TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água e Aditivos para Concretos e Argamassas

Por:   •  30/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

ÁGUA PARA CONCRETOS E ARGAMASSAS

        Água de mistura: é a água que reagirá diretamente com o aglomerante e portanto influi diretamente na qualidade do concreto e da argamassa. A água de mistura pode influir de duas maneiras, em qualidade e em quantidade.

        a - Qualidade: como a água de mistura reage diretamente com o aglomerante, sua qualidade deve ser boa, de preferência potável, podendo ser utilizada água tratada, ou ainda proveniente de nascentes, córregos, poços, etc., não poluídos. As principais impurezas encontradas em água não potável são: argila, gravetos e folhas, dejetos residenciais, dejetos industriais, sais, óleos e graxas, etc. (sempre em quantidades menores que 1.000 partes por milhão - 1.000 ppm).

        Posso verificar a qualidade da água de duas maneiras: através de uma análise química feita em laboratório ou através de um ensaio de qualidade (consiste em realizar um ensaio comparativo de qualidade. Preparam-se dois concretos ou duas argamassas, com o mesmo traço, com os mesmos materiais de qualidades conhecidas, diferenciando-se apenas a água. Moldam-se corpos de prova que são rompidos nas mesmas condições, se houver diferenças nos resultados dos ensaios, sabemos que só pode ter sido provocado pela água suspeita. Dependendo da responsabilidade da obra, tolera-se uma redução para menos, de até 20% na resistência, ficando a critério do responsável pela obra, e dependendo de uma análise de custos, o uso ou não dessa água.)

        b - Quantidade: a quantidade de água é sempre definida em função da quantidade de cimento, chamado de x = relação ou fator água/cimento (unidade: litros de água/quilos de cimento - L/Kg). Verifica-se que a resistência (R) é função do fator água/cimento (x), ou seja, R = f (x). A medida que se aumenta x, R diminui, ao contrário, ao diminuirmos x, R aumenta (sempre dentro de limites, e devido a importância do assunto, será visto em capítulo específico). Normalmente 0,3 x 1,0. Para x  1,0, teremos um concreto muito fluido e com pouca resistência, para x  0,3 teremos pouca trabalhabilidade. (em determinadas condições de concretagem, tais como fundações abaixo do nível do lençol freático, em peças na presença de água, etc., podemos utilizar x  0,3, inclusive x = 0, ou seja, não misturar água ao concreto). Dado a importância do assunto, será tratado em capítulo especial.

Água de lavagem dos agregados: a lavagem de agregados é um processo de beneficiamento do mesmo, portanto a água empregada para a lavagem deve ser de boa qualidade, ou seja, deve ter as mesmas condições da água de mistura.

Água de Cura: entende-se por cura ou sazonamento às condições que devem ser dadas para os artefatos de cimento, durante o período em que se processam as principais reações químicas de endurecimento, visando evitar a evaporação da água de mistura e/ou fornecendo água para que as reações químicas cimento/água ocorram por completo (em algumas situações especiais, principalmente em temperaturas muito elevadas, evitando que a água evapore muito rapidamente, antes do fim da pega, o que provocaria fissuras no concreto por retração de toda a massa). Os principais tipos de cura são: cura por aditivo, cura a vapor e cura “úmida”.

        a - Cura por aditivos: existem aditivos especiais que são utilizados como agentes de cura, ou seja, são substâncias que participam da reação química cimento/água controlando-a.

        b - Cura a vapor: consiste em colocar o artefato de cimento sob a ação do vapor, em temperaturas e pressões controladas. Apresentando a vantagem de acelerar a pega e o endurecimento do produto, é largamente utilizada nas industrias de concreto pré-fabricado.

        c - Cura úmida: consiste em imergir o artefato de cimento em água. Como isso nem sempre é possível, podemos ter a cura úmida através da aniagem, que consiste em envolver a peça em sacos vazios (de cimento, cal, de estopa, etc.), em serragem, em areia, etc. e umedecer o conjunto. Existem também produtos químicos, que espargidos sobre a superfície do concreto, formam um filme plástico que evita a evaporação da água. A cura úmida deve se prolongar por um período mínimo de 7 dias. Um concreto bem curado, apresenta melhores condições de qualidade, principalmente quanto à resistência, durabilidade e impermeabilidade.

        Como a água de cura não reage diretamente com o cimento, sua qualidade poderia ser qualquer, porém, estudos mais recentes e aprimorados, demonstram que uma água de cura com excesso de impurezas prejudicam a qualidade do concreto. Portanto recomenda-se também para a água de cura, uma água de boa qualidade.

A água de cura tem por finalidades principais:

a - Evitar que a água de mistura se evapore

b - Controlar a temperatura da reação química cimento/água que é exotérmica.

                                         ADITIVOS PARA CONCRETOS E ARGAMASSAS

Definição: São substâncias que são acrescidas ou adicionadas às pastas, argamassas e principalmente aos concretos com o objetivo de fornecer e/ou modificar determinadas propriedades.

Efeitos principais: Os aditivos tem por efeitos principais:

        a - Aceleradores de pega e/ou endurecimento.

        b - Retardadores de pega e/ou endurecimento.

        c - Plastificantes (ou fluidificantes, ou super-fluidificantes).

        d - Impermeabilizantes.

        e - Incorporadores de ar.

        f - Densificadores.

        g - Tratadores de superfície.

        h - Fungicidas.

        i - Corantes, etc.

        OBS.:

1 - Podemos utilizar mais de um aditivo em uma mesma mistura, sendo que neste caso, devemos verificar a compatibilidade entre os aditivos utilizados.

2 - No mercado, os aditivos são encontrados nas formas de líquido, pastosa e em pó.

3 - Recomenda-se sempre adicionar o aditivo à água de mistura do concreto, para uma          melhor homogeneização.

Análise para uso de um aditivo:

1 - Verificar efeitos colaterais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com