TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lean Seis Sigma

Por:   •  4/4/2016  •  Dissertação  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]

Núcleo Universitário do Barreiro

Engenharia de Produção

Atividade Aberta 01

O papel das perguntas e a importância do raciocínio estatístico (Adaptado WERKEMA)

Ana Flávia Martins de Almeida

Angelo Antonio Nogueira de Souza

Renata Aparecida Rodrigues

Sara Regina de Freitas Santos

Belo Horizonte

2014

Região Sul

O gestor Ronaldo cometeu um erro ao analisar as vendas da região sul tomando por base apenas a quantidade de vendas do 4º Trimestre comparada às vendas do 3º Trimestre e vendas 4º Trimestre do ano anterior. Desse modo sua visão míope fez parecer que as vendas da região sul estão crescendo 17,6% em relação ao último trimestre e 20,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

        A estratégia utilizada por Silas de alavancar as vendas no ultimo trimestre do mês faz com que seus clientes criem estoques e suas vendas caiam assustadoramente no 1º trimestre do ano seguinte conforme indicado pelo gráfico seqüencial abaixo.

[pic 2]

Traçando a tendência de vendas dos últimos 5 anos, pode-se notar uma ligeira queda das vendas, uma vez que os picos de 2009 e 2011 foram superiores ao pico atingido do 4º Trimestre de 2013. Logo as vendas da região sul estão um pouco abaixo da expectativa, mesmo considerando a estratégia de Silas. Outro gráfico que confirma esta ligeira queda é o de quantidade de vendas média por ano, que mostra que a média de vendas em 2013 está um pouco abaixo da média de 2011.  A quantidade média de 2013 apresentou-se superior a 2010 e 2012, mas esta comparação não deve ser considerada. Pois devido a estratégia de Silas, alavancar as vendas do ultimo trimestre, ele acaba criando ciclos de vendas a cada 2 anos. Os quais um ano a média de vendas representa uma crista e no outro ano um vale, do gráfico.

[pic 3]

Com base nos dados históricos pode-se ainda prever que as vendas para o 1º Trimestre e 2014 sejam algo em torno de 750 unidades, caso as condições econômicas e demais variáveis envolvidas mantenham-se estáveis.

Região Sudeste

Mais uma vez o gestor Ronaldo tomou como base apenas a quantidade de vendas do 4º Trimestre em relação às vendas do 3º Trimestre e 4º Trimestre do ano anterior. Desse modo sua visão continuou restrita fazendo parecer que as vendas da região sudeste2 cresceram 17,2% em relação ao último trimestre mas caíram 8,2% se comparadas ao último trimestre o ano anterior.

        Na verdade a região sudeste2 está um fracasso, as vendas têm caído a cada ano, se observamos o gráfico da quantidade de vendas por ano e por trimestre, pode-se verificar que a linha de 2013 está mais baixa que as demais.

[pic 4]

        Ronaldo teve a impressão que as vendas cresceram em relação ao trimestre anterior, pois o 3º Trimestre de 2013 apresentou um recorde negativo de vendas, conforme informado por João o último trimestre um único pedido de vendas grande. O gráfico seqüencial e o gráfico de média de vendas anuais também ilustram muito bem essa queda acentuada.

[pic 5]

[pic 6]

A região sudeste2 está amargando queda após queda na quantidade de vendas, já está passando da hora para que os gestores tomem medidas para estudar o motivo e causa raiz desses maus resultados e agirem para no mínimo estabilizarem as vendas para depois pensarem em uma maneira eficiente de aumentarem o potencial de vendas da região.

Região Centro Oeste

O gestor Ronaldo tomou como base apenas a quantidade de vendas do 4º Trimestre em relação às vendas do 3º Trimestre e 4º Trimestre do ano anterior. Desse modo sua visão continuou restrita fazendo parecer que as vendas da região Centro Oeste caíram 5,5% em relação ao último trimestre, mas aumentaram 4,7% se comparadas ao último trimestre o ano anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (294.5 Kb)   docx (102.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com