TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Steel frame

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 2

REFERENCIAL TEÓRICO

A ORIGEM E HISTÓRIA DO LIGHT STEEL FRAME

 

       Nos Estados unidos, a partir do século XIX, os colonizadores procuravam resolver um problema do alto crescimento da população, que teve conseqüência a falta de moradia no território americano. Assim, foi necessário recorrer ao uso de materiais locais para a construção como a madeira, contando com o conceitual da praticidade, velocidade e produtividade originadas na revolução industrial. Então surgiu o método construtivo antecessor ao Steel frame que fora o Wood Framing.

     O Wood framing foi uma construção de madeira maciça mais comum nos estados unidos naquele período, mas devido a grande quantidade de madeira fornecida pelo desmatamento ou pelas indústrias madeireiras, a qualidade da madeira chegou ao fim nas construções. O preço da madeira passou a subir constantemente até 80% em alguns meses o que levou muitos onstrutores recorrerem a indústria do aço que era um recurso abundante, e muitas metalúrgicas passaram a obter uma grande experiência do aço no período pós guerra. O light steel frame, passou a ser o principal elemento estrutural de um método construtivo renovável hoje em dia. Em relação a sua definição, Em inglês steel é um nome denominado ao “aço” e frame é “leve”, como os elementos de aço são bastante leves. O termo light é significativo lembrar que não é necessário utilizar na construção estrutural maquinarias ou equipamentos pesados.

    Para se obter um aprofundamento histórico sobre a sua origem, é necessário remontar o período do século XIX nos estados unidos, na época em que se buscavam materiais para se adquirir uma rápida produtividade nas construções, devido a um acelerado crescimento da população. A madeira era um material muito utilizado, até os dias de hoje para recorrer a construção de edificações pelos colonizadores na época, e era muito abundante em locais. Hoje, esse método de construção renovável é mais utilizado em países da Europa, estados unidos e Japão.

    No Brasil as primeiras construções LSF foram implantadas a partir de 1998, com a necessidade de um produto industrializado prosseguidas e as vantagens intrínsecas construtivas frentes a outras alvenarias tradicionais. Podemos considerar que é um produto de construção tecnológica novo no país. Infelizmente hoje esse processo construtivo ainda esta engatinhando no Brasil, há muitos desafios que dificultam esse moderno sistema construtivo pela sua eficiência e pela grande margem de desperdício de mão de obra e materiais em todo o país.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.hometeck.com.br/noticias/130-2011-02-07-23-05-31

http://www.ecivilnet.com/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com