TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tubos de Papelão Alternativa Sustentavel

Por:   •  4/6/2016  •  Resenha  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Tubos de papelão alternativa sustentável

A preocupação com o meio ambiente nos últimos anos, vem crescendo cada vez mais, diversos motivos tem gerado essa preocupação como a escassez de recursos naturais, aumento da poluição, crescimento industrial alienado ao aquecimento global que vem causando danos graves e irreversível no nosso planeta. Analisando esta situação que o planeta se encontra novas técnicas como a utilização de novos materiais estão sendo incorporadas na construção civil. O papelão é um destes material. O emprego de tubos de papelão na construção civil começou a ser cogitado década setenta, no EUA e gerou experimentos isolados na Europa. No entanto, foi o japonês Shigeru Ban, o arquiteto que mais se dedicou ao desenvolvimento e divulgação dessa tecnologia que propõe o uso de tubos de papelão como elemento construtivo. No Brasil, a professora de arquitetura e urbanismo da USP, Gerusa Salado resgatou a ideia do Shigeru Ban.

Baseando na sustentabilidade e na produtividade do papel, pois o Brasil e o quarto produtor mundial de celulose e decimo primeiro produtor de papel, Gerusa está desenvolvendo e divulgando a utilização de tubos de papelão na construção civil.

O papelão e um material muito versátil, pode ser reciclado várias vez por um procedimento fácil e eficaz, basta tritura-lo e misturar com água . Para resistir a umidade e incidência solar o material e protegido por resinas impermeabilizantes e filtro solar garantido que seja seguro e sustentável sua utilização. O papelão é um material bem versátil e de fácil produção por este motivo pode ser usado de diversas maneiras, possibilitando sistemas construtivos, que muitas vezes, geram obras arquitetônicas arrojadas.

A atratividade em se utilizar tubos de papelão na construção civil se dá por este material ser barato , pode ser facilmente substituído e recolocados quando danificados, por ser um material oco não precisa de ser quebrado para a incorporação de peças hidráulicas e elétricas diminuindo assim a mão de obra ,são material de baixa tecnologia, mantem sua cor natural com o passar dos tempos, não geram desperdícios pois podem ser reutilizados ou reciclados ,por serem pré-fabricados a construção será mais rápida e eficaz.

O papelão apresenta todas as atratividades descritas acima é um material bastante eficaz e tem boa durabilidade porem ao entrar em contato com o fogo se desfaz mais facilmente que a alvenaria.

Baseando nos estudos e nas obras arquitetônicas do Shigeru e nas pesquisas de Gerusa, o papelão e um excelente material pois ele apresenta uma boa durabilidade , e bastante versátil pode ser utilizado de várias maneiras , e um material barato de fácil produção ,sua utilização em obras proporciona mais agilidade , causa menos danos ao meio ambiente pois todo material e utilizado caso não seja utilizado pode ser reciclado .Resumindo a utilização do papelão e uma alternativa viável e confiável pois este material apresenta infinitas possibilidades de utilização e se comparado aso demais materiais utilizado na construção civil ele se sobressai por ser um material barato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com