TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Por:   •  15/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INTERATIVA

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

RENATO PEREIRA UDUWANAGE     (RA: 1510618)

BRASÍLIA VI - SUDOESTE

2016

RENATO PEREIRA UDUWANAGE     (RA: 1510618)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

TEMA: “EDUCAÇÃO FINANCEIRA”

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de graduação em Licenciatura Matemática, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina  Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pelo professor Francisco de Moura e Silva Junior.

BRASÍLIA VI - SUDOESTE

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................…......04

2. OBJETIVOS ..................................................................................……....04

3. JUSTIFICATIVA ……………………………………………………………….04

4. DESENVOLVIMENTO ..................................................................…..…...05

        4.1 REFERENCIAL TEÓRICO..............................................…..….....05

        4.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS .......................…..….....06

                        4.2.1 Ambientes e Público-alvo ..................................………...06

                        4.2.2 Desenvolvimento metodológico ....………………….........06

                        4.2.3 Tempo de duração do projeto e cronograma ....………...09

.

5. RESULTADOS ESPERADOS ............................................................…...09

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................…....10

REFERÊNCIAS ....…..............................................................................…...10

APÊNDICE I ……………………………………………………………………….11

1       INTRODUÇÃO

A grave crise econômica que assola o Brasil a mais de um ano trouxe novamente o fantasma da inflação, vilão da economia nos anos 80. A chamada  inflação, como ocorreu nesse passado próximo, continua corroendo o orçamento familiar, trazendo perda salarial, perda no poder de compras e também o temido desemprego. Nesse cenário de crise cresce de importância o conhecimento de como lidar com as finanças.

Apesar da média salarial em Brasília ser acima da média nacional, principalmente para o funcionalismo público, muitos dos que não o são, como os que trabalham no comércio, possuem média salarial baixa, o que os torna mais suscetíveis a perdas e ao endividamento, em virtude de não possuírem conhecimento sobre educação financeira, dentro de um cenário de instabilidade econômica.

O presente projeto sobre “Educação Financeira” vem atender ao apelo da comunidade do Cruzeiro Novo em relação ao tema, em virtude da grande importância do assunto para o bem-estar da família, visto que o orçamento familiar, quando mal administrado, pode trazer desconforto para seus integrantes e, até mesmo, gerar uma crise familiar pelo consequente prejuízo em atender as necessidades básicas.

2   OBJETIVOS

        Promover palestra para a comunidade do Cruzeiro Novo e entorno com a finalidade de fornecer informações sobre o tema “Educação Financeira”, apresentar ferramentas para um efetivo controle financeiro e elucidar questões sobre gastos mensais, investimentos e fontes de renda alternativas.

3  JUSTIFICATIVA

        O crescente nível de endividamento das famílias da classe B e C em virtude da grave crise econômica poderia ser amenizado se esse público tivesse conhecimento sobre as teorias e técnicas da educação financeira. Esse projeto vem justamente apresentar um canal para que esse público obtenha informações valiosíssimas sobre questões financeiras, como controle financeiro, investimentos e métodos para sair do endividamento, a fim de que essas famílias possam ter uma melhor qualidade de vida.

4   DESENVOLVIMENTO  

        4.1 REFERENCIAL TEÓRICO

        A importância dos projetos como parte de uma nova metodologia de ensino se traduz na busca de uma renovação da tradicional maneira de se ensinar, e vem em sintonia com as ideias de Gadotti sobre o tema:

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores (Gadotti 1994, p 579).

        O tema da presente disciplina traz a palavra “integrar”, que no dicionário Aurélio significa “(…) fazer parte de, juntar, incorporar-se”. A descrição do significado dessa palavra com o restante do tema dessa disciplina: “integração comunidade x escola”, descreve bem o papel que a comunidade deve desempenhar para que tenhamos uma escola compartilhada com a sociedade, e que dela deve fazer parte, incorporar-se, para que a comunidade se beneficie e tenha seus anseios atendidos, como nos ensina Marques:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com