidade desse projeto em questão. De forma geral devemos nos atentar em alguns aspectos que esses softwares devem ter que são, lista de tarefas, cronogramas, compartilhamento de arquivos, comunicação e a possibilidade de realização de relatórios.

        Com isso em mente vou apresentar alguns softwares de gestão mostrando suas funcionalidades e aplicações:

OPERAND

        Operand é um sistema que é capaz de integrar pessoas aos processos de forma colaborativa. Tem a capacidade de organizar tarefas, projetos e equipes. Essa aplicação foi desenvolvida especialmente para atender equipes criativas voltada para área de publicidade e departamentos de marketing.

        Com o auxílio do sistema é possível:

  • Otimizar a produtividade ao gerenciar as tarefas da equipe;
  • Melhorar a qualidade das suas entregas;
  • Criar fluxos organizados de tarefas e visíveis ao time;
  • Armazenar arquivos do projeto;
  • Centralizar a comunicação;
  • Acompanhar os andamentos dos trabalhos;
  • Ter uma visão completa do projeto pelo dashboard.

Além disso esse software oferece recursos necessários para gerenciamentos de projetos como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (478.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com