TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ARENA® NA SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE PICKING

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.669 Palavras (19 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2]

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE ARENA® NA SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE PICKING EM OPERADOR LOGÍSTICO: Estudo de Caso em um cliente do ramo de paisagismo e jardinagem

André Silva Amorim[1] – Fatec de Carapicuíba

Gabriel Siqueira De Lima[2] – Fatec de Carapicuíba

Leandro Henrique Da Silva[3] – Fatec de Carapicuíba

Prof°. Luciano Moraes dos Santos[4] – Fatec de Carapicuíba

Profa. Me Magali Amorim Mata[5] – Fatec de Carapicuíba - Orientador

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar a simulação do processo de picking em um operador logístico pela utilização do software Arena® a partir do cenário de um de seus clientes, uma indústria metalúrgica no segmento de paisagismo e jardinagem. Tem-se como questão central: pode-se, por meio da simulação de cenário no software Arena® otimizar-se o processo de picking do cliente do operador logístico? Partiu-se do pressuposto de que pela aplicação da simulação, utilizando-se o software Arena® pode-se avaliar os benefícios de uma nova modelagem para melhoria em desempenho dentro do processo de picking no operador logístico, objeto de estudo, e auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Adotado método indutivo de abordagem e estudo de caso como procedimento de coletas de dados. Após a comparação dos resultados obtidos nos dois modelos, o real e o proposto, pôde-se constatar que o gargalo está presente na etapa de separação do pedido. Análise da simulação do picking no cenário real no software Arena® revelou um nível de atendimento de 39,32% enquanto o picking numa nova modelagem em cenário simulado no Arena®, possibilita um nível de atendimento de 85,71%.

Palavras-chave: Picking. Operador Logístico. Simulação.

ABSTRACT

This paper aims to analyze the simulation of a picking process applying the Arena® software in a logistic operator’s client which is a metallurgical industry in the landscaping and gardening segment. The central question is: is it possible to improve the picking process through the simulation of a scenario using the Arena® software? This study was based on the assumption that through simulation throughout the Arena® software, it can evaluate the benefits of a new model of picking process. It was applied an inductive method in this research with a case study for data collection. After a comparison of the results obtained in the two models, the current being used by the logistic operator and the proposed one, it was possible to verify that there is a bottleneck in the stage of separation of the requests. The analyses of the simulated real scenario with Arena® software, revealed that the level of the current attendance size scenari is 39.32%, while choosing a new model in Arena® software simulated scenario, the attendance level can reach an increase of 85.71%.

Keywords: Picking process. Logistics Operator. Simulation.

  1. INTRODUÇÃO

A acirrada competitividade entre empresas prestadoras de serviços é o estimulante para que se alcance modernização, atualização em processos, equipamentos e tecnologia.  Busca-se a eficiência para se elevar o nível de serviço em relação ao cliente. Um modelo de gestão que possa aliar-se às premissas citadas pode possibilitar um maior controle operacional. As operações de armazenagem e separação de pedidos dentro de uma empresa necessitam de atenção para atender os prazos de recebimento e entregas que se tornam cada vez mais curtos. Silva (2013) pontua que o processo de picking, na movimentação de mercadorias, demanda por vezes, novos investimentos em tecnologia, para se obter maior eficiência e otimização nas operações. O objetivo deste Artigo é analisar a simulação do processo de picking em um operador logístico pela utilização do software Arena® a partir do cenário de um de seus clientes da indústria metalúrgica que movimenta produtos acabados e peças de reposição para o segmento de paisagismo e jardinagem. Tem-se como questão central: pode-se, por meio da simulação de cenário pela utilização do software Arena® otimizar-se o processo de picking do cliente, objeto de estudo, no operador logístico? Qual cenário para os produtos acabados? Qual cenário para as peças de reposição? Parte-se do pressuposto de que pela aplicação da simulação, utilizando-se o software Arena® pode-se avaliar os benefícios de uma nova modelagem para melhoria em desempenho dentro do processo de picking no operador logístico, objeto de estudo, e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. Logística

De acordo com Ballou (2010), o objetivo da logística empresarial é atender o cliente de acordo com o seu anseio. Para isso, é necessário que sejam providenciados bens ou serviços adequados, no lugar certo, na hora exata e nas condições desejadas pelos clientes procurando-se atender a tudo isso com o menor custo possível. O autor ainda descreve logística como um conjunto de atividades, incluindo-se a movimentação e a armazenagem, que asseguram o fluxo de produtos desde a obtenção de matéria-prima até o consumidor final.

  1. Operador Logístico

Operador logístico, segundo Novaes (2007) é o prestador de serviços logístico que tem a competência reconhecida em atividades logísticas desempenhando funções que podem englobar todo o processo logístico, ou somente parte dele, para uma empresa cliente. Qualquer que seja a amplitude da terceirização das operações logísticas, o processo deve ser tratado de maneira integrada, de forma a permitir a visão de todo o fluxo.

  1. Processamento de pedidos

As atividades de Processamento de Pedidos, Transporte, Manutenção de Estoques, segundo Ballou (2010), são consideradas primárias ou porque contribuem com a maior parcela do custo total da logística ou porque são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (633.4 Kb)   docx (345.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com