TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de Tração

Por:   •  8/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE ENGENHARIA

RELATÓRIO

 ENSAIO DE TRAÇÃO

[pic 3]

João Monlevade

Setembro 2016

Ensaio de Tração

Introdução

ensaio de tração consiste em  aplicar uma força uniaxial no material, tendendo-o a alongá-lo até o momento de sua fratura. Os corpos de prova na maioria das vezes são circulares mas podem também ser retangulares. O corpo de prova (sempre padronizado por normas técnicas) é fixado pelas suas extremidades nas garras de fixação (chamadas castanhas)  da máquina de tração. O corpo de prova é então submetido a um esforço, aplicando uma carga gradativa e registrando cada valor de força correspondente a um diferente tipo de alongamento do material (alongamento este medido por um extensomêtro). O ensaio não termina necessariamente quando o material se rompe, isso depende do que é necessário ser estudado com os resultados do ensaio.

O ensaio foi realizado em uma das máquinas disponíveis no laboratório, marca SHIMADZU , que aplica esforços crescentes no corpo de prova, com as componentes de alteração sendo avaliadas no software presente em um computador acoplado à máquina, onde são exibido os gráficos resultantes.

Objetivo

        O ensaio de tração tem como objetivo o estudo da resistência de um determinado material e a análise do seu comportamento quando submetido à tração. Esse estudo complementa a análise exigida em grande parte das empresas metalmetalúrgicas, assim como a qualificação de um material perante a exigência de empresas e projetos.

Método

O corpo de prova utilizado possuía inicialmente comprimento de 351mm e  diâmetro de 5,5mm. A medição foi aferida via paquímetro. O teste foi efetivado em uma máquina de 100KN SHIMADZU, com uma força F= 1000N e uma velocidade V= 6mm/min, dados que são padrões da máquina utilizada. A máquina possui castanhas que são acopladas de acordo com o formato do material a ser testado, para conseguir se adequar com mais precisão. O material foi acoplado com a castanha correta, e iniciou-se o teste. A máquina aplicou força no corpo de prova até que ele se rompesse, resultando em gráficos.

Resultados

Houve formação de carepas a medida que o material era alongado, assim como formação de pescoço no local da ruptura (característica do local onde haverá ruptura). O material rompeu na parte que estava presa à castanha.

[pic 4]

Imagem 1: Formação de carepas

As medidas pós teste do corpo de prova foram: comprimento 389mm e diâmetro de 53mm.

O valor de limite de resistência é perto 14KN. O limite de escoamento para esse metal ocorre em perto 9KN. O módulo elástico é calculado através da fórmula Е=σ/ϵ e o limite de ruptura do metal é perto 13KN.

[pic 5]

Imagem 2: Corpo de prova após o teste

[pic 6]

Gráfico 1: Tensão X Deformação

A = Limite elástico - resiliência

A’ = Limite de proporcionalidade

F.E.= Fase Elástica

MÁX= Tensão máxima

Ruptur= Ponto de ruptura

Tenacidade = é a capacidade de o material absorver energia devido à deformação até a ruptura.

Ductilidade =.Quanto mais dúctil um material, maior a deformação de ruptura .

[pic 7]

Grafico 2: Força X Deslocamento

CONCLUSÃO

        Ensaios de ruptura por tração, assim como esse realizado, permite a observação do comportamento real de materiais quando submetidos a esforços esterçantes e permite, também, comparar esses resultados aos apresentados na forma didática (acadêmica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (280.5 Kb)   docx (150.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com