TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Papel do controle interno

Por:   •  14/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha-resumo

Referência: SILVA, Pedro Gabriel Kenne. O papel do controle interno na administração pública.

No presente estudo abordou-se o controle enquanto função da Ciência da Administração e sua utilização como principal objeto da Auditoria Interna, focando na evolução dos controles internos na Administração Pública. Abordam-se a forma de organização, papel e importância do controle interno, assim como as dificuldades para o estabelecimento de controles eficazes no setor público, em função de suas peculiaridades.

Pedro inicia seu trabalho com uma breve introdução seguida pela definição de controle sob a ótica da Teoria do Controle e Controle como função da Ciência da Administração, visto como uma das cinco funções universais dessa ciência (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar). Os Controles Internos são compostos pelo plano de organização e todos os métodos e medidas pelas quais uma organização controla suas atividades visando a proteção do patrimônio, auxiliando no desenvolvimento da Auditoria Interna, conforme verificado no estudo.

No Brasil, o controle interno na Administração Pública teve como marco inicial a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), e foi fundamentada pela Lei 4320/64, onde foi estabelecido os tipos de controle. Seguindo o estudo, temos a estrutura atual do sistema no Poder Executivo Federal, além da sua estrutura atual do sistema de controle interno do Estado, no caso estudado, Rio Grande do Sul, e dificuldades de estabelecimento de controle na Administração Pública.

Ao final, foram propostas medidas para que se estabeleça, de fato, uma integração entre o órgão central do sistema de controle interno e as unidades ou funções de controle da Administração Pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com