TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividades Fundamentais Processo de Software

Por:   •  24/5/2022  •  Tese  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

As principais atividades do processo de software são a análise, o projeto, a implementação, os testes, a implantação e a Manutenção.

A análise é a atividade mais fundamental do processo de software, é através dessa atividade que o analista de sistemas em conjunto com o cliente define as funcionalidades e restrições do sistema e com isso é gerada a saída principal desse processo que é a especificação de requisitos do sistema.

O projeto é a atividade onde os requisitos do sistema se tornam requisitos com detalhes técnicos para que a equipe possa desenvolver, e nesta etapa temos como por exemplo os seguintes itens projetados: a arquitetura de sistemas, subsistemas, interfaces, componentes, estrutura de dados e algoritmos.

A implementação trata-se da etapa de conversão de um conjunto de especificações em sistema executável como sua principal saída, ou seja, é a etapa onde efetivamente desenvolvemos o requisito e criamos o código fonte através das ferramentas de linguagem de programação, além dessas ferramentas nesta etapa são usados alguns paradigmas (formas de estruturar e executar programas de computador), que são os paradigmas imperativo, orientado a objetos, concorrente, lógico e funcional.

O teste trata-se da execução de um sistema com o objetivo de encontrar falhas, onde produz a sua principal saída que é o relatório de problemas, ou seja, é nesta etapa que fazemos os testes para garantir que nosso produto está adequado utilizando os tipos de testes disponíveis que são o teste unitário, funcional, integrado, regressivo e teste de sistema.

A implantação é a etapa onde o sistema já pronto é instalado e configurado no cliente para que o sistema possa ser utilizado e também são realizados treinamento que capacitam os usuários para a utilização do sistema.

Por fim temos a Manutenção, que é a etapa que contempla todas as outras atividades citadas anteriormente para os casos em que o sistema já em utilização pelo cliente necessite de alguma alteração para corrigir ou acrescentar alguma nova necessidade do cliente. Essas alterações devem ser realizadas com cautela para que não afete outras partes do sistema. Cada alteração deve conter novamente os requisitos, atualizar o projeto, implementar e testa novamente as alterações e outras partes do sistema e após os testes deve ser gerado uma nova versão do sistema e instalar no cliente, essa nova versão é a principal saída desse processo.

Com a utilização das principais atividade descritas, devemos chegar aos objetivos do processo de software que são: Garantir prazo, custo e qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com