TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cultivo da Ação Empreendedora

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

O cultivo da ação empreendedora

Vivemos num mundo globalizado em que as alterações no ambiente internacional estimulam cada vez mais a competitividade e a integração econômica dos países. Sendo que nesse cenário de economia globalizada, o desafio dos empreendedores já atuantes ou que ainda vão abrir um negócio é, assim, o de criar uma empresa realmente competitiva. Por esse motivo, estes sujeitos devem se preparar para que seus empreendimentos apresentem grandes resultados a médio e a longo prazos. Principalmente isso, porque os investidores conjecturam a hipótese de atingir um equilíbrio risco-retorno mais promissor apoiando esses indivíduos que lutam para implantar ideias inovadoras e que estão sempre dispostos a correr riscos. Nesse contexto, pode-se afirmar que o dinheiro não é o mais importante no empreendedorismo e, sim, representa somente “uma ferramenta que avalia o desempenho em uma das formas da manifestação do empreendimento”. Na verdade, o que diferencia um empreendedor é o modo como “ele se posiciona e foca na sua área de negócios”, considerando que busca transformar uma visão de oportunidade, num negócio que gere valor e riqueza para a sociedade.

Fonte: SOUZA, L. B.; GALHARDO, H. M.; MANOLESCU, F. M. K. Empreendedorismo e o perfil do empreendedor no mundo globalizado. XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 2007. Disponível em: <www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/inic/INICG00177_01O.pdf>. Acesso em 15/06/2019 (adaptado).

Baseando-se nas ideias do texto e nos conteúdos apreendidos na Capítulo 1 da disciplina, faça uma breve reflexão a respeito dos fatores que facilitam e/ou dificultam a ação empreendedora em um país. Registre suas conclusões sobre essa temática.

RESPOSTA:

Os fatores que facilitam uma ação empreendedora estão relacionados aos aspectos econômicos, sociais e culturais, ou seja, ter um livre mercado onde possamos comercializar produtos e serviços, um apoio através de programas governamentais (incentivos fiscais) e uma capacidade de empreender de forma inovadora.

Com relação aos fatores que dificultam uma atitude empreendedora, seriam a falta de apoio financeiro, a baixa qualidade na educação e capacitação dos indivíduos, a burocracia na abertura de uma empresa, os impostos, as legislações e a corrupção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com