TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Adicionar Base Glicerinada, Por quê?

Por:   •  18/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Adicionar base glicerinada, por quê?

A base glicerinada é um produto hipoalergenico, com alto valor de glicerina bidestilada em barra usada como agente endurecedor, e a grande vantagem de usar a base glicerinada é a fácil fabricação dos sabonetes artesanais, podendo ser derretidos indo do estado solido para o liquido em um tempo muito curto, a glicerina é formada por compostos de uma base de óleos vegetais ou sebo bovino saponificados (AMIRALIAN e FERNANDES, 2018) ou pode ser produzida artificialmente usando petróleo.

        As  Bases glicerinadas tem em sua formulação a glicerina, glicerol ou propano-1,2,3-triol é um composto orgânico que é um dos produtos mais umectantes, incolor, viscosa e liquida, é um tipo de álcool e possui propriedades que atraem a água. As bases glicerinadas são sabões pré-fabricados de forma industrial ou de forma artesanal (caseira) para serem utilizadas na produção de sabonetes glicerinados pelo método “Melt and Pour” que em português significa derreter e despejar, ou seja, a base glicerinada permite a produção da arte em sabão, onde o método se baseia em picar as bases glicerinadas em pequenos cubos, derreter, adicionar as propriedades conforme a formulação, executar uma técnica de arte, caso seja desejado, e inserir essa massa em determinado molde. (PAPO DE SABOARIA, 2021).

As bases glicerinadas são produzidas pelo método de saponificação a quente, conhecido como “hot process”, ou seja, ocorre a reação com fonte externa de calor entre óleos e gorduras e um álcali, que no caso para a produção de sabão em barra é a soda cáustica (NaOH). Além disso, aditivos são adicionados à essa base glicerinada de forma a conferir algumas propriedades ao sabão. Por exemplo, a adição de solventes como a própria glicerina, álcool e xarope (açúcar em água) promovem a transparência da base glicerinada. O dióxido de titânio (TiO2) que é um pigmento branco em pó, é responsável por conferir a cor branca em bases 36 glicerinadas brancas e o EDTA presente em algumas marcas de bases glicerinadas prontas conforme pode ser observado nos rótulos, é um agente quelante que atua como sequestrante de íons como cálcio e magnésio que podem estar na água e que atrapalham a capacidade do sabão de limpar e fazer espumas. (PAPO DE SABOARIA, 2021).

Referencias:

https://dicaufu.com.br/dica_sys/pdf/1278795276.pdf

https://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/6771/1/tecnicoemqu%C3%ADmica_2021_2_fabianacosta_produ%C3%A7%C3%A3odesabonetevegetalembarra.pdf

https://repositorio.uniube.br/bitstream/123456789/1614/1/RENATA%20RIBEIRO%20BRAZ.pdf

http://ric.cps.sp.gov.br/bitstream/123456789/7514/1/qui_2021_novo_alicecruz_%20shampooembarracombasenoextratodealecrim.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com