TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Steel Frame

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

STEEL FRAME

Palmas-TO – 2015.

Steel Frame

Composição

Steel Frame é um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado, em conjunto com placas estruturais, projetados para suportar as cargas da edificação, cargas do vento e trabalhar em conjunto com outros subsistemas industrializados, de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação.

É um sistema construtivo aberto, que permite a utilização de diversos materiais. Sendo flexível, não apresenta grandes restrições aos projetos, racionalizado e otimizando a utilização dos recursos e o gerenciamento das perdas. É customizável permitindo total controle dos gastos já na fase de projeto, além de ser durável e reciclável. Apresenta ótima resistência a incêndio, pois é revestido por placas de gesso acartonado, material com elevada resistência ao fogo.

Steel Frame x Drywall

Apesar do Steel Frame e o Drywall serem visualmente semelhantes, conceitualmente apresentam características bem distintas. O Steel Frame é a conformação do esqueleto estrutural composto por painéis em perfis leves, com espessuras nominais usualmente variando entre 0,80mm a 2,30mm e revestimento de 180g/m² para áreas não marinhas e 275g/m² para áreas marinhas, em aço galvanizado, projetados para suportar todas as cargas da edificação.

Já o Drywall é um sistema de vedação, não estrutural, que utiliza aço galvanizado em sua sustentação, com espessura nominal de 0,50mm, com necessidade de revestimento de Zinco menor do que o Steel Frame (média mundial de 120g/m²) e que necessita de uma estrutura externa ao sistema para suportar as cargas da edificação.

Características 

A coordenação modular e a utilização de malhas construtivas torna-se essencial no sistema Steel Frame. Deve-se considerar que os materiais destinados à sua execução estão parametrizados como múltiplos e submúltiplos de 3 como, por exemplo: a placa de gesso acartonado, utilizada como fechamento interno em toda construção, possui largura e altura padrões de 1200mm e 2400mm, respectivamente, podendo ser encontrada com 2700mm ou 3000mm; o perfil metálico mais usual no Steel Frame tem 90mm de alma por 3000mm ou 6000mm de comprimento

Vantagens:

  • O tempo de duração da obra é reduzido, chegando a 1/3, se comparado ao modelo convencional, de alvenaria;
  • Obra Limpa gera pouco entulho;
  • Construção Seca;
  • Facilidade de Montagem e Manuseio;
  • Facilidade para passagem de instalações elétricas, hidráulicas, gás, ar condicionado;
  • Leveza e redução do custo da fundação, se comparado com a alvenaria;
  • Ganho com a área interna, uma vez que a espessura da parede é menor que a parede de alvenaria, girando em torno de 4% a 5%.
  • Reduz o desperdício, pois como o processo maior é só montagem, reduzindo o custo com chapisco, reboco, entre outros.

Desvantagens:

  • O maior problema que ainda existe nesse sistema, é em relação ao custo da obra, ele ainda é elevado em comparação à alvenaria.
  • Necessita de um profissional treinado para realizar o serviço de montagem.

Aplicações

Esse sistema bastante versátil, podendo ser aplicado de diversas maneiras, em casas, obras comerciais, como: lojas, shoppings, bancos, pode ser utilizado em áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, desde que seja feito o serviço de instalação de cerâmica para vedação. Alguns exemplos do uso do Steel Frame.

[pic 2]
Obra residencial toda em Steel Frame.

[pic 3]
Conveniência de Posto de Gasolina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (361.5 Kb)   docx (169.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com