TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPEAMENTO DA OFERTA COMERCIAL DE ADITIVOS PARA USO EM CONCRETOS E ARGAMASSAS CONSUMIDOS PELAS CONSTRUÇÕES NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA

Por:   •  24/9/2018  •  Artigo  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 10

Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia[pic 1]

CONTECC’2018[pic 2]

Maceió - AL

21 a 24 de agosto de 2018

MAPEAMENTO DA OFERTA COMERCIAL DE ADITIVOS PARA USO EM CONCRETOS E ARGAMASSAS CONSUMIDOS PELAS CONSTRUÇÕES NA CIDADE DE SÃO LUÍS/MA

BRUNO RAFAEL CARVALHO COELHO1*; ANDRIELY KÁSSIA VERDE FERNANDES²; LYSLA RAVENA SANTOS 3; MARIA LUIZA LOPES OLIVEIRA SANTOS4[pic 3]

1Discente do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, UFMA, São Luís-MA, bruno-coelho@hotmail.com;

2Discente do curso Engenharia Civil, UFMA, São Luís-MA, drika_kassia97@hotmail.com;

3Discente do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, UFMA, São Luís-MA, lyslaravenna@gmail.com;

4Docente do curso Engenharia Civil, UFMA, São Luís-MA, mllo.santos@ufma.br

Apresentado no

Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – CONTECC’2018 21 a 24 de agosto de 2018 – Maceió-AL, Brasil

RESUMO: A utilização de aditivos permite melhorar as propriedades e ampliar o campo de aplicação de concretos e argamassas. O presente trabalho teve como objetivo mapear a oferta comercial de aditivos utilizados pela construção civil na cidade de São Luís/MA visando a identificação do perfil dos principais consumidores de aditivos para matrizes cimentícias e o conhecimento técnico destes sobre esses produtos. Para tanto, elaborou-se questionário que foi aplicado aos funcionários de 3 (três) lojas de materiais de construção da cidade de São Luís/MA. Os resultados mostraram que a oferta de aditivos na cidade de São Luís/MA se limita a 4 (quatro) principais marcas, consolidadas tecnicamente, com pouca variedade de produtos, sendo encontrados apenas 8 (oito) tipos de aditivos disponíveis, e que os principais consumidores são pessoas jurídicas. Os clientes de perfil pessoa física demonstram pouco ou nenhum conhecimento técnico sobre o produto, quando da compra. Apesar da baixa variedade dos produtos ofertados, os estabelecimentos comerciais estudados são capazes de suprir a demanda local.

PALAVRAS-CHAVE: Aditivos, Construção civil, Oferta comercial.

MAPPING OF THE COMMERCIAL OFFER OF ADDITIVES FOR USE IN CONCRETE AND MORTAR CONSUMED BY BUILDINGS IN THE CITY OF SÃO LUÍS/MA

ABSTRACT: The use of additives allows to improve the properties and to extend the field of application of concretes and mortars. The present work had the objective of mapping the commercial offer of additives used by civil construction in the city of São Luís / MA aiming at identifying the profile of the main consumers of additives for cement matrices and their technical knowledge about these products. For that, a questionnaire was elaborated that was applied to the employees of 3 (three) stores of building materials of the city. The results showed that the supply of additives in the city of São Luís / MA is limited to 4 (four) main brands, technically consolidated, with little variety of products, only 8 (eight) types of additives are found, where the main consumers are legal entities. Individual profile clients demonstrate little or no technical knowledge about the product purchase. Despite the low variety of products offered, the commercial establishments studied are able to supply local demand.

KEYWORDS: Additives, Construction, Commercial offer.

INTRODUÇÃO

O cimento Portland é o material mais utilizado na construção civil, mundialmente falando. Esse material encontra aplicação em uma grande variedade de estruturas, desde barragens até edifícios de concreto armado ou protendido, mostrando-se uma alternativa viável economicamente, com resistência e durabilidade satisfatórias, e que, em sua comparação com outros materiais, não exige


grande quantidade de energia em sua produção (MALHOTRA ET. AL., 1996; MORAES ET. AL., 2010).

Com a expansão das cidades e a necessidade de construção em áreas com maior teor de agressividade, foi necessário obter concretos e argamassas mais resistentes à água, salinidade e outros agentes internos e externos que podem causar patologias nesses materiais. Com isso, a melhora das propriedades das argamassas e dos concretos foi obtida pelo incremento de uma substância no preparo das mesmas, denominado de aditivo (ISAIA, 2005).

Os aditivos assumiram grande importância nas matrizes cimentícias e se destacou como um produto não indispensável à composição do concreto. O crescimento no mercado foi um resultado do refinamento tecnológico realizado pelas empresas fabricantes, pois os aditivos são praticamente o quarto elemento do concreto, depois da água, cimento e agregados (BAUER, 1994).

O presente estudo realizado através de revisão bibliográfica sobre os aditivos utilizados na construção civil na produção de concretos e argamassas, e o mapeamento e análise da oferta comercial desses materiais na cidade de São Luís/MA. Nesta pesquisa foi possível obter informações essenciais e uma comparação entre produtos destinados a tal finalidade.

MATERIAL E MÉTODOS

Para o desenvolvimento desse trabalho, utilizou-se como técnica de coletas de dados um questionário que foi aplicado nas empresas que comercializam os aditivos. Na elaboração das perguntas foi procurado investigar quais marcas de aditivos para concretos e argamassas são ofertadas comercialmente na cidade de São Luís/MA. Quais os principais tipos de aditivos são mais comercializados na cidade. Além disso, o questionário visou o perfil dos compradores, se a maioria eram pessoas jurídicas ou físicas. Outra pergunta que possuía bastante importância, principalmente por sua resposta estar diretamente ligada ao surgimento de patologias nas argamassas e nos concretos, é o conhecimento técnico que os consumidores possuem sobre os aditivos.

O instrumento foi aplicado para funcionários das empresas de materiais de construção de grande porte, da cidade de São Luís/MA. A pesquisa foi realizada em junho de 2017. Por se tratar de um questionário com indagações objetivas, os dados obtidos não apresentam incertezas ou dúvidas quanto a sua autenticidade.

Após a coleta de dados, via questionário, foram tabuladas as informações a fim de interpretá- las sobre o aspecto principal da pesquisa que buscou o mapeamento da oferta comercial de aditivos para concretos e argamassas na construção civil na cidade de São Luís/MA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (245.8 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com