TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Sentimentos

Por:   •  5/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA COMPUTAÇÃO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

[pic 1]

ANÁLISE DE COMENTARIOS DE FILMES USANDO ANÁLISE DE SENTIMENTOS

ISAÍAS FILIPE DE LIMA SILVA

RÍVERSON DA COSTA SOUZA

GOIÂNIA

2021

ISAÍAS FILIPE DE LIMA SILVA

RÍVERSON DA COSTA SOUZA

ANÁLISE DE COMENTARIOS DE FILMES USANDO ANÁLISE DE SENTIMENTOS

Projeto de pesquisa, apresentado á disciplina

Metodologia da Pesquisa na Computação –

CMP1073 – A01, como requisito parcial para

obtenção de nota de N1.

Orientador(a): Prof. Dra. Solange da Silva

GOIÂNIA

2021

1. INTRODUÇÃO

Com o aumento significante da massa de dados na internet, é de grande interesse das empresas saber o comportamento de seus consumidores e clientes e a repercussão de seus produtos e marcas. Através de tais dados, a análise de sentimentos, também chamada de mineração de opinião, é o campo de estudo que faz análise das opiniões, sentimentos e avaliações em relação a produtos e serviços para gerar informações e insights. Identificar esses sentimentos em textos é uma das áreas do Processamento de Linguagem Natural (PLN), desde os anos 2000 (LIU, 2012).

Sendo um campo de pesquisa que vem se desenvolvendo desde o início desse século, a elaboração de técnicas para obter opiniões através de vários meios tem sido um desafio. A análise de sentimentos vem sendo usada em mídias sociais como Twitter, Facebook e YouTube para identificar sentimentos sobre diversos temas por meios dos seus textos opinativos (Alexandre, 2017). Outrossim, a análise de sentimentos também está sendo usada na área da educação para que professores e tutores saibam como atrair e manter a atenção dos alunos (Luís, 2015). Essa analise também tem sido usada para observar os níveis de popularidade sentimental dos usuários do Twitter durante a pandemia, assim, sabe-se quais as consequenciais do Covid-19 na vida profissional e pessoal dos usuários (André, Isaac e Dulce, 2020).

Usando a mineração de opinião é possível identificar padrões de sentimentos, como positividade e negatividade, para obter gráficos de tendencia de opiniões podendo assim fazer previsões sobre sentimentos dos usuários de plataformas de mídia social entre outros, substituindo a análise de dados humana (Alexandre, 2017).

A busca por opiniões sobre temas diversos é cada vez mais significativa para o público. Segundo a Pew Research Center, divulgou uma pesquisa com mais de 2500 pessoas nas eleições americanas de 2006, 29% dos entrevistados acompanham opiniões divergente das suas, 34% buscas opiniões externas de comunidades e 27% buscando endossos de outras organizações (RAINEE; HORRIGAN, 2007).

Na indústria cinematográfica não é diferente, cada vez mais o publico busca opiniões de terceiros (a crítica e o próprio público) para decidirem se vale ou não apena assistir algum filme e até mesmo deixam suas opiniões de lado para levar outras em consideração. Essa busca por informação e a exposição de suas próprias opiniões tem gerado uma imensa massa de dados (Ana Júlia, 2019).

Diante do contexto, este projeto visa responder à questão de pesquisa: como usar a análise de sentimentos para identificar se as emoções obtidas dos comentários sobre filmes têm relação com o seu género?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (190.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com