TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Steel Frame

Artigo: Steel Frame. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  4.460 Palavras (18 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Católica de Pernambuco

Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Engenharia Curso de Engenharia Civil

Relatório sobre Steel Frame Relatório fundamentado na palestra sobre Steel Frame

Manoella Costa Rennan Lino Levi Possidônio Vinicius de Carvalho

Prof. Dr. Claudio Soares Mota Palestrante Dra. Elivânia – Arquiteta e Diretora de projetos da Brasilit

Recife 2014

RESUMO

Este relatório tenta retomar as explicações sobre as técnicas de uso do Steel Frame concedidas pela arquiteta e diretora de projetos da Brasilit, Dra. Elivânia, durante a plastra realizada no dia 10 de setembro, na UNICAP, para os alunos do curso de Engenharia Civil.

Durante a sua explanação, Dra. Elivânia nos apresentou as características da fabricação e do uso do Light Steel Frame, ou Estrutura de Aço Leve, que possibilita um grande dinamismo nos processos construtivos.

Além disso, pudemos nos aperceber que o Steel Frame é de muito baixo custo e menos agressivo para o meio ambiente.

A palestra foi muito interessante, uma vez que nos ingressou num mundo pouco difundido na nossa cultura de construções de alvenaria.

Portanto, este trabalho é apenas um resumo detalhado de tudo o que aprendemos durante a palestra de apresentação do Steel Frame.

Vamos tentar explicar o as principais caracteristicas do uso do Steel Frame nas construções civis, assim como explicar detalhes técnicos sobre a sua montagem, sem esquecer de compar o seu uso com o uso da alvenaria. Por fim, vamos analisar as vantagens e as desvantagens do uso desse material inovador.

2

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................4

Características do Sistema Light Steel Framing.............................................................................................6

Etapas Construtivas..........................................................................7 Fundação..........................................................................................9 Painéis..............................................................................................9 Fechamento....................................................................................11 Passo a passo................................................................................14 Isolamentos....................................................................................18 Instalações.....................................................................................20 Lajes e coberturas..........................................................................21 Acabamentos.................................................................................25 Comparativo.....................................................................27 27Vantagens.....................................................................28 Desvantagens...................................................................29 Referências.....................................................................30

3

INTRODUÇÃO

A construção civil brasileira tem como principal característica sua predominância artesanal, pouco produtiva e principalmente grande geradora de desperdício. Entretanto, o mercado tem sinalizado que esta condição pode ser modificada e que utilizar novas tecnologias é a melhor maneira de permitir a industrialização e a racionalização dos processos. Nesse aspecto, o uso do aço na construção civil vem surgindo como uma das alternativas para mudar o cenário do setor.

A crescente industrialização da construção civil vem demandando a introdução de novas tecnologias de construção, permitindo aos profissionais buscarem sistemas mais eficientes que aumentem a produtividade, diminua os desperdícios e atendam a uma demanda crescente.

O Light Steel Framing (Estrutura de Aço Leve) compõe-se em um sistema construtivo de concepção racional, cuja principal característica consiste em desenvolver uma estrutura composta por perfis de aço galvanizado formados a frio, utilizados para a montagem de painéis estruturais e não estruturais. Estabelecendo assim um esqueleto estrutural formado por diversos elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto para resistir às cargas que solicitam a edificação e dando forma a mesma.

O objetivo do Light Steel Framing tende a proporcionar mais eficiência na construção, com baixo índice de desperdício, que possa atender uma demanda crescente de alta produtividade e celeridade para cumprimento de prazos curtos. Tendo em vista que o mercado tem sinalizado para alteração deste cenário, como também investido no uso de novas tecnologias sendo a melhor forma de permitir a industrialização e a racionalização dos processos.

O Sistema Construtivo Light Steel Framing, utiliza produtos padronizados de tecnologia avançada permitindo obra rápida, limpa e com acabamento superior a alvenaria. Os elementos construtivos são produzidos industrialmente. A matéria- prima utilizada, os processos de fabricação, suas características técnicas e o acabamento, passam por rigorosos controles de qualidade. Estes materiais padronizados permitem uma redução significativa de custo e mão-de-obra, diminuem também desperdícios e erros, consequentemente aumentam a velocidade da execução.

A construção civil convencional é executada com materiais agressivos ao meio 4

ambiente. Estes materiais são poluentes durante sua extração, no processo de produção e posteriormente, após a utilização na construção, produz grande volume de resíduos, o entulho da construção civil.

Sistemas construtivos industrializados (construção seca) são menos impactantes ao meio ambiente, pois, os projetos são planejados e executados de forma tão racional, que o desperdício pode chegar à zero. As características intrínsecas nesse tipo de construção como racionalização, industrialização e rapidez de execução, são possíveis quando há um planejamento integral da obra, composto por um projeto amplamente detalhado.

O receio em construir uma residência estruturada em aço, na maioria das vezes está relacionado ao se pensar que a estrutura ficará aparente, muitos usuários e projetistas descartam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com