TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo de Conhecimento Características Exemplares

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Professor: Nielson Ribeiro Modro

Curso: Engenharia de Produção

Acadêmico: Lucas Betencourt

Turma: 137-1AN

Atividade do Módulo 1 - Aula 2

Tema: Tipos de conhecimento – Parte 1

Tipo de Conhecimento Características Exemplos

O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como: conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico.

Senso Comum Conhecimento adquirido com a vivência e experiências, podendo ser através de tradições, experiências casuais, sendo caracterizado pela aceitação passiva, pois é transmito entre gerações. O homem pré-histórico adquiriu o conhecimento do fogo através de um processo de conhecimento de senso comum, pois não dispunha de informações teóricas ou comprovações à respeito.

Religioso Conhecimento em que se busca respostas para perguntas existenciais, como “de onde surgiu a humanidade e para onde vamos?”, neste conhecimento a verificação não possui importância, ou seja, o sagrado explica-se por si só. A Bíblia pode ser considerada um exemplo de conhecimento religioso, pois trás muitas informações baseadas na fé, sendo que nem todas as informações são comprovadas cientificamente.

Filosófico O conhecimento filosófico surge da relação do homem com seu dia-a-dia, do questionamento, especulando as relações do homem com o meio, de saber o porquê dos acontecimentos. Pode ser considerado um conhecimento crítico. As perguntas realizadas pelo homem, exemplificando “Qual o sentido da vida”? Refletindo sobre as realidades e como as pessoas vivem.

Científico É o saber que parte do princípio de análises de fatos reais e cientificamente comprovados, devendo estar baseado em observações e experimentações, podendo assim atestar a veracidade da informação. O trabalho acadêmico de um aluno com base em experimentos, análises e comprovações, obtendo informações pertinentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com