TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO GESTÃO

Por:   •  17/3/2021  •  Tese  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  1.483 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

Introdução..............................................................................................................03

1-Leitura obrigatória e produção de texto: ....................................................04 a 05

2-Regimento Escolar: ....................................................................................06 a 07

3-Atuação da equipe diretiva: ......        .................................................................08 a 09

4- Plano de ação: ..................................................................................................10

Considerações finais: ............................................................................................11

Referências: ..........................................................................................................12

INTRODUÇÃO

O estágio do curso de gestão era para ser a oportunidade de vivenciar a realidade de como é ser um gestor visando fortalecer a integração do aluno a realidade do trabalho, porém, devido a pandemia o estágio foi adaptado.

Com esta adaptação o estágio foi baseado na leituras e analise dos seguintes temas: Leitura obrigatória sendo analisado as principais ideias apontadas pelos autores e os aspectos a serem destacados no segmento de estágio III de gestão; analise do regimento escolar; resolução da situação-problema através das metodologias ; conhecendo o processo de gestão escolar; atuação da equipe diretiva no acompanhamento de atendimento dos docentes e alunos; o plano de ação; considerações finais e referencias.

A gestão tem como finalidades organizar e planeja o meio, visando tratar de assuntos que envolva cada recurso da instituição, ela vai me proporcionar ver de um ângulo diferente a educação, de uma forma diferente do que é da sala de aula.  


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

             O artigo sobre gestão escolar e democratização da escola tem por finalidade

analisar e discutir a aprendizagem, na perspectiva democrática a partir de ordenamentos legais sendo a observância da legislação nacional de grande importância, pois apresenta como as normativas da educação brasileira são traçadas. Produzindo e disseminando conhecimento sobre prática de ensino, tecendo saberes para o campo educacional.

          A qualidade de educação, por exemplo é uma das reinvindicações que fomentam diversos programas no governo e que estas questões estão na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira (LDBEN) Lei de nº 9.394/96 que pontuam dez vezes o termo qualidade que depende diretamente da gestão pública.

Paro (2007, p.43) pontua que a educação de qualidade oferecida nas escolas públicas deve referir- se “ a formação da personalidade do educando em sua integridade, não apenas a aquisição de conhecimento no sentido tradicional”. Nesse sentido é necessário que o Estado fomente ações e tenha estratégia para que o ensino desenvolvido nas escolas possa efetivamente ser coerente e significativo aos educandos.

          Uma questão que está ligada a educação de qualidade é a gestão democrática na escola pública. Abreu (2002) salienta que desde o início da década de 1980 o Brasil vem se modificando em relação a consolidação de um Estado Democrático de Direito, que culminou com a promulgação da Constituição Federal de 1988. É importante destacarmos que a melhoria da qualidade de educação e a gestão democrática é marcada por discussões é influencias internacionais na década de 90.

          Silva e Abreu (2008) sinalizam que a Conferência Mundial de Educação para Todos, convocada pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e pelo o Banco Mundial, realizada em Jomtien Tailândia em março de 1990, foi um dos marcos para o início das reformas no Brasil, pois dela resultou, por exemplo o Plano Decenal de Educação para Todos (1993 – 2003).

          Portanto, a educação precisa de uma nova realidade que não suporta a ditatura dentro das escolas, sendo necessário o momento de escutar, no qual os envolvidos no processo educacional são convocados a partir da gestão nas unidades de ensino, a gestão escolar foi o foco da pesquisa e para alcança o objetivo proposto para este artigo de analisar a gestão escolar na perspectiva democrática tendo como fonte a Constituição Federal de 1988, Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira (LDBEN) Lei de nº 9.394/96 e que a Conferência Mundial de Educação para Todos. Acerca das questões comentadas acima sendo necessário o momento de escutar a sociedade, principalmente pais, educandos, professores, gestores, acerca de questões relacionadas às políticas públicas na área educacional, pois é cada veze mais presente a exigência de uma qualidade educacional neste país.


  1. CONHECER O REGIMENTO ESCOLAR

           O Regimento Escolar é o documento que estrutura, define, regula e normatiza as ações da Instituição de Ensino. A construção deve ser coletiva, ou seja, com a participação de toda a comunidade escolar e em consonância o Projeto Político Pedagógico (PPP), e tudo que ocorre na prática deve ser regulamentado nele. Possibilidade de refazer a mensagem, caso não seja interpretada adequadamente;

          Qual a função do regimento no ambiente escolar?

          Ele é elaborado para ser claramente descrito todas as competências de cada seguimento de cada setor e de cada pessoa dentro da escola que tenha uma função possa saber aquilo que compete a ele a ser realizado dentro da escola, para que a escola possa funcionar no seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com