TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Acidentes de trabalho.

Por:   •  22/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2
  1. INTRODUÇÃO

Engenheiros trabalham com projetos, que envolvem construir, desenvolver e melhorar sistemas e produtos. Através da prática percebe-se que a teoria por si só falha em vários momentos. São inúmeras as variáveis que podem ocorrer de acordo com o modo de fabricação, material e condições em que o processo de produção esteja envolvido.

O problema, entretanto, é que algumas dessas variáveis são aleatórias, como fatores ambientais, o que torna impossível antecipá-las completamente. Assim, em meio às dúvidas pode ser difícil prever o resultado de uma operação e manter sua qualidade. É aí onde entra à estatística.

Através de uma análise de dados, é possível obter um modelo a partir de uma amostragem, com a máxima quantidade de informação possível. Isso permite uma margem de variação para que não ocorram surpresas durante o processo de produção qualquer que seja ele.

A estatística pode ser usada nas mais diversas áreas da engenharia, seja para melhorar um produto, ou aumentar a confiabilidade  e qualidade de um processo, etc.

Existe um leque de aplicações na Engenharia Civil, por exemplo, definir o risco de catástrofes ambientais como terremotos, ventos fortes, enchentes e marés altas. Esse estudo é essencial para o planejamento da vida útil de uma estrutura e evitar que falhas aconteçam antes do previsto.

Outro exemplo da aplicação está em antecipar a resistência dos materiais como o concreto, que depende da quantidade de água usada, dos tipos de aglomerantes na mistura e do tempo de secagem.

Nesse trabalho, será abordado os acidentes que ocorreram na construção civil e foram atendidos em um Hospital Universidade em Ribeirão Preto, São Paulo.

 

  1. ACIDENTE DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O trabalho na Construção Civil constitui um grupo que realiza sua atividade laboral em ambiente insalubre e de modo arriscado. Essa área gera situações de iminentes riscos, qualquer descuido pode vir a acarretar em um acidente.  A ocorrência desses acidentes deve-se possivelmente à desinformação dos trabalhadores, desrespeito as normas técnicas, falta de aptidão para realizar as tarefas exigidas, o desuso do EPI (Equipamento de proteção individual) ou o uso de um tamanho inadequado, falta de atenção, sentir algum mal-estar, o próprio ritmo do trabalho, a cobrança acabam por predispor os trabalhadores a sofrerem algum tipo de acidente.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

A tabela a seguir mostra os dados coletados durante o período de 2002-2004.

CAUSA/Objeto Causador do AT

n

%

A - Quedas

56

37,3

B - Contato com ferramenta, máquinas e aparelho

24

16

C - Acidente de trajeto

19

12,7

D - Impacto por objeto

17

11,3

E - Corpo estranho

12

8

F - Agressão

6

4

G - Contato com vidro

4

2,7

H - Exposição a corrente elétrica

4

2,7

I -Contato com fontes de calor

2

1,3

J -Outros

6

4

Total

150

100

Tabela 1 - Distribuição de trabalhadores acidentados da construção civil, atendidos no Hospital Universidade, em relação a causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com