TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Analise de Sistemas

Por:   •  15/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 14

  1. A análise de sistemas é uma atividade de extrema importância no processo de desenvolvimento de sistemas, por ser uma etapa inicial e cujas falhas terão efeitos em cadeia nas etapas subsequentes assim como no produto final. A determinação dos requisitos pode ser considerada a tarefa mais importante no processo da análise, porque se feita incorretamente levará à obtenção e disponibilização de sistemas inadequados ao sistema de informação e ao sistema organizacional, e caso aconteça o custo relativo de se reparar problemas de requisitos detectados durante a fase de testes finais ou operacionais pode ser 100 vezes superior àqueles que são detectados durante à fase de análise de sistemas.

Caso de fracasso envolvendo a Análise de Sistemas

A Petrobrás S.A é uma empresa estatal brasileira de economia mista. Um dos segmentos de negócio da companhia, o de exploração e produção de petróleo, resolveu desenvolver um sistema de mensuração do resultado econômico e financeiro (SIREF). O correto diagnóstico do contexto organizacional e a adequada escolha do sistema de controle, condizente com o planejamento da entidade, não impediu que, após cinco anos, mais de um de desenvolvimento e quatro após a emissão de seu primeiro relatório, além de uma soma considerável de recursos financeiros investidos, humanos e tecnológicos, a direção da empresa resolvesse descontinuá-lo. Desenvolvido em 1995 e previsto para 1996, a inconsistência dos dados fez com que o sistema somente iniciasse com a emissão de um primeiro relatório em 1997 e em pouco tempo de implantação, foi descontinuado em 2000.

À primeira vista não se vê uma relação do fracasso na implementação do sistema com a fase de análise do sistema, porém como uma das dificuldades encontradas na Análise de sistemas, o fator considerado crítico para o fracasso foi a falta de apoio dos envolvidos e falta de participação dos usuários. Houve falta de apoio da alta administração e falta de divulgação do projeto dentro da organização. Houve também falta de apoio nos incentivos financeiros e não financeiros, desprestigiando o sistema dentro da organização. Não houve entusiasmo da organização com o desempenho da equipe de desenvolvimento e os usuários ainda questionavam a utilidade da informação que seria produzida através do sistema.

Concluindo, a relação estabelecida entre os stakeholders pelos analistas do sistema não foi feita corretamente, ou seja, eles não foram capazes de determinar com exatidão o tipo e intensidade do relacionamento entre os mesmos, prejudicando dessa forma toda a implementação do sistema e consequentemente levando ao fracasso.  

       

Referência: Fatores de sucesso e insucesso na implementação de sistemas de informação gerencial: estudo do caso do segmento de exploração e produção de petróleo da Petrobrás S/A

        Caso de sucesso envolvendo a Análise de Sistemas

A empresa analisada nesse caso é uma empresa familiar, de médio porte, fundada no ano 1995. É uma empresa distribuidora e produtos escolares, brinquedos, importados e utilidades, entre outros itens correlatados. O setor a qual a organização está inserida é dominado por poucas e grandes empresas concorrentes e/ou empresas fornecedoras, bem como enfrenta os desafios de sazonalidade na venda de seus produtos. Fatos esses que instigam uma gestão orientada por resultados, onde a informação torna-se crucial para a eficácia do negócio. Nesse contexto, a diretoria da empresa decidiu por implantar um sistema de informação do tipo Enterprise Resource Planning (ERP), capaz de promover melhores resultados tanto na gestão de estoque diante do grande número de produtos comercializados e da existência de três unidades de comercialização as quais estão situadas em cidades diferentes. Além disso, a empresa percebeu a necessidade de uma gestão de compras mais eficaz, tendo em vista a sazonalidade inerente ao setor e por esse ser dominado por grandes empresas fornecedoras como as de papel.

Segundo os depoimentos dos entrevistados revelaram três Fatores Críticos de Sucesso na implementação do SI. Assim como no caso de fracasso analisado, um dos fatores determinante para o sucesso ou fracasso do SI, neste caso sucesso, é o envolvimento dos usuários do sistema durante todo o processo de implementação do SI, fazendo deste o primeiro FCS. O segundo FCS indicado na pesquisa foi o treinamento e educação. E o terceiro foi o suporte de um consultor durante o processo da implantação.

Já com relação a Análise de Sistemas, como sugerido pelo o autor do artigo, um outro FCS é o planejamento detalhado do projeto e é nesse ponto que se vê a relação direta do sucesso do projeto com a correta análise do sistema, pois é o analista que faz o planejamento de todo o projeto, se tornando assim um dos fatores determinante no sucesso na implementação do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com