TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso das Redes Sociais e Tecnológicas no Processo de Recrutamento e Seleção

Por:   •  26/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Titulo – O uso das Redes Sociais e Tecnológicas no Processo de Recrutamento e Seleção

  1. Definição do Tema – Projeto de Formação

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e até mesmo em sua imagem pessoal e profissional.  As organizações, seguindo o desenvolvimento tecnológico, não poderiam deixar de aproveitar essa ferramenta de acessibilidade e a utilizam para viabilizar os processos de recrutamento e seleção, através das redes sociais.

Neste ambiente virtual as organizações aproveitam para observar, avaliar e selecionar candidatos para possíveis processos de recrutamento e seleção, considerando que o usuário expõe em suas redes sociais suas características psicológicas, valores, interesses, preconceitos, ambições entre outras particularidades da sua personalidade. Esta avaliação por parte das organizações pode ser positiva ou negativa, tudo depende do conteúdo que é apresentado a ela no perfil do candidato em potencial.

Esse Projeto de Formação foi desenvolvido, considerando as dificuldades que o jovem enfrenta em relação à preparação para a entrada no mundo do trabalho e tem como objetivo orientar os jovens, que estão ingressando no mundo do trabalho, sobre os perfis comportamentais adequados e sobre as etapas do processo seletivo, destacando a utilização das redes sociais na avaliação do candidato e fornecendo dicas para atuação em processos seletivos virtuais, auxiliando na identificação das competências avaliadas pelas empresas, com o intuito de aprimorar o uso dessa ferramenta, para que seja um diferencial competitivo, de quem está à procura de uma vaga e também para auxiliar o jovem no se desenvolvimento, no aprendizado e conhecimento, de forma mais clara, objetiva e consistente.

  1. Objetivos
  1. Objetivo Geral

Orientar os jovens sobre os padrões de perfil comportamental e sobre as etapas do processo seletivo, destacando a utilização das redes sociais na avaliação do candidato e fornecer dicas para atuação em processos seletivos virtuais, auxiliando na identificação das competências avaliadas pelas empresas.

  1. Objetivos Específicos

  1. Coletar informações a respeito do uso das redes sociais nos processos seletivos;
  2. Verificar a influência do conteúdo das redes sociais nos processos seletivos;
  3. Analisar a percepção e os critérios dos profissionais de RH, em relação ao uso das redes sociais como uma das etapas dos processos seletivos;
  4. Identificar as competências avaliadas pelas organizações no processo seletivo nas redes sociais;
  5. Apresentar as características comportamentais positivas e negativas dos candidatos que são usuários de redes sociais; e
  6. Realizar uma comparação das redes sociais mais utilizadas pelos profissionais de Recursos Humanos.
  1. Justificativa

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes sociais é a sua abertura que possibilita relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os seus participantes.

Dentre os vários tipos de redes sociais, existem aquelas que tem o objetivo de compartilhar conteúdo profissional, proporcionando espaços de conexão entre profissionais e empresas, seja para realizar novos negócios ou conseguir uma oportunidade de trabalho. De acordo com Araújo e Garcia (2009) “a verdade é que esta poderosa ferramenta da tecnologia da informação tem facilitado bastante o andamento deste processo, encurtando cada vez distâncias e tempo”.

 Neste ambiente virtual todo o conteúdo publicado é analisado, como forma de filtrar informações que indiquem uma boa escolha tanto do candidato quanto da empresa que está selecionando. Está cada dia mais comum a exposição da vida pessoal nas redes sociais, os usuários publicam através de textos e fotografias tudo o que fazem e o que pensam. Neste contexto é possível destacar que um dos maiores danos do excesso de exposição pessoal é a perda de oportunidades no mercado de trabalho, pelo fato de que as organizações ao observarem as páginas das redes sociais destes usuários, acabam por se desinteressar em convocá-los para possíveis processos de recrutamento e seleção pelo fato de que a imagem negativa demonstrada por ele próprio faz com que seu perfil não se enquadre no que a organização procura para a vaga disponível.

O recrutamento on-line não se remete apenas em comunicação de vagas através da Internet, mas também, todas as ferramentas tecnológicas para realização e a triagem de currículos e de perfis, a fim de manter um banco de dados eficiente na busca por características específicas. Neste contexto, surge a preocupação em preservar a imagem pessoal nas redes sociais, evitando a exposição de informações excessivas e desnecessárias, para que não se tenha consequências indesejáveis.

Com a popularização das Tecnologias e das Redes Sociais, o acesso as informações é mais fácil e rápido, mas por outro lado, isso  acaba não sendo apenas positivo, deve existir alguns cuidados para que os usuários preserve sua imagem, evitando perder oportunidades por uma postura errônea. A preparação dos jovens para o mundo do trabalho não deve apenas tratar sobre a postura na hora da entrevista presencial, mas sim em suas ações e atitudes virtuais, para que sejam orientados sobre as novas tendências de mercado e do uso das redes no processo seletivo.

Dentro desta perspectiva temos disponíveis inúmeras redes sociais que são utilizadas para este tipo de relacionamento, mas o Linkedin, com mais de 80 milhões de usuários, em mais de 200 países, segundo informações da empresa, é a rede mais utilizada no mundo para esta finalidade. Desenvolvido em 2002, esse software social é voltado para os negócios, e seus usuários cadastram em seus perfis, que se assemelham a currículos, as informações de formação profissional e acadêmica, deixando de fora dados pessoais como música e livros preferidos. E as Empresas, aproveitam o espaço para promover o seu trabalho e buscar profissionais qualificados.

Outra rede de relacionamento que está se destacando cada vez mais é o Facebook, desenvolvido em 2004, com objetivo inicial de gerar uma rede de contatos para os universitários que estavam no período de transição da saída escolar para o ingresso na universidade. O Facebook disponibiliza uma variedade de aplicativos e ferramentas, permitindo que seus usuários se comuniquem e compartilhem informações com a opção de controle e privacidade das mesmas. 

  1. Recursos (tecnológicos)
  1. Linkedin
  2. Facebook
  3. Site para elaboração de currículo on-line
  1. Público-alvo

Jovens com idade igual ou superior a 14 anos até os 24 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com