TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de TCC

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

Tema Delimitado

Liderança: A influência dos diferentes estilos de líderança sob os colaboradores de uma empresa.

Justificativa

Para o crescimento e manutenção de qualquer empresa é necessário, além de um quadro funcional, a presença de um líder, capaz de motivar e inspirar outros a procurarem  contribuir com os intentos da organização a qual fazem parte. Para que haja uma boa liderança é necessário que o líder tenha seu próprio estilo. Saber liderar é saber, acima de tudo, delegar tarefas, sobre este tema TENÓRIO (1998) afirma que para isso é preciso:

- criar uma equipe de pessoas bem informadas que compreendam o contexto mais amplo em que seu trabalho se encaixa:

- dar às pessoas informações adequadas sobre a tarefa.

- ser claro sobre os objetivos, mas permitir que os subordinados tomem a iniciativa de como atingi-los (TENÓRIO, 1998, p. 84).

Em um mundo complexo e de rápidas mudança a forma específica de cada  liderança pode ser um diferencial, quando interpretada como uma força capaz de transformar realidades, pessoas e por conseguinte, cenários, como nos preleciona MOTA:

A capacidade que um indivíduo possui de influenciar alguém ou um grupo de pessoas significa uma força psicológica, onde um age de modo a modificar o comportamento de outro de modo intencional, essa influência envolve poder e autoridade, alterando assim o modo de agir do influenciado. (MOTA: 1997, 206)

É certo que a liderança é um instrumento de ampla complexidade, no entanto, atualmente a Administração de Recursos Humanos intenta demonstrar a todas as organizações que um líder que sabe comandar seus liderados com respeito e serenidade é um verdadeiro estrategista e, por isso, peça fundamental aos negócios de uma empresa. Sobre o papel do líder é importante observar que:

O líder é aquele que consegue obter a cooperação e o comprometimento de seus subordinados na consecução daquilo que foi planejado. Antigamente, acreditava-se que a liderança era inata e, portanto, restrita a um seleto grupo de indivíduos agraciados pelo destino. Hoje, a liderança é vista

como um conjunto de habilidades e conhecimentos que podem ser aprendidos, desenvolvidos e aperfeiçoados. A influência que a liderança exerce sobre o desempenho organizacional estimula dirigentes e gerentes a buscarem as qualificações que otimizem o cumprimento desta incumbência (TENÓRIO, 1998, p. 85).

O estudo justifica-se pela importância do aprofundamento dos tipos distintos de liderança, na especificidade de cada uma; tendo em vista pesquisar e demonstrar seus aspectos diversos na dinâmica de cada organização, procurando evidenciar quais resultados específicos se obtém a partir do uso de uma ou outra forma em uma empresa.

Problematização

No cenário contemporâneo dos negócios, o termo liderança vêm se tornando cada vez mais conhecido. Com uma vasta gama de literatura, é um dos temas mais procurados no mundo da administração, em virtude de sua importância e pertinência dentro da dinâmica de uma organização. Liderança, apesar de normalmente ser confundida com gerência, distingui-se dessa pelo poder de influenciar, de gerar “discípulos”, não sendo concebida como algo estático e, utilizada da mesma forma por aqueles que a possuem, outrossim distingui-se pela forma com que lideram, influenciam e inspiram outros. Essas diferenças podem originar modelos de gerência, comportamentos, clima organizacional e resultados extremamente diferentes, o que pode ser decisivo para uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (111 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com