TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Inteligência Artificial

Por:   •  15/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

CAMPUS CUIABÁ “OCTAYDE JORGE DA SILVA”

Disciplina: Inteligência Artificial

Docente: Ruy de Oliveira

Discente: Vitor Bruno de Oliveira Barth

LISTA DE EXERCÍCIOS I

1.1 Defina com suas próprias palavras:

(a) Inteligência é a capacidade realizar ações buscando atingir um resultado, sendo que a ação a ser tomada varia de acordo com o ambiente e com as experiências passadas.

(b) Inteligência Artificial é o campo de pesquisa onde busca-se fazer com que computadores realizem ações inteligentes.

(c) Agente é a entidade mínima da Inteligência Artificial, sendo um elemento abstrato que realiza ações de acordo com o ambiente atual, capaz de atender, até certo ponto, à definição de ações inteligentes.

(d) Racionalidade é um meio de tomar decisões inteligentes buscando a melhor forma possível de resolver determinado problema.

(e) Raciocínio Lógico é um meio racional de tomar decisões onde utiliza-se de ferramentas lógico-matemáticas para obter a resposta desejada.

1.3 As ações reflexas (como recuar de um fogão quente) são racionais? São inteligentes?

Ações Reflexas são completamente racionais, mas podem ou não ser inteligentes de acordo com a interpretação de ‘inteligência’: estas ações são instintivas, automáticas, e não necessitam que a pessoa pense profundamente antes de realizá-la.

1.7 Até que ponto os sistemas seguintes são instâncias de Inteligência Artificial?

 – Leitores de Código de Barras costumam utilizar Scanners Laser para reconhecer as informações contidas em um código de barras. Visto que a interpretação dos dados do sensor (no caso, o scanner), é feita por um algoritmo simples, podendo até mesmo ser implementada em hardware, não podemos considerar isto como uma instância de Inteligência Artificial.

 – Menus de Voz simplesmente analisam a fala do usuário dentro de um escopo limitado, sem análise de contexto ou geração de diálogo, não podendo ser considerado uma instância de Inteligência Artificial.

 – Mecanismos de Busca da Web, atualmente, fortemente baseados em Inteligência Artificial. A interpretação das perguntas do usuário não se limitam ao que está escrito na caixa de busca: leva-se em consideração a localização, as pesquisas passadas, e informações pessoais do usuário, atendendo à definição clássica de Inteligência Artificial.

 – Algoritmos de Roteamento da Internet, ainda que tenham distribuição de carga, geralmente são implementados em hardware baseados em ferramentas estatísticas e matemáticas. Ainda que seja dinâmica, esta não é uma instância de Inteligência Artificial, mas sim um exemplo de um sistema multivariáveis, onde um conjunto de entradas gera uma saída seguindo um algoritmo estático.

        

1.8 Muitos dos modelos computacionais de atividades cognitivas que têm sido propostos envolvem operações matemáticas bastante complexas, como a convolução de uma imagem com o filtro de Gauss ou encontrar o mínimo da função de entropia. A maioria dos seres humanos (e certamente todos os animais) nunca aprende esse tipo de matemática e quase ninguém consegue calcular a convolução de uma função de Gauss de cabeça. Que sentido há em dizer que o “sistema de visão” está resolvendo esse tipo de matemática enquanto a pessoa real não tem ideia de como fazê-lo?

Sistemas de Visão Computacional buscam atingir um objetivo de interpretar o ambiente a partir de imagens digitais, i.e., dados binários. Não existe explicação de como o cérebro humano realiza esta interpretação, e tampouco ferramentas capazes de imitar o funcionamento do cérebro. A matemática foi o meio encontrado pelos pesquisadores para extrair informações de imagens, atendendo aos limites e  características de computadores, e não de seres humanos.

1.15 Vários subcampos da IA realizaram concursos através da definição de uma tarefa padrão, convidando os pesquisadores a dar o melhor de si. Os exemplos incluem o DARPA Grand Challenge para carros robóticos, The International Planning Competition, o futebol robótico Robocup, o evento de recuperação de informação TREC e concursos de tradução automática e reconhecimento de voz. Investigue cinco desses concursos e progressos realizados ao longo dos anos. Até que ponto os concursos avançaram o estado da arte em IA? Até que ponto causaram prejuízo ao campo, retirando energia de novas ideias?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com