TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Termodinâmica

Por:   •  25/5/2015  •  Artigo  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Para compreender melhor todo o processo de soldagem, é importante saber como funciona o conceito de intensidade de fonte de energia. Por exemplo, quando o processo exige alta intensidade de energia, o tempo para a realização da solda é menor, então evita ou minimiza efeitos desagradáveis, como a distorção dos pontos de solda, por exemplo. Isso acontece porque a intensidade da energia transferida acontece de forma muito rápida, dentro de uma área muito limitada, permitindo a fusão dos materiais quase que instantaneamente.

Já em outros casos, a soldagem necessita de energia mecânica para poder aproximar a estrutura dos materiais, gerando uma atração atômica, podendo ser através de ação, fricção, impacto ou pressão. E como já dissemos anteriormente, o processo de soldagem por Fusão que é um dos mais utilizados, envolve um aumento localizado de temperatura do material, a temperatura deve ultrapassar o ponto de Fusão do metal para as partes posteriormente sofrerem a solidifcação.

- SOLDAGEM A ARCO ELÉTRICO C/ ELETRODO REVESTIDO:

É um processo manual de soldagem realizado com o calor de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho. O calor produzido pelo arco elétrico funde o metal, juntamente com a composição da “Alma” (Componente Interior do Eletrodo) do eletrodo e seu revestimento. Este processo de Arco Elétrico, cria uma conexão com a peça a ser soldada. Outra função importante do eletrodo é a proteção para evitar contaminação da atmosfera, a camada externa do eletrodo que é consumido para se formar o cordão de solda, realiza a proteção gasosa necessária para a junção das peças.

A escolha do Eletrodo, irá depender do material a ser soldado e sua composição química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com