TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade

Por:   •  3/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Curso de Matemática

Herbert Rezende Siqueira RA: 1083796/1

Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade

Matemática Financeira

Uberlândia

05/2013

Herbert Rezende Siqueira RA: 1083796/1

Prática de Ensino:

Integração Escola e Comunidade

Matemática Financeira

Projeto apresentado à Universidade

de Uberaba  – Uniube, do curso de Matemática,

como um dos requisitos para a obtenção

da nota na disciplina Prática de  Ensino:

Elaboração de Projetos de Ensino,

ministrada pelo (a)

Prof. Esp. José Renato Buêncio.

Uberlândia

2013

Sumário:

Folha de rosto:----------------------------------------------------------------------------------1

Sumário: -----------------------------------------------------------------------------------------2

Introdução/ Objetivos: -----------------------------------------------------------------------3

Justificativas/ Desenvolvimento:-----------------------------------------------------------5

Resultados esperados:-----------------------------------------------------------------------7

Conclusão/ Referencias: ---------------------------------------------------------------------8

Introdução:

        Uma das mais importantes tendências no cenário da educação atual é a etnomatemática, esta que busca de uma maneira simples investigar e explicar os processos de geração, organização e propagação do conhecimento matemático em diversos contextos culturais. Neste contexto este trabalho buscará envolver a comunidade da Escola Estadual Jardim das Palmeiras em um assunto matemático muito relevante nos dias atuais a matemática financeira.

Objetivos:

        A Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras, mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, criada pelo decreto n° 25.597 de 12/03/1986 e autorização C.E.E. n°37 de 10/02/2004 M.G. 12/02/2004, situada no bairro Jardim das Palmeiras, na rua das Pombas n° 931, CEP 38412-254, com telefone de contato (034)3238-7676.

        Existem 3 turnos, o da manha, o da tarde e o da noite, sendo que o da manhã engloba uma parte do ensino fundamental 2 e o ensino médio, o da tarde engloba o ensino fundamental 1 e a primeira parte do ensino fundamental 2, a noite é oferecido cursos de Eja (Educação de Jovens e Adultos) do ensino fundamental e médio e mais algumas turmas de ensino médio regular.

        A escola possui um Diretor que cuida de todos os aspectos da escola, a escola ainda possui três Vices Diretores, estes que são distribuídos um para cada turno de funcionamento da escola, a principal função do diretor e dos vices é cuidar da parte organizacional e disciplinar da escola, enquanto que a parte pedagógica fica a cargo das supervisoras essas que são distribuídas em 3 em cada turno, sendo que cada uma delas supervisiona a parte pedagógica de uma quantidade de salas.

         As supervisoras são encarregadas de cuidar das reuniões da escola e da presença dos professores em atividades de planejamento de aulas, além de auxiliar que o professor planeje suas aulas dentro dos padrões apresentados pelo governo do estado.

        A comunidade da Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras é o próprio bairro Jardim das Palmeiras, em sua maioria encontramos habitantes entre a classe baixa e média, sendo que podemos considerá-los muito mais próximos da classe média do que baixa, o bairro já foi de classe baixa mais cresceu com o passar dos anos e junto com o bairro as pessoas também conseguiram crescer economicamente.

        Os habitantes do bairro não têm expectativas muito altas com a escola, o que eles esperam da escola é apenas que seus filhos concluam o ensino fundamental e médio nelas e nada mais.

        Tendo em vista as características da escola e da comunidade o objetivo do projeto é integrar alunos, escola e comunidade. Onde os professores e toda a parte administrativa da escola estarão preparando e organizando os alunos para apresentar para a comunidade um curso onde será abordado todas as características da Matemática Financeira, com o intuito de conscientizar a comunidade em relação ao uso de seu dinheiro, de forma que possam gastar mais conscientemente.

        Dentro do calendário escolar estão previstos sábados letivos que são denominados dias escolares, nestes dias escolares a escola tem de envolver a comunidade com atividades, assim este projeto pode ser facilmente aplicado em um destes dias o que é uma vantagem tanto para escola como para a comunidade.

        Justificativas:

        Um dos grandes desafios para o educador atual é aproximar a matemática do aluno, o que de certa forma é uma incoerência, pois a matemática surgiu do uso pratico e depois foi sistematizada. A etinomatemática vem como uma forma de facilitar as aplicações dos conceitos matemáticos voltando a matemática para um lado mais pratico.

        D‘ Ambrosio (2005, p. 28) : “A realidade percebida por cada indivíduo da espécie humana é a realidade natural, acrescida da totalidade de artefatos e de mentefatos [experiências e pensares], acumulados por ele e pela espécie [cultural].”

        A matemática financeira é um assunto de grande relevância e de interesse da população de um modo geral, sendo um ótimo assunto para integrar a comunidade escolar a escola..

Desenvolvimento:

        A proposta deste projeto é a apresentação de um curso ministrado pelos alunos sobre a Matemática Financeira, salientando como ela é importante na vida. Além de demonstrar como é importante o curso também contará com situações praticas que serão apresentadas pelo aluno a fim de criar um senso critico na comunidade com relação às propostas financeiras que são oferecidas no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com