TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Sistema

Por:   •  2/9/2019  •  Exam  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

PEQUISA SOBRE

FERRAMENTA DE MODELAGEM UML.

PROCESSO UNIFICADO RATIONAL - RUP.

JOÃO PEREIRA DOS SANTOS

JUINA MT, 17 DE OUTUBRO DE 2015.

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa e para diferenciar as características da modelagem UML e do RUP, a UML (Unified Modeling Language) ou linguagem de modelagem unificada e uma linguagem visual utilizada para modelar software baseados no paradigma de orientação orientado a objetos. E uma linguagem de modelagem de proposito geral que pode ser aplicada a todos os domínios de aplicação e nos últimos anos tornou-se uma linguagem padrão adotada internacionalmente pela indústria de engenharia de software. A UML proporciona uma forma padrão para preparação de planos de arquitetura de projetos de sistemas, incluindo aspectos conceituais tais como processos de negócios e funções do sistema, além de itens concretos como as classes escritas em determinada linguagem de programação, esquemas de bancos de dados e componentes de software reutilizáveis.

RUP (Rational Unified Process) ou Processo Unificado da Rational e um processo de engenharia de software criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objetos fornecendo uma forma sistemática para se obter vantagens no uso da UML, foi  criado pela Rational software  Corporation  e adquirido  em fevereiro de 2003 pela IBM e tem como principal objetivo atender as necessidades dos usuários  garantindo uma produção  de software  de alta qualidade  que cumpra um cronograma e um orçamento previsível, o RUP define perfeitamente, quem é responsável  pelo que, como as coisas deverão ser feitas e quando devem ser realizadas, descrevendo  todas as metas de desenvolvimento especificamente  para que sejam alcançadas.

2. DESENVOLVIMENTO

A UML – Linguagem de modelagem unificada possui uma técnica de engenharia aprovada e bem aceita, um modelo e uma simplificação da realidade, os modelos fornecem uma copia do projeto de um sistema, os modelos poderão abranger planos detalhados, assim como plano mais gerais com uma visão panorâmica do sistema considerado. Todos os sistemas podem ser descritos sobre diferentes aspectos com a utilização de modelos distintos, e cada modelo será, portanto uma abstração semântica especifica do sistema, ou pode ser comportamentais, dando ênfase à dinâmica do sistema.

Para compreender melhor o sistema com a modelagem a quatros objetivos a alcançarmos:

  1. Os modelos ajudam a visualizar o sistema como ele é e como desejamos que seja.
  2. Os modelos permitem especificar a estrutura ou o comportamento de um sistema.
  3. Os modelos proporcionam uma guia para a construção do sistema.
  4. Os modelos documentam as decisões tomadas.

A UML permite que você desenhe uma planta do seu sistema. A comparação ideal é a de um construtor que vai realizar um projeto sem antes ter toda a planta que defina estrutura a ser construída. A experiência do construtor garante, até certo ponto, o sucesso do projeto. Mas, com certeza, uma vez feito o planejamento, o cálculo estrutural, o desenho da planta, a garantia de sucesso antes, durante e depois da efetivação da construção é incomparavelmente maior.

O mesmo acontece com um projeto de software. A experiência do desenvolvedor ou analista, não pode substituir a necessidade de um projeto que defina uma planta da solução como um todo. Esta planta garante, em todas as fases do projeto, seja na definição, desenvolvimento, homologação, distribuição, utilização e manutenção do mesmo, uma maior clareza e objetividade para execução de cada ação,  e, com certeza, quanto maior a solução, maior a necessidade de um projeto definido adequadamente. Desta forma, a UML é uma linguagem padrão para visualização, especificação, construção e documentação de um aplicativo ou projeto de software, e objetiva aumentar a produtividade, aperfeiçoar as etapas que envolvem o desenvolvimento de um sistema, aumentando assim a qualidade do produto a ser implementado. Ela independe da ferramenta em que o aplicativo será desenvolvido. A ideia e prover uma visão lógica de todo o processo de forma a facilitar a programação física do mesmo.

A UML programa uma modelagem com uma visão orientada a objeto, através dela podemos definir as classes que compõe a nossa solução, seus atributos, métodos e como elas interagem entre si. A UML disponibiliza, através de conceitos, objetos, símbolos e diagramas, uma forma simples, mas objetiva e funcional, de documentação e entendimento de um sistema.

A UML disponibiliza, através de conceitos, objetos, símbolos e diagramas, uma forma simples, mas objetiva e funcional, de documentação e entendimento de um sistema. Você pode utilizar os diagramas e arquivos que compõe um modelo UML para o desenvolvimento, apresentação, treinamento e manutenção durante todo o ciclo de vida da sua aplicação. Ela é mais completa que outras metodologias empregadas para a modelagem de dados, pois, têm em seu conjunto todos os recursos necessários para suprir a necessidade de todas as etapas que compõe um projeto desde a definição a implementação criação do modelo de banco de dados, distribuição, enfim proporcionando sem qualquer outra ferramenta ou metodologia adicional um total controle do projeto.

A  UML é composta por vários diagramas, o objetivo e oferecer múltiplas  visões do sistema a ser modelado  analisando-o e modelando-o sob  diversos  aspectos  procurando assim atingir  completitude da modelagem, permitindo que cada diagrama complemente os outros.

Cada diagrama da UML analisa o sistema, ou parte dele, sob uma determinada óptica. É como se o sistema fosse modelado em camadas, sendo que alguns diagramas enfocam o sistema de forma mais geral, apresentando uma visão externa do sistema, como é o objetivo do Diagrama de Casos de Uso, enquanto outros oferecem uma visão de uma camada mais profunda do software, apresentando um enfoque mais técnico ou ainda visualizando apenas uma característica específica do sistema ou um determinado processo.

O diagrama de casos de uso é o diagrama mais geral e informal da UML, utilizado normalmente nas fases de levantamento e análise de requisitos do sistema, embora venha a ser consultado durante todo o processo de modelagem e possa servir de base para outros diagramas. Veja nesta figura um exemplo de diagrama de Casos de Uso.

[pic 3]

O diagrama de classes é provavelmente o mais utilizado e é um dos mais importantes da UML. Serve de apoio para a maioria dos demais diagramas. Como o próprio nome diz, define a estrutura das classes utilizadas pelo sistema, determinando os atributos e métodos que cada classe tem. A figura a seguir apresenta um exemplo desse diagrama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (657 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com