TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 10

Capítulo 1

INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

O autor ele relata a questão das evoluções tecnológicas que acontece constantemente na nossa sociedade, relata também a questão da necessidade de obter informações cuja principal ferramenta para busca-las é a utilização dos computadores. O uso vem crescendo para todos os tipos de computadores, mas tem sido explosivo para os de pequeno porte em aplicações com um enfoque mais moderno de utilização, como nos sistemas de automação de escritórios e nos chamados sistemas de suporte a decisão.

 Esta forma de uso dos recursos de informática continua pouco explorada devido, entre outros fatores, segundo o autor isso acontece devido  ao pequeno grau de informatização ou seja a  falta de instrução que muitas empresas ainda apresentam, o que , com  o passar do tempo ,tenderá a ser resolvido tornando  o computador  uma ferramenta de trabalho  tão útil  e necessária quanto o telefone ,o fax ,a calculadora, a maquina de escrever e outros equipamentos tradicionais e presentes no dia-a-dia das empresas e das pessoas. Na nova sociedade que está surgindo, o computador está se tornando uma ferramenta imprescindível, sendo o principal motivo para o processo de transformação para a nova sociedade da informação.

        A conjunção da expressão informação automática gerou:

INFORMAÇÃOINFORMÁTICA

        X

AutoMÁTICA automação

COMPONENTES DE UM SISTEMA

Esse subtema fala sobre a questão de serviços prestados por um sistema de computadores que varia de acordo com o ramo e características particulares de cada empresa ou do ambiente de uso e do nível procurado de transformação dos sistemas manuais, ou mecânicos dos sistemas informatizados. Além do equipamento e dos programas, existe outro fator importante para quase todas as aplicações, que é o suporte que os fabricantes ou revendedores oferecem, alguns desses suportes está ligado à manutenção, documentação, instalação do equipamento, treinamento e atendimento pós-venda. Esses suportes são importantes, pois causam grandes reflexos e ajuda a compor e manter os sistemas, pessoas que gerenciam e usam os equipamentos e os programas.

Para acompanhar as dificuldades de uso ou atender as funções dos computadores é necessário que tenha conhecimento mínimo de seus componentes e da relação entre eles.

Três componentes principais em um sistema de processamento de dado:

Hardware, Software e Usuário /Pessoas-Esses componentes devem está posto num âmbito mais extenso de utilidades desses recursos. Exemplo: dentro de uma empresa ou em outro ambiente com o objetivo de realizar uma determinada função.

  • HARDWARE: unidade central de processamento e de mais equipamentos (teclado, vídeo, disco) o computador fisicamente.

  • SOFTWARE: programas, instruções, tarefas que a máquina (hardware) pode executar.

  • Usuário: uma ou várias pessoas, realizando necessárias para o funcionamento dos outros componentes do sistema. Sistemas grandes demandam dezenas ou até centenas de pessoas, enquanto sistemas menores tendem para uma só pessoa - o próprio usuário.
  • Computador: utilizado como uma abreviação de Sistemas de Computação.
  • Microcomputador, ou simplesmente Micro: o mesmo que um Sistema de Computador ou de Computação de Pequeno Porte.

O software é o combustível sem o qual a máquina é inútil. Por mais evoluído que seja o software, por exemplo, um programa de inteligência artificial, o conjunto hardware e software também seriam como uma máquina com combustível “sem operador”. O terceiro componente –usuário/pessoas – é necessário para que o conjunto hardware/software funcione e execute algo útil.

O sistema resulta da combinação desses três componentes necessários para que o computador funcione e realize algo que seja útil dentro do contexto no qual está inserido- empresa, casa, profissão liberal ou outro ambiente de utilização.

Esses três componentes quando funcionando em duas empresas, vai relacionar-se refletindo a cultura e estrutura de cada uma das empresas e os três componentes básicos.

A questão do suporte técnico é um fator nem sempre visível, mas de fundamental importância para sustentar e permitir o uso correto desses três componentes básicos: hardware, software  e usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com