TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA O SOFTWARE GEOGEBRA COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA

Por:   •  10/1/2019  •  Artigo  •  3.878 Palavras (16 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 16

O USO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

O SOFTWARE GEOGEBRA COMO ALTERNATIVA

METODOLÓGICA

Janete de Fátima Petris Ilha[1]

Juliano Branco de Moura[2]

RESUMO

Estamos definitivamente na era digital. Temos uma geração tecnologicamente avançada e pronta para mudar várias relações e interações que fazem parte do nosso dia a dia. Em relação à Educação, há necessidade de se propor aulas “diferenciadas”, onde o uso de mídias digitais pode ser uma alternativa pertinente a se considerar. No ensino da Matemática, vista como a número um em grau de dificuldade de assimilação, existe uma urgência em abordar os conteúdos de forma mais compreensível e prazerosa e nessa perspectiva o professor pode contar com as inúmeras contribuições que o software GeoGebra pode oferecer nesse processo de ensino aprendizagem. O presente artigo tem como referenciais teóricos autores como Vygotsky, Valente, Marco, Vesce, Ferreira entre outros e traz a definição, para que serve, como adquirir e também apresenta algumas das inúmeras aplicações do software educativo de geometria dinâmica e álgebra, denominado GeoGebra, como metodologia alternativa no Ensino da Matemática. Portanto este trabalho é de cunho informativo sobre o software GeoGebra e a relevância do uso de mídias digitais e softwares, como auxiliadores e facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, em especial da Matemática.

Palavras-chave: Metodologia Alternativa. Matemática. Mídias Digitais. Softwares.

THE USE OF DIGITAL MEDIA IN TEACHING MATHEMATICS LEARNING

THE SOFTWARE GEOGRAPHIES AS AN ALTERNATIVE METHODOLOGICAL

ABSTRACT

We are definitely in the digital age. We have a generation technologically advanced and ready to change various relationships and interactions that are part of our day to day. Regarding Education, it is necessary to propose "differentiated" classes, where the use of digital media can be a pertinent alternative to consider. In the teaching of Mathematics, as the number one in degree of difficulty of assimilation, there is an urgency to approach the contents in a more understandable and pleasurable way and from this perspective the teacher can count on the innumerable contributions that GeoGebra software can offer in this process of teaching learning. The present article has as theoretical references authors such as Vygotsky, Valente, Marco, Vesce, Ferreira among others and brings the definition, for what it serves, how to acquire and also presents some of the numerous applications of educational software of dynamic geometry and algebra, called GeoGebra, as an alternative methodology in Mathematics Teaching. Therefore, this work is informative about GeoGebra software and the relevance of the use of digital media and software, as helpers and facilitators in the teaching and learning process, especially Mathematics.


Keywords: Alternative Methodology. Mathematics. Digital Media. Software.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, com a evolução tecnológica é possível ter acesso às informações quase que instantaneamente e isso tem trazido uma mudança no jeito de acessar e se apropriar do conhecimento. Tal mudança chegou à escola e dessa forma, foram criados os laboratórios de informática e inseridos os computadores como auxiliadores no processo de ensino e aprendizagem.

É coerente reconhecer que os recursos empregados até hoje foram e são eficazes em diversas situações. O quadro negro, por exemplo, continua sendo uma tecnologia bastante útil, principalmente se usado de forma sábia. Mas não cabe mais enchê-lo de textos ou conteúdos intermináveis. Há de se aproveitar este tempo de forma mais efetiva.

Considerando os desafios que surgiram com a evolução tecnológica e da educação, faz-se necessário utilizar formas de ensinar mais dinâmicas, atrativas e com mais interatividade e participação, valorizando o individual e o coletivo, utilizando as ferramentas tecnológicas que tem disponível. Em se tratando do ensino da Matemática, as ferramentas tecnológicas tornam as aulas mais atrativas e prazerosas fazendo com que o aluno tenha mais interesse pela disciplina.

É sabido, através de pesquisas já realizadas, que há um benefício bastante relevante ao rendimento dos alunos quando outros métodos mais modernos são introduzidos no ensino. Marco (2004, p.130)[3] em seu estudo dos processos de resolução de problemas matemáticos através da construção de jogos computacionais conclui que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (557.3 Kb)   docx (650.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com