TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Introdução à Administração- Maximiniano. – O PROCESSO DE CONTROLE

Por:   •  26/9/2016  •  Resenha  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  1.636 Visualizações

Página 1 de 3

Referência Bibliográfica

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 1995

CÁPITULO 19 – O PROCESSO DE CONTROLE

O processo de controle consiste em fazer uma comparação e tomar a decisão de confirmar ou modificar os objetivos e os recursos empregados em sua realização.

O processo de controle é parte integrante do processo de planejamento, quando planejamos um objetivo é preciso pensar com antecedência nas formas de verificar e assegurar sua realização, portanto, o controle começa na definição dos objetivos ou resultados esperados e na definição da forma como serão obtidas as informações sobre a atividade em andamento e prossegue até que se chegue a uma decisão de alterar os objetivos ou os recursos.

Para definir os objetivos o processo de controle é dividido em etapas, sendo estas:

Definição de resultados esperados – É nessa etapa que identificamos os objetivos e as formas de conseguir as informações sobre o andamento das atividades que buscamos alcançar.

Mensuração – Uso das informações para medir as atividades que buscamos alcançar.

Avaliação – Nessa etapa comparamos as atividades reais (desempenho observado) e o objetivo (desempenho esperado).

Ação corretiva – Definição de algum tipo de ação que corrija ou reforce a atividade para assegurar a realização do objetivo, ou que mostre a necessidade de alterá-los.

O processo de controle pode ser praticado sem que haja preocupação com o controle, porém esse procedimento não é recomendável por caracterizar uma má administração. O Planejamento sem controle, no mínimo, consegue fazer com que os planos não saiam do papel. O controle quando é colocado como função gerencial não pode existir sem que tenha havido planejamento. A idéia mais importante no conceito de controle como função gerencial é o objetivo ou resultado esperado, já que para controlar é necessário saber exatamente o que se deve ser controlado ou qual ponto quer chegar.

Os objetivos podem ser definidos numericamente (objetivos quantitativos) que são mais precisos e permitem localizar com exatidão os pontos a serem controlados. E os objetivos qualitativos onde é difícil mensurar os enunciados e a problemática está em saber qual o resultado esperado e se a atividade vai ou não ser levada até o fim, porém em certos casos é impossível especificar os objetivos com a precisão favorecida através de números.

Neste capitulo podemos observar também que o resultado esperado nada mais é do que uma meta projetada, cuja realização se procura assegurar, com maior ou menor grau de certeza, mas o conforto também pode ser efetuado paralelamente com relação a um padrão de desempenho anteriormente alcançado.

A etapa seguinte do processo de controle consiste na mensuração (medir), de alguma forma, a atividade que procura realizar os resultados esperados, divida em: o que medir, como medir e quando medir.

A próxima etapa consiste na avaliação, onde a informação sobre o desempenho efetivo é comparada com os padrões preestabelecidos, mostrando qual a variação em relação aos resultados pretendidos e possibilitando decidir qual a ação corretiva a ser implantada. As variações dessa etapa podem indicar se o desempenho efetivo é igual, abaixo ou acima do esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com