TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Steel Frame

Casos: Steel Frame. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O aço tem sido utilizado através dos tempos, como um material de versátil aplicação, alto desempenho técnico e adaptável às mais severas condições de serviços. Devido as suas características técnicas e acompanhando a evolução tecnológica, tem substituído outros materiais em vários setores industriais.

Produzido no parque siderúrgico brasileiro e integrado com outros componentes industrializados, o aço agora, empregado no sistema steel framing, substitui com vantagens técnicas, econômicas e ambientais, materiais como tijolos, madeiras, vigas e pilares de concreto; proporcionando um salto qualitativo no processo produtivo e posicionando a indústria nacional de construção civil de uma forma mais competitiva frente a um mercado globalizado.

O sistema de construção a seco “DRYWALL” começou a ser apresentado pela construção civil brasileira nos início da década de 90. No entanto, era apenas utilizada nas paredes internas de uma construção, como paredes de vedação.

Com o incremento cada vez maior das paredes em DRYWALL, e a busca de maior competitividade do setor de construção civil, pelo próprio efeito da globalização, as construtoras começam a procurar com mais intensidade novas tecnologias, para atender a nova dinâmica de mercado.

Em 1998 começou a ser implantado no Brasil, as primeiras construções no processo “Steel Framing”, dando prosseguimento à necessidade de um produto industrializado e as vantagens intrínsecas desse processo construtivo frente ao sistema tradicional; portanto, podemos considerar que é um produto tecnológico novo no país.

Estrategicamente, os primeiros grandes projetos em “STEEL FRAME” teve como foco as construção residenciais de médio e alto padrão, para romper conceitos culturais, formar opinião e adequar as possibilidades de financiamento existentes. Outros objetivos importantes no processo de desenvolvimento e sedimentação do sistema no Brasil é atender às construções comerciais, industriais e casas populares.Este tipo de construção não é apenas um modismo, mas uma tendência de modernização da construção civil.

DESENVOLVIMENTO

Steel frame é um sistema de construções em quadros de aço leve. Geralmente se refere a um edifício com uma técnica estrutural de aço e colunas verticais, horizontais e vigas, construídas em uma grade retangular em forma de gaiola para apoiar o chão, teto e paredes de um edifício, que são todas associadas ao quadro. O desenvolvimento desta técnica foi feita para a construção desde uma simples casa térrea a um arranha-céu.

O sistema construtivo, tem como conceito básico o emprego de componentes industrializados na construção civil,aliado a uma metodologia executiva desses componentes que promovem um controle do processo do produto final mais apurado, gerando dessa forma mais segurança e menor risco de desvios nos procedimentos tanto a nível de materiais, bem como aos serviços envolvidos durante as etapas da construção.

Os demais componentes do sistema como:

• Elementos de fixação - parafusos e conectores

• Fechamentos – chapas de gesso acartonado, chapas cimentícias

• Isolantes termos acústicos e impermeáveis – mantas e filmes

• Sistemas hidráulicos e elétricos

• Revestimentos

Integram- se no sistema formando uma cadeia produtiva de produtos industrializados nacionalizados de alto padrão de qualidade na construção civil.

Especificações do Sistema

No sistema steel frame utilizamos o conceito de cargas distribuídas para distribuição dos esforços gerados pelas edificações. A estrutura é composta de perfis leves de aço galvanizado denominados de montantes e guias que formam os painéis autoportantes das paredes e estrutura de telhado e constituindo no final um conjunto monolítico leve e resistente conforme apresentado no esquema abaixo:

Perfis Utilizados:

Guia Montante

DESCRIÇÃO DO SISTEMA:

ESTRUTURA DA EDIFICAÇÃO:

A estrutura da edificação é constituída de painéis metálicos, composto de perfis de aço de 0,95 mm de espessura, com revestimento anticorrosivo zincado por imersão a quente.

Os perfis são fixados entre si, através de parafusos autobrocantes, compondo painéis de paredes, lajes de piso/forro e estrutura de telhado. Constituindo dessa forma, um conjunto monolítico de grande resistência e apto a absorver as cargas e esforços solicitados pela edificação e agentes da natureza (vento, chuva, entre outros)

O dimensionamento e espaçamentos padronizados dos perfis estruturais seguem uma normatização internacional e são definidos conforme necessidade do projeto arquitetônico e estrutural.

Demais elementos estruturais como cantoneiras e fitas de aço, utilizados para rigidez e contraventamento são compostos do mesmo tipo de aço dos perfis. A estrutura de aço é ancorada junto à fundação com parafusos e pinos específicos.

FUNDAÇÃO:

A fundação da edificação normalmente é constituída de uma laje de concreto armado, tipo “radier”, apoiado sobre terreno nivelado e compactado. Outros tipos de fundação podem ser utilizados dependendo do tipo de solo e necessidades do projeto estrutural. Salientamos a vantagem do sistema com relação á menor solicitação de cargas do conjunto estrutural.

FECHAMENTOS:

As paredes de elevação, lajes e estrutura do telhado que compõem a estrutura da edificação, são completadas com chapas de fechamento, que contribuem de forma importante na estrutura.

Na parte externa dos painéis das paredes externas, são utilizadas as chapas cimentícias, compostas de cimento, fibras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com