TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES ÉTICA E CIDADANIA

Por:   •  3/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DAVID BARBOSA DOS SANTOS

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

ÉTICA E CIDADANIA

Franco da Rocha - SP

2015

INTRODUÇÃO

 O presente trabalho tem como propósito expor ideias sobre ética profissional na área de projetos de construção civil. Criado para estabelecer as normas de postura e comportamento na atividade da construção. O objetivo da ética é definir os direitos e deveres dos construtores e regulamentar o exercício ético da atividade construtiva. Entretanto uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. A dinâmica do mercado nos exige atualização e aperfeiçoamento constante, e uma postura ética é de suma importância no ambiente coorporativo. Através dela ganhamos credibilidade e a confiança de superiores e demais colegas e colaboradores. 

ÉTICA PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A ética formaliza a harmonia na vida comutaria, respeitando seus direitos de construir. Inicialmente é importante comentar situações em que conceitos éticos e morais foram deixados à margem da profissão, voltados unicamente para os interesses próprios. Valores essenciais ao convívio social, que tão pouco são usados em sociedade.

A ganância alcançou um patamar onde princípios fundamentais não são mais respeitados, além disso, o objetivo de promover o bem-estar das pessoas e do coletivo é tratado com arbitrariedade, assim também, obras são entregue com atraso e sem qualquer explicação.

Acredito que não falte mão de obra, e sim ética e planejamento. As construtoras visão tanto o lucro, que acabam deixando os direitos e deveres à mercê da negligência, expondo funcionários a falta de condições de trabalho, salário e estímulos não compatíveis com a produtividade. Deixando a realidade da profissão diante das situações de desrespeito, envolvimento em escândalos, manchando a imagem e a reputação da profissão.

Portanto, é preciso determinar com particularidade as obrigações legais impostas em contrato, suas propriedades e sanção imposta ao profissional. Tendo como base o Código de Ética Profissional da Construção Civil, que apresenta inúmeras circunstâncias pelas quais muitos profissionais já se encontraram ou ainda virão a passar no exercício das profissões e que coopera sem dúvida para uma atuação ética e responsável.


CONCLUSÃO

Por fim, concluindo que a ética deveria estar em todo espaço e lugares, deveria ser o norte, a bússola, de todos os profissionais envolvido na construção civil, porque só então nós estaríamos construindo um mundo melhor, com qualidade de vida para o ser humano. Com todas essas diretrizes que tornam nossa profissão e o profissional mais respeitado tendo como base um único sentimento universal a da ética. A ética é o melhor caminho para se construir uma relação positiva e uma imagem de qualidade. E conhecer esse caminho importante para nossa profissão ser sempre respeitada por todos os cidadãos, a final todo nossos projetos visam sempre um bem maior, o ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (62.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com