TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE: MOTIVAÇÃO “PROCESSOS PSICOLÓGICOS”

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

UNIUBE – UNIVERSIDADE DE UBERABA

NOME: ALBERTO THIAGO BORDIN MEIRA

ATIVIDADE: MOTIVAÇÃO

“PROCESSOS PSICOLÓGICOS”

Uberaba – MG

2018

  1. Escrever, um texto sobre a importância do estudo do referido tema (Motivação) para o curso de Psicologia, bem como para as atividades práticas a serem realizadas no curso e posteriormente. Este texto deverá ser elaborado com no mínimo 200 (duzentas) e no máximo 400 (quatrocentas) palavras.

Este tema permite compreender como os seres humanos, em determinadas e diferentes situações, são motivados ou não. A motivação é essencial para o ser humano e primordial para o curso de Psicologia, Atualmente, a vida universitária consiste em ambiente gerador de ansiedades, estresses e, com isso, desmotivações por parte dos acadêmicos. Provavelmente, devido ao fato de haver grandes exigências e responsabilidades, já que é um período crucial de decisões, que fazem parte da escolha do nosso futuro. É importante frisar que tais exigências e responsabilidades fazem parte tanto na chegada da vida acadêmica, como na saída, tendo em vista que as questões preocupantes mudam nosso foco, dependendo do momento em que o sujeito se encontra se não houver uma motivação intrínseca e extrínseca, automaticamente virá o desanimo, por isso da importância do estudo da “motivação”, principalmente para o curso de Psicologia, já que o psicólogo é uma das profissões que mais estimula a motivação em seus pacientes, apesar de que praticamente todas as profissões utilizam a motivação para algum fato especifico.

Dentro do curso de psicologia acredita-se que por se tratar de uma área de estudo que se propõe a compreender a complexidade do comportamento humano, gera em mim grande expectativa de conhecer profundamente esses enredamentos, isso, por si só, já é motivador, só que imagino, que os anos de estudo na faculdade não serão suficientes para que eu tenha uma boa formação, sendo assim, acredito que devo buscar mais conteúdo e aprendizado, para adquirir experiências, para que assim seja criada uma identidade profissional.

Por fim, tanto o curso de psicologia, como a profissão, são motivadores intrínsecos e extrínsecos para mim, pois toda pessoa tem um percentual de psicólogo, mesmo que seja do senso comum, e o curso nos capacita a sermos profissionais da área com conhecimento especifico.

  1. Responder as seguintes questões:
  1. De acordo com Maslow, qual motivação aparece primeiro e, em ordem, citar até a última, classificando-as. Logo em seguida, correlacione o motivo à necessidade humana.

De acordo com Barros (1988), Maslow sugeriu que o homem tem alguns motivos primários, instintivos, que vão desde os inferiores até os superiores. Primeiro temos os motivos fisiológicos, como a fome; depois, os motivos de segurança, como o medo; a seguir, os motivos de amor, os de estima e, finalmente, os de autorrealização, conforme abaixo:

Figura 1 – Pirâmide de Maslow

[pic 1]

                       Fonte: google.imagens, 2015

No desenvolvimento humano os motivos fisiológicos aparecem primeiro, depois os sociais, depois os de autoestima e mais tarde o de autorrealização. Quanto mais baixo for o motivo, tanto mais crucial, necessário, ele é para a sobrevivência.

Na tese de Maslow, o motivo superior não aparece enquanto os que lhe ficam por baixo não forem satisfeitos. Desta maneira, pessoas com fome arriscam a vida para conseguir alimento; na sequência, somente as pessoas bem alimentadas podem se dar ao luxo de estarem seguras e a salvo. Se uma pessoa estiver com medo, ela pode evitar relações com outras, embora os motivos de amor sejam muito fortes. Reduzido o medo, os motivos de amor aparecem. Quando estes estão satisfeitos, o motivo de autoestima surge. Uma pessoa que senti grande necessidade de amar é capaz de perder o respeito por si próprio, e se ligar a um tormentoso objeto de amor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com