TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Continua Cloud Computing

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

Esse trabalho acadêmico, tem por objetivo geral, apresentar os conceitos, histórico, principais aplicações, os benefícios e as tendências da chamada Computação em Nuvem.

Computação em nuvem, do inglês “Cloud Computing”, é uma forma inovadora e eficiente para adquirir poder computacional, banco de dados, armazenamento, aplicativos, rede, entre outros, sem ocupar espaço físico e possuindo um custo variável.  

Esse termo, foi utilizado pela primeira vez em 1997 pelo professor acadêmico de Sistemas de Informação, Ramnath Chellappa. Porém, o conceito da tecnologia em si, começou a ser discutido, por volta da década de 1960 por John McCarthy, o qual introduziu a ideia de que dois usuários ou mais podiam acessar um computador de forma simultânea, o que chamava de “Utility Computing”.

Na década de 2000 a tecnologia Cloud Compunting ganhou força e passou a ser conhecida, sobretudo pela comercialização de Nas (Network Access Storage). Indivíduos, passaram a utilizar a “nuvem de serviços”, de algumas empresas (Google, Microsoft, Apple, Samsung), que dispõem espaço para quem utiliza seus produtos e serviços.

Além do NAS, outros modelos serviços são utilizados a partir do Cloud Computing, tais como: IaaS (Infraestrutura como serviço), PaaS (Plataforma como serviço) e SaaS (Software como serviço).

Os principais benefícios do uso dessa tecnologia, se referem a segurança, na alta disponibilidade e nos modelos de aquisição (contrato entre mantenedor e usuário).

Capítulo 01: Histórico e Definição

A difusão do termo computação em nuvem, ocorreu há poucas décadas com o advento de outras tecnologias, como a telefonia celular (Smartphones), visto que a grande maioria dos fabricantes oferecem “espaços de armazenamento online”, que fazem parte da gama de ferramentas, ligadas a Cloud Computing. O surgimento dessa tecnologia, entretanto, se deu por volta de 1950, quando se iniciou o diálogo, acerca do uso compartilhado de computadores.

Naquele tempo, não existia a chamada microinformática, os computadores eram infinitamente maiores e, extremamente caros. A maioria das organizações possuíam no máximo dois computadores. Os usuários acessavam o computador central de mainframe, um equipamento ainda maior (chegava a ocupar uma sala inteira), utilizado somente para o processamento de grandes volumes de informações.

A computação em nuvem foi ganhando forma, a partir do estudo e desenvolvimento de dois grandes especialistas na área: os especialistas norte-americanos John McCarthy (conhecido mais tarde como “pai da inteligência artificial” e inventor do programa Lisp) e Joseph Carl Robnett Licklider (um dos responsáveis pelo Programa de Ciências Comportamentais e Comando da Agência de Pesquisas Avançadas – ARPA)

No início da década de 1960, McCarthy fomentou a discussão acerca da utilização de forma simultânea de um mesmo computador por dois ou mais usuários, conceito chamado por ele de “Utility Computing”. Anos mais tarde, Licklider, passou a estudar novas formas de usar o computador. A ARPANET foi a primeira rede que permitiu o compartilhamento de informações entre computadores que não estavam no mesmo local físico. Seu objetivo, que a conexão pudesse ser feita de qualquer lugar e que estivesse disponível a qualquer horário.

Tendo em vista, as concepções desses dois cientistas, pode-se afirmar que os dois pilares teóricos da computação em nuvem, são a disponibilidade e acessibilidade.

Capítulo 02: Modelos de Serviço

Atualmente a computação em nuvem é dividida em dez tipos, que são conhecidos como modelos de serviço, as três principais são:

IaaS - "Infrastructure as a Service" ou Infraestrutura como Serviço, é um método de disponibilizar, armazenamento, rede e outros recursos pela Internet. A IaaS permite que as empresas utilizem os sistemas operacionais, aplicativos e armazenamento baseados na web, sem a necessidade de comprar, gerenciar e oferecer suporte à infraestrutura de nuvem subjacente.

Os exemplos mais conhecidos de IaaS são as plataformas Amazon Web Service (AWS) e Microsoft Azure

PaaS - "Plataform as a Service" ou Plataforma como Serviço, é um método de disponibilizar uma plataforma completa em cloud, hardware, software e infraestrutura, para desenvolvimento, execução e gerenciamento de aplicativos sem o custo, a complexidade e a falta de flexibilidade que muitas vezes acompanha a implementação e a manutenção dessa plataforma on-premises.

São exemplos de PaaS, as ofertas dos provedores líderes em serviço de Clou (leia-se: Amazon Web Services (AWS), a Google Cloud, a IBM Cloud e o Microsoft Azure), como também projetos em Softwares Livres (Apache Stratos, Cloud Foundry), ou de fornecedores de software (por exemplo, Red Hat OpenShift e Salesforce Heroku).

SaaS - "Software as a Service" ou Software como Serviço, é um método de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Com esse modelo, sua empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. O acesso é fácil e simples: apenas é necessária a conexão com a internet.

Os maiores exemplos da utilização do SaaS, dizem respeito as empresas em destaque no segmento de streeming: Netflix, Spotify e Deezer, bem como a  PayPal, que atua no ramo de pagamentos.

Capítulo 03: Principais Vantagens

Podemos elencar inúmeras vantagens em utilizar a computação em nuvem, dentre os quais treze se destacam mais, são eles:

1. Redução de custos

Manter um datacenter e/ou um parque tecnológico, envolve um custo muito alto, tendo em vista, que muitas aplicações devem ser utilizadas em hardware apropriados, tais como servidores e estação de trabalhos. Quando as aplicações se encontram “em nuvem”, esses custos são amplamente minimizados.

2. Segurança

Em se tratando da segurança dos dados, todos os provedores são obrigados a seguir uma série de normas, regras e procedimentos, que garantem a prevenção, em relação a ataques cibernéticos, como também, em relação aos problemas físicos com armazenamento.

3. Flexibilidade

Os recursos podem ser realocados de acordo com a necessidade: complexidade e tamanho da aplicação.

4. Mobilidade

Qualquer dispositivo conectado a Internet, consegue utilizar aplicações ou dados em nuvem, independentemente do local, onde o usuário se encontre.

5. Dados

A maioria dos provedores, possui ferramentas próprias que possibilitam a análise dos dados armazenados.

6. Colaboração

Graças a mobilidade, é possível que diversos usuários acessem os mesmos dados, possibilitando sua edição em tempo real (ação colaborativa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com