TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Testes não paramétricos diferem dos paramétricos

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                    UNIVERSIDADE FUMEC

ATIVIDADE AUTOINSTRUCIONAL

CORRELAÇÃO BIOESTATÍSTICA

BRITO, Daniele de Paula

ORIENTADORA: OLIVEIRA, Sandra

CURSO: Biomedicina

DISCIPLINA: Bioestatística

BELO HORIZONTE, 2014.

ATIVIDADE AUTOINSTRUCIONAL

CORRELAÇÃO BIOESTATÍSTICA

  1. Como os testes não paramétricos diferem dos paramétricos?

A diferenciação entre os Testes paramétricos e os Testes não paramétricos se dá da seguinte forma:

  • Os testes paramétricos (também chamados de testes t) exigem que a amostra tenha uma distribuição normal, especialmente se tiver uma dimensão inferior a 30. Nas amostras de dimensão superior a 30, a distribuição se aproxima da distribuição normal e também se aplicam os testes t.
  • Os testes não paramétricos não necessitam de requisitos tão fortes, como a normalidade, como os testes paramétricos, para serem usados. São também indicados quando as amostras são pequenas. São usados quando a amostra tem uma distribuição que não é normal ou quando, apesar da amostra ter uma dimensão superior a 30, se opta por conclusões mais conservadoras.

  1. Quais são as vantagens e desvantagens de usarmos o teste do sinal para analisar as observações pareadas?

Vantagens dos Testes do sinal:

  • Podem ser aplicados a uma ampla diversidade de situações, porque não exigem populações distribuídas normalmente;
  • Podem freqüentemente ser aplicados a dados não numéricos;
  • Em geral envolvem cálculos mais simples do que seus correspondentes Paramétricos, sendo, assim, mais fáceis de entender.

Desvantagens dos Testes do sinal:

  • Tendem a perder informação, porque os dados numéricos são freqüentemente reduzidos a uma forma qualitativa;
  • Em geral necessitamos de uma amostra maior ou maiores diferenças para então rejeitarmos uma hipótese nula;
  • Não se encontram tantas diferenças entre os dados, quando essas diferenças realmente existem.

  1. O diagrama de dispersão é utilizado para analisar variáveis quantitativas pareadas. Quais são as etapas (procedimentos) para a sua construção?

Para desenhar um diagrama de dispersão, primeiro se traça o sistema de eixos cartesianos. Depois se representa uma variável no eixo das abscissas e a outra variável no eixo das ordenadas. Colocam-se, então, os valores das variáveis sobre os respectivos eixos e marca-se um ponto para cada par de valores.

  1. O que é correlação positiva e correlação negativa.

Se as variáveis x e y crescem no mesmo sentido, isto é, se quando x cresce, y em média também cresce, diz-se que as duas variáveis têm correlação positiva.

Se as variáveis x e y variam em sentidos contrários, isto é, se quando x cresce, y em média decresce, diz-se que as duas variáveis têm correlação negativa.

  1. Barbetta (2001) realizou um estudo com 23 alunos de uma turma de estatística. Foram observadas as seguintes variáveis: número de faltas e nota final da disciplina. Estes dados acusaram a seguinte correlação, descrita pelo coeficiente de correlação de Pearson: r = – 0,56. Comente as seguintes frases relativas à turma em estudo e ao coeficiente obtido.

 

  1. “Como r = – 0,56 (correlação relativa moderada), nenhum aluno com grande número de faltas tirou nota alta.”.

À medida que o número de faltas dos alunos (x) aumentou, diminuíram as notas (y) deles. Significa uma correlação negativa perfeita entre as duas variáveis - Isto é, se uma aumenta, a outra sempre diminui.

  1. “Como as duas variáveis são correlacionadas, bastaria usar uma delas como critério de avaliação, pois uma acarreta a outra.”.

Significa que duas variáveis não dependem linearmente uma da outra.

  1. “Os dados observados mostraram uma leve tendência de a nota final se relaciona inversamente com o número de faltas, então os alunos frequentadores tiveram, em geral, melhor desempenho nas avaliações, do que os alunos que faltaram muito.”.

Entre as variáveis de alunos frequentadores (x) e notas altas (y) houve correlação positiva, à medida em que x cresceu, y cresceu em média igual, ou seja à medida em que a frequência dos alunos aumentou, aumentou também os valores das notas, houve, nesse caso, correlação positiva. Já no caso de nº de faltas (x) e valores de notas (y) baixas, à medida em que x cresceu, y decresceu, houve uma correlação negativa.

6- Em uma clínica de Endocrinologia foi feita uma pesquisa com 8 mulheres de 50 anos de idade. Nessa pesquisa foram feitas duas perguntas: a) Qual é o nível de HDL – Colesterol em seu sangue? b) Quantas horas semanais você pratica exercícios físicos?

Os resultados estão descritos na tabela a seguir.

[pic 2]

Observação: No exame de colesterol estão incluídas a fração HDL (bom colesterol) e a fração LDL (mau colesterol). Estudos apontam que, nas pessoas com HDL aumentado ou nas faixas superiores do que é considerada normal (>50 mg/dL), a ocorrência de doenças cardiovasculares é menor.

Determine:

a. O coeficiente de correlação de Pearson.

X

Y

X.x  

Y.y

X. y

40

0

1600

0

0

50

2

2500

4

100

58

3

3364

9

174

55

2

3025

4

110

60

4

3600

16

240

65

5

4225

25

325

70

6

4900

36

420

398

22

23214

94

1369

Fórmula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (251 Kb)   docx (272 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com