TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Estudo

Por:   •  18/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 11

PATOLOGIA EM PAREDES EXTERNAS REVESTIDAS COM ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA

rocha

Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas

Resumo. As paredes externas, em geral, estão submetidas à ação direta de agentes agressivos, podendo causar, principalmente, fissuras, desplacamento da argamassa e manchas.  A composição adequada da mistura, argamassa de cimento e areia para revestimento, e a aderência ao substrato definem basicamente a qualidade do revestimento externo para proteger a base, usualmente de alvenaria. Contribui para o isolamento térmico, acústico e a estanqueidade à água e aos gases, evitando ou reduzindo surgimento de patologias nas paredes externas. Foram tratadas das anomalias, causas, origens e soluções das patologias surgidas em paredes externas revestidas com argamassa de cimento e areia. Por último, foram apresentadas recomendações para o revestimento cumprir adequadamente suas funções, atendendo as prescrições da norma de desempenho.

Palavras-chave: revestimentos, argamassa, paredes externas.

Abstract.  The outer walls in general are subject to the direct action of aggressive agents, may cause especially, cracking, peeling mortar and stains. A suitable composition of the mixture of cement and sand mortar coating, and adhesion to the substrate basically defines the quality of the outer coating to protect the base, usually masonry. Contributes to the thermal, acoustic insulation and tightness to water and gases, preventing or reducing the appearance of pathologies on the outer walls. They were treated anomalies, causes, origins and solutions arising from the conditions in outer walls coated with cement and sand mortar. Finally, recommendations were presented to coat adequately fulfill their duties, meeting the requirements of performance standard.

 Keywords for this page: cracking, mixture of cement, pathology.

1 INTRODUÇÃO

Os revestimentos das paredes de alvenaria tem um papel importante no desempenho das vedações verticais nas edificações. Contribui na estanqueidade, isolamento térmico, acústico das paredes verticais e, ainda, no efeito estético da edificação. O revestimento, dentre outras qualidades, não deve apresentar fissuras, apresentar boa compacidade e, sobretudo, boa aderência ao substrato, que deve ser de qualidade durável.

O fato da camada de revestimento trabalhar sempre aderida ao substrato e ficar exposta diretamente sujeita as condições intensas do meio ambiente, conduz ao surgimento de tensões de tração e cisalhamento na interface do substrato/revestimento, além de eflorescência, fissuras e desplacamentos.

De acordo com Baia (2001), são diversos os fatores que influenciam no desempenho de argamassa: características das argamassas, características superficiais das bases ou substratos, técnicas de execuções e condições climáticas do local. A cidade de Manaus  apresenta elevados índices de variação de temperatura e teor de umidade.

Atualmente, a execução das diversas etapas dos revestimentos de argamassa é realizada de forma empírica, conduzindo ao surgimento prematuro de patologias.

2 OBJETIVOS

2.1 Geral

Apresentar ocorrências no sistema construtivo de paredes executadas com revestimento em argamassa de cimento e areia.

2.2 Específicos

● Mostrar a importância operacional de construção através das recomendações técnicas para sua execução;

● Apresentar patologias que ocorrem com mais freqüência nos revestimentos de argamassa;

● Apresentar uma metodologia para reparo de danos nos revestimentos de argamassa.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A proteção e duração da obra é garantida pelo recobrimento dos elementos estruturais e de alvenaria, oferecendo, principalmente, proteção contra as intempéries. Com revestimento, garante-se proteção e prolonga-se a vida útil da edificação. Uma vez estanque e impermeável, a superfície argamassada forma uma camada protetora impedindo a penetração de umidade, protegendo o substrato.

O isolamento térmico através do revestimento de argamassa impede de maneira significativa a ação do calor, reduzindo a sensação térmica para o ambiente interno. O revestimento argamassado é considerado excelente protetor da ação contra o fogo, oferecendo elevada resistência e proteção à estrutura, prolongando a vida da estrutura e alvenaria, caso esta seja submetida a esta ação.

A camada de argamassa, com alto grau de consistência, torna a superfície com menos poder de reter matérias inertes no ar, mantendo a superfície mais limpa, além da possibilidade de manutenção da superfície através de lavagem. A estético no acabamento permite a criação de frisos, molduras, faixas, e enchimentos, conforme a criatividade do projetista e, sobretudo elevando de forma significativa o valor de venda do imóvel.

Novos conceitos de revestimentos e a modernização das edificações vêm valorizando de forma significativa o aspecto visual e agregando valor à construção. Com essa evolução surgindo, também, a adequação de novos tipos de revestimentos, tais como cerâmico, texturização, granitos em fachada entre outros e para aplicação destes materiais é necessário uma base com resistência mecânica e que apresente plasticidade agregando assim uma função ao revestimento externo em argamassa (THOMAS, 1989).

Para reduzir de forma significativa a degradação do revestimento, é necessário que exista uma excelente aderência na interface substrato/argamassa, bem como os fatores que influencia no desempenho dos revestimentos de argamassa, as técnicas de execução e as condições ambientais do local onde se executam os edifícios devem ser conhecidos (SABBATINI, 1992).

Falhas nos revestimentos existem, no entanto, existe um desconhecimento generalizado acerca da importância do projeto na base e na resistência de aderência, e na maioria das vezes é executado por profissionais sem ter um mínimo de conhecimento técnico do assunto que permita aproveitar a contribuição dessa camada no desempenho dos revestimentos de argamassa (BAIA e SABBATINI, 2001).

O trabalho de regularização nas superfícies, sem dúvida é de grande importância em todo o processo, afinal todo o conjunto do revestimento irá se no apoiar substrato (BAIA e SABBATINI, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com