TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

À medida que um metal é soldado

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

À medida que um metal é soldado, a região adjacente ao chanfro, que faz parte do metal de base, acaba por ter sua característica alterada (microestrutura, morfologia e tamanho do grão), isso ocorre graças ao ciclo térmico que esta região fica exposta, consequentemente denominada zona termicamente afetada ZTA.

Figura – representação de Uma junta solda

[pic 1]

Com a finalidade de observa a influencia da energia de soldagem de cada passe de soldagem na micro estrutura e morfologia do metal de base, foram realizados passes de soldagem e retirado corpos de prova para ser submetido a analise metalografica.

Para a soldagem dos corpos de prova o processo envolvido foi SMWA ( eletrodo revestido) para o passe de raiz (1), utilizando eletrodo revestido 7010, para os passes de enchimento (2,3,4) e acabamento (5,6) foram utilizado o processo GMAW (MIG), o gás de proteção foi o argônio puro, devido ao seu baixo custo, maior densidade e penetração. As soldas foram realizados em junta de topo com chanfro em V.

Figura – esquema da Junta Soldada

[pic 2]

Após a soldagem  através de microscopia óptica determinou o tipo de microestrutura que formou no metal de base. A região de analize foi a ZTA (zona termicamente afetada) região do metal de base  que sofre maior influência micro estrutural devido o apótema  térmico.

Figura – imagem microestrutura do metal de base aumento de 1.000 X

[pic 3] 

  1. Micro estrutura do metal passe 1                      (b)  Micro estrutura do metal passe 2

[pic 4]

  1. Micro estrutura do metal passe 3                      (d)  Micro estrutura do metal passe 4

[pic 5]

  1. Micro estrutura do metal passe 3                      (f)  Micro estrutura do metal passe 4

Como podemos observa a amostra 1 apresenta uma microestrutura constituída totalmente de grão grosseiro. Enquanto isso, nas amostra 2 e 3, os grãos grosseiros aparecem com menores e mais alinhados. Já as amostra 5 e 6 apresenta microestrutura diversificada, contituida de grão grosseiros e grão refinados, isso se deve, principalmente, a sobreposição dos cordões, fazendo com que ocorra um revenimento nos passes anteriores.

Foram realizados perfis de dureza para cada amostra

Gráfico – Perfil da amostra 1

[pic 6]

Gráfico – Perfil da Amostra 2

[pic 7]

Gráfico – Perfil da Amostra 3

[pic 8]

Gráfico – Perfil da Amostra  4

[pic 9]

Gráfico – Perfil da Amostra  5

[pic 10]

Observando os perfis de micro dureza é possível afirma que a medida que o grãos vai ficando mais finos possui maior dureza e resistência que um material com grãos grosseiros, e fazendo uma analogia com as imagens e fácil observa que tal fato deve-se maior número de contornos de grão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (310.3 Kb)   docx (650 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com