TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre o envelhecimento precoce em edificações em Coaraci - BA

Por:   •  28/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Estatística e Probabilidade

Professor: MSc. Alexandre Malta  

José dos Santos Santiago

Eng. Civil -  3º Semestre

Estudo sobre o envelhecimento precoce em edificações em Coaraci - BA


[pic 2]

Introdução: Definição do Problema

Para este levantamento levou-se em consideração o envelhecimento precoce das edificações. Esta deterioração, ocorre devido à baixa qualidade dos materiais, de construção empregados, por problema de projeto e execução, e falta de manutenção.

Mas, como projetar edificações duráveis, com no mínimo 50 anos de vida útil? Se o que se vê atualmente nos noticiários é um grande número de desabamento e colapso de estruturas, ou de suas partes, onde se verifica que a vida útil das construções está atingindo valores muitos menores do que os previstos em normas (que para a maioria das estruturas é de 50 a 100 anos). (Revista/Sistema/index.) (Crea,2013)

O que nos levou a realizar este estudo referente ao envelhecimento precoce das edificações, foram os diversos casos ocorridos no Brasil.

Desabamento dos edifícios Palace II e Areia Branca. Desabamento de edifício em reforma, ocorrido em 27 de agosto de 2013, em São Mateus São Paulo, dez mortos e 26 feridos. Desabamento de três edifícios, ocorridos em 25 de janeiro de 2012, centro do Rio de Janeiro. Cinco pessoas morreram. Desabamento, ocorrido em 21 de fevereiro de 1998 no Rio de Janeiro, RJ. Vitimando oito pessoas. (Revista/Sistema/index.) (Crea,2013)

Podemos afirmar que o objetivo dessa pesquisa é chamar a atenção da comunidade da construção brasileira para a necessidade do projeto, para a durabilidade da edificação, do maior controle do projeto e execução de novas edificações e sobre tudo da necessidade do controle monitoramento ou manutenção das obras já existentes.

 Tema de Estudo

Envelhecimento precoce das edificações em Coaraci, e detectar em um determinado período de estudo em quanto tempo os edifícios apresentarão indícios de envelhecimento precoce. Qual o tempo de envelhecimento precoce das edificações. 

O desenvolvimento de novas tecnologias, processos construtivos e materiais de construção associado às exigências competitivas do setor tem fomentado a construção de edificações cada vez mais esbeltas e econômicas. No entanto, com o progresso industrial e o crescimento das cidades, e consequentemente com o aumento da poluição urbana, as edificações passaram a ficar expostas a ambientes extremamente desfavoráveis. (Revista/Sistema/index.) (E Possan - ‎2013)

 Com isso, com o passar do tempo muitas construções começaram a apresentar níveis de degradação superior aos desejados, apresentando problemas relacionados à qualidade e a durabilidade, caracterizados pelo envelhecimento precoce devido, sobretudo, ao aparecimento de manifestações patológicas. Esses problemas afetam a estética, a segurança, a utilização e a durabilidade das construções. (Revista Técnico-Científica) (E Possan,2013)

Os edifícios existentes constituem uma importante parcela do patrimônio edificado de uma nação. Muitos estão envelhecendo, superando a vida útil de projeto, ou mesmo apresentando degradação precoce. Com isso esses edifícios necessitam de obras de reparo ou reconstrução, ocasionando custos bastante elevados, diretos e indiretos, e ainda colocando em risco a segurança de quem neles vivem e do seu entorno. (Dissertacoes.poli.ufrj.br) (F do Nascimento Vieira, 2013).

A escolha do tema do tema envelhecimento precoce das edificações, e devido à falta de empenho com mais responsabilidade, para com as construções e manutenção das edificações, que por sua vez, são causadoras de danos materiais e, as vezes pessoais. Essa grande importância atribuída as edificações, são essenciais para a segurança e qualidade de vida dos usuários.

Materiais e Métodos

A variável escolhida nessa pesquisa foi envelhecimento precoce das edificações. Essa variável se classifica em quantitativa, pois se trata de dados numéricos e contínuo, pois são dados pertencentes aos números reais no nível de mensuração ela se enquadra na categoria racional.

Foram pesquisados o tempo de envelhecimento precoce das edificações em Coaraci – Bahia. Com uma tabela onde pode ser analisado, o período de um determinado tempo para detectar o envelhecimento precoce de uma edificação. Gerando assim uma tabela de frequência com os números coletados.

A técnica usada foi a amostragem, onde foram analisadas 20 edificações, no período de 570 meses, iniciando a pesquisa a partir do 30º mês de conclusão do edifício. A análise de indicio de envelhecimento precoce das edificações foram realizadas em um intervalo de 90 meses.

Resultados

[pic 3]

EDIFICAÇÕES

Tempo em meses até indícios de envelhecimento precoce

f

f%

F

 F%

1 º

30 I-- 120

3

10%

3

10%

2 º

120 I-- 210

7

23%

10

33%

3 º

210 I-- 300

7

23%

17

57%

4 º

300 I-- 390

4

13%

21

70%

5 º

390 I-- 480

5

17%

26

87%

6 º

480 I--I 570

4

13%

30

100%

Foram obtidos 30 valores organizados na tabela de frequência em linhas, na tabela de frequência temos os valores dispostos em 06 classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (92 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com