TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os chamados softwares livres vem sendo cada vez mais utilizado no Brasil

Por:   •  24/9/2017  •  Artigo  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 6

FELIPE BECHELLI MENUCHELLI

LEONARDO RAMOS MOREIRA

Scilab pode substituir outros programas na construção de planilhas?

Trabalho apresentado à Universidade Federal do ABC como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Bases Computacionais da Ciência

Professor: Harlen Costa Batagelo


Sumário

1.        Introdução        2

2.        Objetivos        3

3.        Justificativas        4

4.        Metodologia        4

6.        Conclusão        6

6

7.1        Dificuldades Encontradas        7

8.        Trabalhos Futuros        7

  1. Introdução

        Os chamados softwares livres vem sendo cada vez mais utilizado no Brasil. Hoje, diversas empresas vêm trocando seus aplicativos de escritório pagos por similares gratuitos. Universidades e algumas repartições públicas já usam esses tipos de programas.

        O Scilab é um desses softwares livres, voltado principalmente para a área científica, auxiliando os estudantes na realização de cálculos complexos, é também uma linguagem de programação, que se bem trabalhada, pode atender ainda mais as necessidades de quem usa.

        Por ser um programa livre desenvolvido de forma colaborativa, e não visando o lucro com sua venda, faz com que o usuário final não tenha a necessidade de comprar licenças, que muitas vezes acarretam numa grande economia.

Mas as vantagens vão muito além da gratuidade, em universidades, e em algumas escolas, eles são usados no processo de aprendizagem do aluno. Sempre evoluindo, já que os próprios usuários têm a liberdade de corrigir possíveis erros do sistema.

O intuito desse trabalho é fazer uma comparação entre dois desses softwares livres, o Scilab e o LibreOffice Calc para tarefas simples do cotidiano. Os dois, em sua essência foram feitos para calcular. Porem esse segundo está mais focado em atividades processuais, seja no âmbito profissional, ou no espaço acadêmico. Ao passo que o primeiro é mais voltado para a produção científica. Utilizando uma das mais importantes ferramentas da contabilidade, o Balanço Patrimonial, que nada mais é, de maneira simplificada, uma demonstração financeira em um dado período de tempo, geralmente  um ano, que somado com outras demonstrações auxiliam na tomada de decisão.

 Sendo uma das peças chaves de toda empresa, ele faz com que toda a estrutura patrimonial seja organizada e apresentada de maneira simples, facilitando a leitura até mesmo para leigos. Ele fornece uma visão precisa da saúde financeira da companhia, ou até mesmo uma projeção e somada com outras ferramentas financeiras como o DRE (Demonstração do Resultado de Exercício), auxiliam para que os gestores tomem decisões de curto ou longo prazo, baseados em seus resultados.

O Balanço Patrimonial é formado por ativos, que seriam bens, e direitos que uma determinada empresa possui, e passivo, que seriam suas obrigações, fazendo uma analogia com uma pessoa, o ativo seria tudo que ela possui, seja carro, casa, ações em uma empresa ou até mesmo uma conta em banco, e o passivo seria as obrigações, boleto da escola do filho, contas da casa, prestações, gasolina para o carro.

Por isso o Balanço Patrimonial é tão importante nas organizações. Com ele podemos saber onde a empresa tem mais recurso alocado ou até mesmo saber onde está tendo gastos desnecessários, que poderiam servir como investimentos em melhorias, processuais ou em capital humano.

  1. Objetivos

Apresentar as principais diferenças entre o Scilab e o LibreOffice Calc, que basicamente são feito para fazer cálculos. Além de mostrar vantagens no uso desses programas para aumentar a produtividade no dia a dia. Utilizando como base uma ferramenta importantíssima da contabilidade, o balanço patrimonial.

  1. Justificativas

Softwares livres podem contribuir no desemprenho de atividades operacionais ou simplesmente na utilização comum do cotidiano, tendo a gratuidade como principal vantagem sobre programas semelhantes que requerem licenças para a utilização. Para uma empresa significa poder realocar o dinheiro que seria investido na compra de determinados programas em outras áreas. Para o usuário final, um alívio nas contas, além da liberdade de poder modificar o sistema como bem entender.

  1. Metodologia

Este trabalho foi desenvolvido nos softwares Scilab e LibreOffice Calc. Dividido em duas partes, a primeira, utilizando o Calc, foi montada uma planilha simples com a função de simular um balanço patrimonial de uma empresa de pequeno porte fictícia. Na segunda parte foi feito um algorítimo no Scilab que tenta reproduzir essa planilha da forma mais fiel possível.

Primeira etapa, LibreOffice Calc: o usuário preenche com os valores que desejar, e a planilha calcula o total do ativo e o total do passivo, deve-se atentar ao fato de que soma desses dois deve dar sempre zero.

[pic 5][pic 6]

Na segunda etapa, utilizando o Scilab: existem duas etapas, o preenchimento do usuário em determinadas categorias pré existentes, separadas em ativos, passivos e patrimônio líquido. Dentro dessas existem subcategorias. O programa colhe esses dados, e calcula os valores. E uma segunda etapa, a criação de uma tabela utilizando o comando “printf”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (847.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com