TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Steel Frame

Por:   •  2/7/2014  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  1.378 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

ENGENHARIA CIVIL

DEIVID HENRIQUE LOCKS

JONATAN CARDOSO DE OLIVEIRA

MARCOS ROBERTO DE SOUZA

CONSTRUÇÃO EM STEEL FRAME

CRICIÚMA

2013

DEIVID HENRIQUE LOCKS

CONSTRUÇÃO EM STEEL FRAME

Artigo técnico de construção em steel frame, apresentado na disciplina de construção em civil II, do Professor (a) Jakson Fábio Bitencourt Araujo, no curso de Engenharia Civil da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

CRICIÚMA

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. LIGHT STEEL FRAME 5

2.1. PROJETO 6

2.2. FUNDAÇÃO 6

2.3. ESTRUTURA 7

2.4. REVESTIMENTO EXTERNO 8

2.5. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS 8

2.6. ISOLAMENTO TÉRMICO E ARCÚSTUCO 9

2.7. REVESTIMENTO INTERNO 9

2.8. CONSTRUÇÃO ACABADA 10

3. MONTAGEM STEEL FRAME PASSO A PASSO 11

4. OBRA EM STEEL FRAME ACOMPANHADA 15

5. CONCLUSÃO 18

6. BIBLIOGRAFIA 19

1. INTRODUÇÃO

Steel Framing é um Sistema construtivo que utiliza perfis estruturais de aço galvanizado para a montagem de painéis autoportantes. Estes painéis podem receber diferentes tipos de fechamentos, que são dispostos em camadas sucessivas.

É muito comum de confundir o Steel Frame com o Drywall que é um sistema construtivo semelhante porem não tem função estrutural, mas que utiliza perfis semelhantes aos do Steel Framing, porém com espessura de 0,5 mm, apenas para fechamentos internos.

O sistema de Light Steel Framing é oriundo das construções em madeira “wood frame”, tradicionalmente construídas nos EUA.

O Steel frame surgiu e se desenvolveu a partir do wood frame na América do Norte no século 19 e é utilizado principalmente nos EUA, Canadá e Europa.

Frame é uma palavra da língua inglesa para definir um esqueleto estrutural composto por diversos elementos ligados entre si, que passam a trabalhar em conjunto dando forma e sustentação ao edifício, com estruturas montadas em aço leve galvanizado, resultando em edificações leves, porem tão resistente quanto concreto, a técnica reduz significante o tempo de execução e o numero de operários na obra.

Light Steel Frame pode ser traduzido para Estruturas em Aço Leve.

2. LIGHT STEEL FRAME

O Light Steel Framing é um sistema construtivo industrializado e racional que vem conquistando espaço no mercado da construção civil brasileiro.

Este sistema é amplamente utilizado em países como EUA, Japão, Canadá, Argentina, Chile e continente Europeu, devido às diversas vantagens que oferece.

O sistema Light Steel Framing é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado, que trabalham em conjunto para sustentação da construção.

Este esqueleto é complementado por revestimentos em placas externas e internas, isolamentos termo acústicos e forros.

Em conjunto com os demais subsistemas da obra, o Light Steel Framing gera edificações com aspecto final semelhante ao da construção convencional, porém integra tecnologia, resistência e sustentabilidade.

O sistema Light Steel Framing é capaz de atender quaisquer necessidades arquitetônicas, por isso seu emprego é possível em diversos tipos de edificações: casa, prédios, galpões, fachadas, escolas, hospitais, lojas, mezaninos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com