TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLO ESTATÍSTICO DOS PROCESSOS

Trabalho acadêmico: CONTROLO ESTATÍSTICO DOS PROCESSOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.767 Palavras (20 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 01 4

ETAPA 02 6

ETAPA 03 13

ETAPA 04 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO

A Estatística para ser entendida e interpretada, é necessária compreendê-la na teoria para depois colocá-la em prática. Nosso grupo se empenhou em ler os artigos indicados pela ATPS, assim como o nosso livro PLT de Estatística 136 dos autores Ron Larson e BetsyFarber, além de pesquisas em SITES na internet. Após a leitura e discussão de como prepararíamos nossa ATPS, fomos para a segunda etapa de nosso desafio. Sairmos a campo para pesquisar 100 amostras aleatórias de uma marca de café. Escolhemos a marca, Bom Jesus, que é um café novo aqui para nós Porto-Alegrenses. Por ser uma marca nova, queríamos saber se poderíamos confiar na mesma. Cumprimos todos os requisitos exigidos pela nossa pesquisa. Primeiramente fizemos a pesagem das amostras, depois fomos para a construção da tabela e em seguida a construção do ROL. Identificamos as classes e suas freqüências, achamos a freqüência absoluta, relativa e percentual. Construímos dois gráficos para melhor explicitar o resultado de nossa pesquisa, o primeiro foi o gráfico de colunas onde aparece o número quantitativo da pesquisa, o segundo foi o gráfico de setores ou pizza, onde aparece o percentual de cada variante. Partimos então, para os cálculos através das fórmulas estudadas nas tele aulas. Calculamos a classe, a amplitude total da classe, a amplitude da classe, a média, a mediana, a moda, a variância, o desvio, o desvio padrão, o coeficiente de variação e o erro padrão da média. Usamos todas essas medidas para chegarmos à conclusão de que nossa pesquisa obteve um resultado positivo em relação ao lote de amostras pesquisadas. Optamos pela aprovação do lote porque seu desvio padrão atendeu o erro máximo permito pela empresa que é de 0,05 kgr ou 5 gr. Encerramos esse relatório com a sensação de termos tido um grande aprendizado no cumprimento das etapas desta ATPS.

ETAPA 01

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento, a coleta qualificada, a interferência, o processamento, a analise e a disseminação das informações. Ela tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, com situações sujeitas a incertezas.

DESDE A ANTIGUIDADE:

Apesar de a estatística ser uma ciência relativamente recente, ela remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional (segundo o Alemão Gottfried Achenwall em 1749) já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos, dessa forma os povos sentiram necessidade de armazenar dados estatísticos, por comercio exterior, produção de bens e de alimentos.

Hoje em dia é muito usado a estatística, pois atualmente os dados são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade.

APLICAÇÕES DA ESTATISTICA:

Exemplos de aplicações são os índices de inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia; entre muitos outros.

Na pratica a estatística pode ser aplicada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, como na área de saúde, tecnológica e cientifica.

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS:

O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, conseqüentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.

Posteriormente o CEP trará menos retrabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).

Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis.

No mercado de trabalho a Estatística pode promover a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas do saberás ciências naturais às sociais.

O estatístico define quais os riscos de se vender para as classes A, B, C, D ou E. Para determinada empresa, as classes mais altas podem ser pior pagadoras do que as mais baixas, bem como estas últimas podem consumir mais, dependendo do produto. O ”estatístico faz essa análise e define o risco financeiro de se emprestar para cada perfil de cliente”, explica Doris. Eles também definem qual o produto mais rentável para cada tipo de público, identificam novos nichos de mercado, avaliam a precificação do seguro, calculam risco de sinistro, apóiam o setor de marketing das empresas, indicam como fidelizar os clientes e fazem pesquisas de mercado.

Exemplo das atuações onde o estatístico atua com maior relevância:

-Indústria: Começa no estudo de implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial.

-Recursos Humanos: Na área de RH realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos de habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles.

-Universidades e Instituições de Pesquisa: Podem atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas á Estatísticas, assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas.

-Área de Demografia: Estuda a evolução a as características da população.

-Área de Marketing e Análise de Mercado: decisão relativa de preços, previsão de vendas, logística a distribuição e nas decisões de canais, desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com