TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma análise do processo logístico de entregas dos supermercados da cidade de Ituiutaba

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.779 Palavras (32 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 32

Uma análise do processo logístico de entregas

dos supermercados da cidade de Ituiutaba

Priscilla Rodrigues Franco, Suélen Lima Verzeloni

priscilla.r.franco@hotmail.com, 21011EPR026, UFU

suelenverzeloni@gmail.com, 21011EPR031, UFU

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo logístico de distribuição das compras realizadas nos supermercados da cidade de Ituiutaba (MG), bem como o tipo de veículo mais utilizado, e quais as estratégias utilizadas para a realização da entrega uma vez que este é um dos locais que mais conta com distribuição de cargas com alta rotatividade. Para isso, utilizamos um questionário e uma entrevista informal. Foi possível verificar a predominância pelo motofrete para esse tipo de serviço, além da não preocupação por parte das empresas quanto os fatores relacionados a eficiência logística, adotando como estratégia principal a quantidade a ser entregue para escolha do veículo utilizado. Além disso, as empresas, não dão a devida atenção a discriminação dos custos logísticos de entrega.

Palavras-chave: logística urbana; transportes; estratégia da logística de entrega.

Abstract

This article aims to analyze the logistical process of distribution of purchases in supermarkets City Ituiutaba (MG), as well as the type of vehicle most used, and the strategies used to achieve delivery since this is one of more local charge distribution has a high turnover. For this, we used a questionnaire and an informal interview. Was verified by the predominance motorcycle freight to this type of service, in addition to not worry for companies as the factors related to logistics efficiency, adopting as the main strategy the quantity to be delivered for choice of vehicle used. In addition, companies do not give enough attention to discrimination logistics costs of delivery.

Keywords: city logistics, transport, delivery logistics strategy.

  1. Introdução

        A economia mundial começou a mudar com uma velocidade cada vez mais rápida, no decorrer do século XX, devido a inovações tecnológicas no mercado e a novas formas de produção baseadas em uma integração vertical das redes, com as indústrias concentradas em centros industriais produzindo em grandes escalas (Vidigal et al, 2007).

        Ainda Segundo Vidigal et al (2007), com a chegada da década de 80, esse cenário se viu alterado devido a novas evoluções tecnológicas e a acordos entre nações que ficou conhecido como globalização. Tal evento mudou a cadeia produtiva industrial de integrada para terceirizada, o que levou a logística ter novas concepções de escoamento e abastecimento, assim, novas ideologias surgiram, como o just-in-time. Além dessas mudanças no cenário industrial, também foi possível notar uma mudança nas exigências do mercado consumidor, mudanças essas que se encontram relacionadas, mostrando a necessidade de um gerenciamento integrado por parte das organizações para se manter no mercado.

        Atualmente, o cenário global exige das empresas um processo produtivo cada vez melhor, devido a clientes exigentes que procuram produtos com preços mais em conta e com qualidade mais alta de produtos e serviços. Para se manter nesse ambiente, as empresas buscam por produtos e serviços diferenciados que conquistarão estes clientes, obtendo assim uma vantagem sobre os concorrentes. Uma das áreas que oferecem essa diferenciação é a logística passando a ser uma aliada nos seus negócios (Wanke, 2001).

        Segundo Taboada (2006), apud Mukai, et al (2007) logística defini-se como o “processo de coordenar o fluxo, material e de informações, do ponto fornecedor ao ponto de consumo, de forma eficiente e efetiva, em correspondência às necessidades dos clientes”. Ou seja, a logística tem como finalidade o fornecimento de produtos ou bens de serviços no momento em que são requeridos e no local em que se faz necessários. (Bowersox & Closs, 2010).

        Para Bowersox & Closs (2010) a logística se faz importante na integração de informações retidas pela empresa, tais como transporte, estoque, armazenamento, embalagem e manuseio de materiais. O gerenciamento integrado desses dados afeta diretamente na redução dos custos de uma organização. Mostrando sua importância, os gastos com a logística se aproximam de 60% em média dos custos totais analisados (Nazário, 2000, apud Ribeiro & Ferreira, 2002).  Os gastos com a logísticas são tão exorbitantes que variam de 5% a 35% do valor de venda dependendo do produto oferecido, lembrando que o custo logístico envolve o custo de manutenção de estoque, o custo de transporte e o custo administrativo (Bowersox & Closs, 2010). Além disso, em alguns casos, pode extrapolar o lucro operacional e variar entre 4% e 25% do faturamento bruto. Isso mostra a importância de um planejamento adequado da logística de uma empresa (Ribeiro & Ferreira, 2002).

        Mais especificamente, a logística desenvolvida no meio urbano merece uma atenção especial, pois essa tem suas peculiaridades que devem ser levadas em consideração. Durante os anos 90, a Dinamarca foi pioneira nessa “nova” logística, seguida por alguns países da Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e Suíça se destacaram) cujo foco foi à busca da melhoria nos processos de distribuição em centros urbanos, com isso surgiu o termo city logistic (Dutra, 2004).

        Thompson (2003), apud Mukai, et al (2007), define-se city logistic como um “processo de planejamento, baseado num sistema de integração, que promove inovações e reduz o custo (econômico, social e ambiental)”. Segundo França & Rubin (2005) city logistic engloba além das preocupações da logística urbana, o aumento do congestionamento, poluição, ruído entre outros fatores, conciliado com uma intercessão otimizadora das atividades e procedimentos, visando um melhor ambiente urbano.

        Atualmente vem crescendo a demanda por transporte devido ao aumento do volume de bens produzidos e consumidos. Além do mais, devido ao custo de espaço, os estabelecimentos comerciais vem reduzindo o tamanho de seus estoques, fazendo com que o tempo de resposta ao consumidor seja menor, ou seja,  houve um aumento na frequência de entrega e, por consequência, um aumento no giro de estoque. Diante disto, percebe-se a importância de se dar a devida atenção a distribuição das cargas em centros urbanos (Carvalho, 1998 apud Sinay, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)   pdf (304.3 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com