TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que o Uso Abusivo das Redes Sociais Podem Causar !

Por:   •  4/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 13

UNICE – ENSINO SUPERIOR IESF – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE FORTALEZA GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

O que o uso abusivo das redes sociais podem causar !

 

Fransdilson de Sousa Mota Junior

Gabriel Rodrigues de Sousa

Luiz Rodrigues da Rocha Junior

Marcos Vinícius Alves do Nascimento

Murilo Andrade Dartiba

Nagela do Nascimento Lima

Paulo Matheus Dias de Souza

Paulo Matheus Ferreira da Silva

Wanderson de Amarante Sousa

Fortaleza - Ceará

2018.1

Fransdilson de Sousa Mota Junior

Gabriel Rodrigues de Sousa

Luiz Rodrigues da Rocha Junior

Marcos Vinícius Alves do Nascimento

Murilo Andrade Dartiba

Nagela do Nascimento Lima

Paulo Matheus Dias de Souza

Paulo Matheus Ferreira da Silva

Wanderson de Amarante Sousa

O que o uso abusivo das redes sociais podem causar !

Trabalho Acadêmico apresentado à UNICE – Ensino Superior / IESF – Instituto de Ensino Superior de Fortaleza, como requisito de nota para a matéria de metodologia científica, sob a orientação da Profa. Elisa e Profa. Dra. Terezinha.

Fortaleza - Ceará

2018.1

RESUMO

A utilização das redes sociais com facebook, twitter, whatsapp, entre outros e a necessidade constante de se manter conectado demonstra um crescimento no acesso a esses meios de comunicação digital dentro das organizações. Diante disto, busca-se identificar como o emprego dessas redes virtuais podem afetar o dia a dia e trazer também alguns perigos online.

O uso abusivo de redes sociais pode causar dependências e também podem trazer perigos como: roubos de informação,, falta de privacidade, atrair pessoas maldosas, , despertar invejas, e também o mal uso das suas informações pela própria rede social. Estre trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo com pessoas comuns que utilizam as redes sociais diariamente. Os resultados mostram que a população não esta muito informada sobre as redes sociais e seus perigos.

.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        05

1. USO ABUSIVO DAS REDES SOCIAIS        06

2. PESQUISA DE CAMPO        12

     2.1. Método da pesquisa        12

     2.2. Universo da pesquisa        12

     2.3. Perfil do sujeito        12

             2.3.1 Perfil do Sujeito – entrevistado        12

             2.3.2 Perfil do Sujeito – questionário        12

    2.4. Apresentação da entrevista        12

     2.5. Análises da entrevista         12

     2.6. Apresentação do questionário        12

3. CONCLUSÃO        12

4. FONTES        12

INTRODUÇÃO

A expansão das conexões de banda larga proporcionou às organizações a interligação de seus computadores, possibilitando assim maior facilidade de acesso às informações e comunicação. Porém, com as tecnologias digitais, muitos meios que não estão relacionados ao trabalho, como o acesso as redes sociais facebook, twitter, whatsapp, entre outros, também são utilizados pelos usuários de forma irresponsável.

Não podemos negar que o avanço da tecnologia nos proporcionou muitas regalias e umas delas é a internet e suas redes sociais, que transformou a forma de se comunicar, fazendo pessoas se comunicarem a distancia e compartilharem suas experiências. Porém a o uso abusivo das mesmas podem causar brigas, inveja, ansiedade,  roubo de informações e até procrastinar algumas atividades. E o intuito desta pesquisa é saber se realmente as pessoas sabem dos riscos do uso abusivo das redes sociais, e tentar alertar e dar dicas de como se ter privacidade e controle das redes sociais.

Na era da informação, é possível afirmar que a utilização de tecnologias de informação e comunicação deixou de ser meramente uma ferramenta usual, passando a ser uma rotina no dia a dia das pessoas. Neste sentido descobrimos que realmente mais da metade dos usuários utilizam as redes sociais de forma irresponsável.

  1. USO ABUSIVO DAS REDES SOCIAIS

O impacto que as redes sociais têm em nossas vidas trouxe muitas mudanças positivas, porém é preciso ficar atento para os malefícios que o seu uso indevido pode trazer e que, por enquanto, são pouco compreendidos. Psiquiatras e médicos já discutem o vício nas redes e a sua influência no desenvolvimento de depressão em pessoas com predisposição para a doença.

O coordenador do ambulatório do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Rodrigo Leite, defende a ideia de que as redes sociais, por si só, não levam a quadros de depressão, pois o número de pacientes detectados com a doença seria muito maior, em virtude da quantidade de usuários do mundo virtual.

Ele aponta que pessoas que têm o quadro já consolidado de depressão usam a internet para buscar formas de convívio social, uma vez que são incapazes de buscar essas relações no mundo real. E nesse processo, pessoas que tinham apenas a predisposição, podem acabar desenvolvendo a doença.

O médico psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein, Elton Kanomata, explica que esse processo é um círculo vicioso e quanto mais a pessoa se refugia nas redes sociais, mais reforça os seus problemas no mundo real: “O perigo é que isso pode se tornar uma bola de neve, deixando a pessoa cada vez mais afastada do convívio social”.

As redes sociais mexem com o nosso instinto do reconhecimento social, aquela sensação boa que você tem quando recebe muitos likes em uma foto que acabou de postar. Mas a interação na internet não gera uma recompensa social real, e isso pode levar a pioras no quadro da doença. “Acabamos caindo nessa pequena armadilha de reconhecimento social que para as espécies dos mamíferos sociais é um estímulo muito esperado”, argumentou Leite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (264.9 Kb)   docx (378.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com