TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE ERGONÔMICA

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

JOSÉ ALBERTO CENTURION OCAMPO FILHO

ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM POSTO DE TRABALHO

JOÃO PESSOA

2007

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................

2

1

 FUNÇÃO PRINCIPAL DO POSTO..........................................................

3

2

ESPAÇO FÍSICO.........................................................................................

3

3

ARRANJO FÍSICO......................................................................................

3

4

POSTURAS ASSUMIDAS..........................................................................

4

5

ATIVIDADES MOTORAS E SENSORIAIS............................................

4

6

MOBILIÁRIO, FERRAMENTAS, EQUIPAMENTOS E EPI’S............

5

7

CONDIÇÕES AMBIENTAIS.....................................................................

5

8

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO..........................................................

6

CONCLUSÃO...............................................................................................

7

REFERÊNCIAS...........................................................................................

8

ANEXO..........................................................................................................

9

INTRODUÇÃO

Toda atividade de trabalho está inserida numa dada área, num certo espaço. O ambiente físico ou posto de trabalho pode favorecer ou dificultar a execução do mesmo. Seus componentes podem ser fonte de insatisfação, desconforto, sofrimento e doenças ou proporcionar a sensação de conforto (Mascia & Sznelwar, 1996). A Portaria número 3751 de 23/11/90 criou a Norma Regulamentadora NR-17 (Ergonomia) do Ministério do Trabalho - MTE, que obriga as empresas regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT a realizar a Análise Ergonômica das Condições de Trabalho e a adequar as condições de trabalho a proporcionar conforto e segurança nas tarefas e atividades realizadas nos postos e ambientes de trabalho.

Visando tudo isso, este trabalho tem como objetivo analisar as variáveis ergonômicas de um posto de trabalho referente a um operador trabalhando em uma máquina estampadora.

Este trabalho foi realizado na industria Eletrolúrgica POLYTEX que se localiza na rua B5, 800 - Distrito Industrial de João Pessoa. Esta empresa trabalha no segmento de chapas conformadas.

1. FUNÇÃO PRINCIPAL DO POSTO

Posto de trabalho é a configuração física do sistema homem-máquina-ambiente. É uma unidade produtiva envolvendo um homem e o equipamento que ele utiliza para realizar o trabalho, bem como o ambiente que o circunda.

No posto a ser analisado o operador deve pegar uma chapa de alumínio de dimensões 60 cm x 40 cm e espessura de até ¼” , e é responsável em realizar o corte desta, através do comando da máquina estampadora. Este material posteriormente é destinado ao setor de dobra e soldagem. Para cada tipo de molde existe uma matriz específica que é substituída na máquina pelo operador.

2. ESPAÇO FÍSICO

O posto em questão está inserido em um galpão onde existem diversas máquinas. A  máquina estampadora especificamente ocupa uma área aproximadamente de 3m x 5m e o posto de trabalho em si ocupa uma área de 5m x 5m. Apesar de esta área ser o suficiente para a realização do trabalho, o layout e mal organizado, pois existem compartimentos de coleta para resíduos sobre a faixa de segurança dificultando a movimentação e circulação do operador na área destinada ao posto de trabalho.

3. ARRANJO FÍSICO

Segundo ITIRO (2005), o arranjo físico é o estudo da distribuição ou do posicionamento relativo dos diversos elementos que compõe o posto de trabalho. Ou em palavras, como serão posicionados os diversos instrumentos de informação e controle existentes no posto de trabalho.

O arranjo físico apresenta-se inadequado, pois a matéria-prima e o compartimento de resíduos encontram-se longe do operador. Tendo o mesmo que se locomover constantemente em direção aos componentes e abaixar-se para pegar material, perdendo tempo e conseqüentemente diminuindo o rendimento da produção.

4. POSTURAS ASSUMIDAS

Postura é o estudo do posicionamento relativo da partes do corpo, como cabeça, tronco e membros, no espaço. A boa postura é importante para a realização do trabalho sem desconforto e estresse.

Muitas vezes, o trabalhador assume posturas inadequadas devido ao projeto deficiente das máquinas, equipamentos, posto de trabalho e também, às exigências da tarefa. O redesenho dos postos de trabalho para melhorar a postura promove reduções de fadiga, dores corporais, afastamentos do trabalho e doenças ocupacionais.

Existem três situações principais  em que a má postura pode produzir conseqüências danosas:

  • Trabalhos estáticos que envolvem uma postura parada por longos períodos;
  • Trabalhos que exigem muita força; e
  • Trabalhos que exigem posturas desfavoráveis, como o tronco inclinado e torcido.

A postura assumida pelo operador em questão é predominantemente em pé podendo ter riscos de dores nos pés e pernas. Constantemente realiza-se  rotações do corpo para coletar  matéria-prima podendo ter o risco de dores na coluna vertebral. Dependendo do número de placas que o operador pegue de uma só vez, o peso pode ser inadequado podendo sobrecarregar os músculos e articulações  podendo levar à rápida fadiga muscular, dores e lesões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com