TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Algoritmos para Controle de Interseção de Trânsito

Por:   •  10/6/2019  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Algoritmos para controle de interseção de trânsito

        Foi escolhido como objeto desta resenha o artigo “Avaliação da Eficiência de Algoritmos para Semáforos Virtuais em Redes Veiculares” de autoria de Rafael Fao de Moura, Eric Tomas Zancanaro, Liza Lunardi Lemos e Marcia Pasin do Centro de Tecnologia, Laboratório de Sistemas de Computação (LSC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trabalho apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Brasil, projeto número 204972/2014-0.

        O artigo demonstra sua relevância por conta do cenário atual do trânsito nas cidades onde um dos maiores anseios da população é a melhoria no escoamento de veículos nos cruzamentos entre vias.

        É relacionado aos trabalhos "Simulation of modern traffic lights control systems using the open source traffic simulation SUMO" de Krajzewicz et al (2005)  e "Selforganized traffic control" de Ferreira et al (2010), onde todos focam em soluções microscópicas, ou seja, soluções centradas nos veículos e não no fluxo (macroscópica).

        Krajzewicz et al (2005 apud MOURA, 2015) compara tamanhos de filas de veículos e prioriza a passagem no cruzamento da fila maior, já segundo Ferreira et al (2010 apud MOURA, 2015) o veículo mais próximo da interseção deve ser eleito para coordenar a passagem na interseção e após sua passagem, o próximo veículo mais perto do cruzamento, deve ser eleito novo coordenador.

        Foi proposta uma implementação baseada em comunicação veicular sem utilização de sensores nas vias, porém este tipo de comunicação ainda é indisponível para a maioria dos veículos em circulação, e conforme os autores citam, ainda há carência de trabalhos de avaliação nesta área.

        Visando analisar alternativas eficientes para cruzamentos de veículos em vias públicas, os autores simularam, em ambiente virtual, testes de algoritmos baseando seus resultados na vazão de veículos, ou seja, quanto maior a vazão mais eficiente o algoritmo.

        Os testes foram feitos no ambiente virtual SUMO (Behrisch et al. 2011), onde, segundo os autores, foi construído um cenário com duas vias S e W e aplicadas diferentes configurações de volume de tráfego.

        Foi abordada a comparação de três algoritmos:

(i) zipper merge: alterna entre os fluxos, permitindo a passagem de x veículos em uma interseção a cada round (...), (ii) fila mais velha primeiro (...) Se o veículo no topo da fila W é mais velho que o veículo no topo da fila S, a fila em W passa primeiro (...) , (iii) maior fila primeiro (...) Se o tamanho da fila W é maior que o tamanho da fila em S, a fila em W passa primeiro. (...) (MOURA, 2015, p. 3).          

        O algoritmo (i) zipper merge foi testado utilizando 1, 10 e 20 veículos a cada round (troca de fluxo).

        Segundo Moura et al (2015, p. 4) os “resultados demonstram que soluções adaptativas e orientadas ao tamanho da fila, oferecem significativa eficiência se comparadas às soluções que passam um número fixo de carros e realizam muitas trocas entre as filas”, desta forma o artigo auxilia em projetos de implementação de semáforos, na medida que fornece elementos para facilitar a tomada de decisão sobre qual algoritmo utilizar, considerando a particularidade de cada local de implantação do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com