TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processo de Fabricação 3

Por:   •  2/4/2015  •  Resenha  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS – PROCESSOS DE FABRICAÇÃO II – Etapas 1 e 2

                              Eduardo Andrade Rueda RA: 3233547859

                              Misael Costa Porfirio RA: 8404981273

Joacinir Batista Amancio Junior RA: 3215524306

                              Renan Nazaro da Silva RA: 3227003489

                              Rosinei Jesus da Silva RA: 3200493453

                             





ATPS – PROCESSOS DE FABRICAÇÃO III – Etapas 1 e 2

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Anhanguera de São Bernardo do Campo, como requisito para a disciplina de Processos de Fabricação III.

Prof° Siegfried Heinz Steudner




São Bernardo do Campo
2015


ETAPA 1


Aula tema: Equipamentos Industriais e de Processo. Forjamento, Fundição, Fundição por cera perdida, Soldagem, Soldagem a Laser e Sintetização.


Corpo: Aço carbono, chapa de 3mm, material de baixo custo atende a necessidade do processo. Norma de segurança ABNT NBR 7460.

Plugue de segurança: Cobre com núcleo de estanho, que em caso de incêndio, este núcleo derrete, evitando uma sob pressão, e explosão do vasilhame.


As peças acessórias, quando fixadas por solda ao corpo do recipiente, devem ser de material com soldabilidade compatível com mesmo.


Construção do corpo do recipiente com três peças, sendo uma a parte cilíndrica e as outras, duas calotas. A parte cilíndrica pode ser construída de chapa calandrada, fechada longitudinalmente por solda de fusão (solda longitudinal). As calotas devem ser ligadas ao cilindro por solda de fusão e devem ter a forma de um semi-elipsóide de revolução, sendo que seu maior raio de curvatura não deve ser superior ao diâmetro da parte cilíndrica.
Tinta alumínio para acabamento.


Conformação: processo mecânico onde se obtém peças através da compressão de metais sólidos em moldes, utilizando a deformação plástica da matéria-prima para o preenchimento das cavidades dos moldes.


O processo pode ou não ser executado com o aquecimento da matéria-prima, para facilitar o processo ou para modificar das características mecânicas da peça final.


Com conformação à quente pode-se conformar peças com menos gasto de energia (mais produtividade) e não tornando necessário um tratamento térmico, pois a conformação a quente é feita com temperaturas acima do ponto critico do diagrama ferro-carbono, logo a essa temperatura a estrutura se recristaliza simultaneamente com deformação sofrida.
Na conformação a frio temos a vantagem de ter um melhor acabamento final na peça, e o material da peça fica encruado, isso ajuda a aumentar a resistência mecânica, mas diminui a ductilidade.


Calandragem: para a construção do corpo cilíndrico. Processo de conformação pelo qual se dá forma a chapas e/ou laminados de metal, pela passagem entre rolos, conferindo-lhes assim curvatura, espessura constante e um acabamento de qualidade.


Usinagem: para corte das chapas e roscas das válvulas. Compreende todo processo mecânico onde há remoção de material.


Soldagem: Soldas do fechamento do corpo cilíndrico e junção das calotas, com o mesmo. A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usadas industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, e é denominado processo de soldagem por fusão. O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como processo de soldagem por pressão ou processo de soldagem no estado sólido.

Tratamentos das Chapas - Tratamento de Superfície:
O tratamento de superfície é iniciado com o jateamento de granalha de aço onde em seguida é realizada a pintura com o prime eletrostático ou líquido.
Tratamento térmico:
É empregado o tratamento térmico de alívio de tensões. Este tratamento envolve aquecimento abaixo da temperatura crítica de transformação. É utilizado fornos fechados elétricos ou a combustão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com