TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas introdução a docencia

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP INTERATIVA

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)

Campos do Jordão

2015

UNIP INTERATIVA

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)

Alunos:

                  Adriana Helena Gonçalves Pinto   RA: 1518334

        Débora de Oliveira Ferreira       RA: 1505238

SUMÁRIO

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
  1. Educação? Educações: aprender com o índio

Reflexão do grupo

  1. O fax do Nirso

Reflexão do grupo

  1. A história de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)

Reflexão do grupo

  1. Uma pescaria inesquecível

Reflexão do grupo

  1. A folha amassada

Reflexão do grupo

  1. A lição dos gansos

Reflexão do grupo

  1. Assembleia na carpintaria

Reflexão do grupo

  1. Colheres de cabo comprido

Reflexão do grupo

  1. Faça parte dos 5%

Reflexão do Grupo

  1. O Homem e o Mundo

Reflexão do grupo

  1. Professores reflexivos

Reflexão do grupo

  1. Um sonho impossível?

Reflexão do grupo

  1. Pipocas da vida.

Reflexão do grupo

Introdução

Este trabalho apresenta uma breve análise reflexiva e crítica sobre os textos designados. Os treze textos que nos foram propostos, em todos eles procuramos ressaltar pontos interessantes para reflexão educativa. Esperamos, portanto, colaborar para o desenvolvimento de estratégias interessantes para a leitura e aprendizagem dos nossos alunos, buscando despertar a vontade e ensinando sempre a respeitar o ponto de vista de cada um.

  1. REFLEXÕES REFENTES AOS 13 TEXTOS
  1. Educação ? Educadores: Aprender com o Índio

Reflexões:

Todo tempo em qualquer lugar estamos aprendendo e ensinando. Não é só na escola que esse processo acontece. Como professor, tenho que estimular e formar o indivíduo para a sociedade de forma que não estagne o seu conhecimento; precisamos respeitar o seu conhecimento prévio para que tenha significado os conteúdo; desta forma, o aluno se sinta estimulado a aprender  e automaticamente evoluir a sociedade. Neste sentido, como professor não posso me prender somente a uma verdade absoluta, ser apenas um reprodutor de conhecimento, como verdadeiro educador devo sempre me aperfeiçoar e trocar experiências enriquecendo ainda mais a minha prática e desta forma colaborar na formação de uma sociedade mais evoluída. Portanto, educar é estar em constante reciclagem em nossas ideias, é ensinar e aprender todos os dias.

A educação deve priorizar além dos conteúdos, o senso crítico dos alunos formando agentes modificadores da realidade e não meros reprodutores de conhecimento.

      1.2 Fax do Nirso

Reflexões:

O mercado de trabalho está mais evoluído que o aprendizado nas escolas. Enquanto nas escolas temos que acumular conhecimentos e diplomas, o mercado está buscando novos profissionais que não só dominem a teoria, mas tenham habilidades e competências úteis a sua função.

Não que a educação esteja perdendo espaço, não é isso, pois em vários setores há a necessidade de profissionais graduados e pós-graduados para efetivo desempenho da função a que é destinado. O texto nos traz a questão da separação da educação formal em relação às necessidades do mercado de trabalho e também da força da educação informal, inclusive àquela que se dá na prática, no exercício do trabalho.

1.3 Chapeuzinho Vermelho (Versão do Lobo )

Reflexões:

Mudar o ponto de vista é um exercício indispensável para a desconstrução de verdades únicas e fixas. Embora não se possa deixar de considerar que a natureza devoradora do lobo desapareceu. E a ternura... Deixou a desejar.

Estamos estagnados em aprendizado tendo pouco espaço para novos pensamentos, não temos muitas oportunidades para isso. Mas mesmo assim temos que estimular nossos alunos a nunca se prender a uma só ideia sem excluir a opinião já formada, toda história deve ser vista como um prisma analisando suas multifaces devemos aprender a ver os dois lados de cada situação. Toda notícia, livro..., tem seus interesses e interessados, não devemos perder a visão argumentativa e o olhar critico.

1.4 Uma Pescaria Inesquecível

Reflexões:

Ética é ter disciplina, é ter respeito, é ser fiel aos princípios familiares, do trabalho e da sociedade sem precisar, para isso, ser supervisionado por alguém. Isto não é fácil, ainda mais no Brasil, onde conhecemos o velho "jeitinho brasileiro”. A ética deve ser a primeira qualidade de um educador, pois formaremos muitas vezes seguidores de nossos exemplos. O professor, muitas vezes é a única referência positiva que o aluno tem.

1.5 Folha Amassada

Reflexões:

Um professor tem que se adaptar a situações e problemas diferentes para educar e se relacionar com diferentes tipos de alunos. Em muitos momentos, emergirão determinadas situações que o professor deverá propor reflexões para o aluno, permitindo que ele se auto avalie diante das atitudes que se tem na vida.  

Quando nos deparamos com alunos explosivos temos que demonstrar que sua atitude faz mal aos demais e a ele próprio, saber o motivo de tal comportamento ajuda a auxiliar a mudança de atitude. . O professor não será  apenas modelo na escola, mas um modelo na vida. Por isso, entende-se que ser educador não é apenas uma profissão, ser educador é algo muito maior, muito mais alto: é uma vocação, é uma missão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com