TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Gerenciais

Trabalho Escolar: Atps Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 3

PASSO 1

Direção é um recurso que busca viabilizar o processo de adaptação dos colaboradores na execução das operações, conforme o planejado e organizado. Por estar diretamente ligada aos recursos humanos da empresa, a direção compõem uma das funções mais complexas dentro da área administrativa, pois lida com pessoas, orientando-as, prestando assistência na execução das tarefas e motivando-as continuamente para suprir as necessidades da empresa e pessoais de cada um.

Portanto a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados. É essencial então que os gestores sigam os seguintes passos: Boa comunicação, liderança e motivação.

PASSO 2

1.

DUPLAS TAREFAS

Luciana e Mariana Responsáveis pela legalidade junto aos órgãos competentes

Diego e Bruno Responsáveis pelo material de divulgação (criação, confecção e distribuição).

Débora e Margarete Responsáveis pela contratação dos profissionais de educação física e certificação dos credenciamentos dos mesmos.

Caroline e Geisica Responsáveis pelos materiais de apoio.

3. A prática de gestão empresarial vem determinando, nos últimos tempos, a criação de uma nova ferramenta gerencial em função de cada nova necessidade da empresa. Essas ferramentas são criadas principalmente para possibilitar aos gestores uma clara interpretação do seu posicionamento estratégico, buscando proporcionar à empresa condições de perpetuação do lucro. Nesta busca, as ferramentas de gestão acabam por não contemplar variáveis de ordem “emocional ou psicológica”. Para detectar essas variáveis, pode-se fazer uma leitura do Inconsciente Coletivo da empresa, numa tentativa de se trazer à tona o que a empresa pensa. Dentre as ferramentas de gestão mais utilizadas, o Planejamento Estratégico e a Missão/Visão são objetos de estudo neste artigo, demonstrando que a falta de uma declaração clara sobre os valores, objetivos e propósitos da empresa, e a forma como isto é “mensurado” pode comprometer a eficiência e a eficácia dessas ferramentas.

4. Falhas no Planejamento e Organização

Identificar as possíveis falhas é essencial para evitar, ou estar preparado no caso delas ocorrerem. Além de identificá-las é de grande importância que trace medidas corretivas visando atenuá-las. Tem-se a certeza destas falhas apenas quando colocado o projeto em prática, porém podemos destacar alguns possíveis “desvios” de planejamento e organização, são eles:

- Não comprometimento do grupo com o projeto.

- A divulgação não atingir o público alvo.

- Falta de interesse dos idosos na participação do projeto.

- Falta de parceiros e investidores financeiros.

ETAPA 4

PASSO 1

a-) O sistema de controle deve ser adaptado de acordo com as características e necessidades da entidade, sendo compatível com sua estrutura financeira, para facilitar o gerenciamento de suas atividades, proporcionarem maior eficiência operacional e otimização de resultados.

Para tal é necessário que existam políticas administrativas claramente definidas e que estas sejam cumpridas, assim como, os sistemas de informações operacionais e gerenciais sejam eficientes e confiáveis, sendo estes aspectos igualmente objeto do controle.

b-) Hoje em dia devido as mudanças no ambiente empresarial e com a competitividade das empresas, ocorrem transformações nas organizações das empresas. Isto gera desafios, fazendo com que tenham rapidez na solução de problemas e sobrevivência da organização. Com isso, ferramentas estão sendo criadas para a melhoria contínua, eficiência e eficácia, e aprendizado organizacional diante da concorrência do mercado. Segundo Drucker,” gestores e executivos não sabem se comportar dentro da empresa nem que ferramentas usar para melhores resultados, pois ainda vivem o paradigma de trabalhar para alguém e não para organização.” Já para Arvie de Geus, "[...] a fonte de toda vantagem competitiva sustentável está na capacidade relativa da empresa em aprender mais rápido e melhor do que seus concorrentes"

A criação de riquezas e o bem-estar das pessoas dependem de administradores capacitados, seja na empresa pública, na empresa privada ou em organizações/associações sem fins lucrativos. Para preparar administradores capacitados é preciso fundamentar o ensino e o treinamento em estudos reveladores sobre suas atividades de trabalho. A literatura apresenta poucas obras teóricas e pesquisas empíricas sobre o assunto.A eficácia da formação e treinamento de administradores depende da adoção de uma boa descrição de seu trabalho.

c-) Toda organização para desempenhar suas funções, tem a necessidade de estabelecer uma estrutura que lhe garanta coordenação interna e integração. Assim, a organização visa estabelecer os meios e recursos necessários para possibilitar a realização do planejamento, constituindo-se numa importante função administrativa que serve como base fundamental para a estratégia organizacional.

A função da organização está deste modo, pois, relacionada com a atribuição de tarefas, agrupamentos das mesmas em equipes ou departamentos e alocação de recursos necessários nas equipes e nos departamentos. É o processo de arranjar e alocar o trabalho, estabelecer a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização para que eles possam alcançar os objetivos organizacionais. A função organizar apresenta os seguintes componentes: tarefas, órgãos, pessoas e relações e há basicamente dois caminhos para se abordar a estrutura organizacional: a especialização vertical e a especialização horizontal.

A estrutura vertical refere-se ao aparato que envolve três fatores principais: a hierarquia administrativa, a amplitude e o grau de centralização ou descentralização do processo de tomada de decisões da organização. Esses três fatores são estreitamente relacionados entre si e precisam ser considerados de maneira interdependente. Constituem pontos importantes sobre a estrutura vertical: hierarquia administrativa, divisão do trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com