TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIO

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIO

Nomes: Lucas Fernando
           Jhonatan Zanetti

Conceito
 O objetivo do ITSCM (Gestão de Continuidade de TI) é apoiar o negócio global do PGC (Processo de Gerenciamento de Continuidade), garantindo que as instalações técnicas e serviços de TI necessárias (incluindo sistemas, redes, aplicações, repositórios de dados, telecomunicações, infra estrutura, suporte técnico e Service Desk) possam ser retomadas dentro dos prazos necessários e acordados.

O ITSCM geralmente não cobre diretamente os riscos de longo prazo, como os decorrentes de mudanças na direção do negócio, diversificação, reestruturação, grande falha do concorrente e assim por diante. Embora esses riscos possam ter um impacto significativo sobre os elementos de serviços de TI e seus mecanismos de continuidade, normalmente há tempo para identificar e avaliar o risco e incluir mitigação de riscos por meio de mudanças ou mudanças nas estratégias de negócios e de TI, tornando-se parte do negócio geral e de TI. Programa de Gerenciamento de Mudanças.

Da mesma forma, o ITSCM geralmente não cobre falhas técnicas menores (por exemplo, falha de disco não crítica), a menos que haja a possibilidade de que o impacto possa ter um grande impacto no negócio.

 O escopo do Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI consiste em
identificar os processos críticos de negócios e serviços de TI que os
sustentam. Isso pode incluir membros da equipe de TI, hardware,
software, serviços essenciais e utilitários, registros críticos em papel,
serviços de correio, serviços de voz e áreas de localização física, por ex.
escritórios, centros de dados etc.

Objetivos da Gestão de Continuidade de TI

  • Manter um conjunto de planos de continuidade de serviços de TI e planos de recuperação de TI que ofereçam suporte aos planos de continuidade de negócios gerais da organização.
  • Realize exercícios regulares de Análise de Impacto nos Negócios para garantir que todos os planos de continuidade sejam mantidos de acordo com os impactos e requisitos de negócios em mudança.
  • Fornecer conselhos e orientação para todas as outras áreas da empresa e TI em todos os problemas relacionados à continuidade e recuperação.
  • Avaliar o impacto de todas as alterações nos planos de continuidade de serviços de TI e nos planos de recuperação de TI
  • Negociar e acordar os contratos necessários com fornecedores para o fornecimento da capacidade de recuperação necessária para apoiar todos os planos de continuidade em conjunto com o processo de Gerenciamento de Fornecedores.

 CICLO DE VIDA[pic 1]
Figura 1. Ciclo de vida da Gestão de Continuidade de Negócio (GCN)

Fase 1 – Inicialização

Definição de políticas - Deve ser estabelecido e comunicado o mais rápido possível para que todos os membros da organização envolvidos ou afetados por questões de continuidade de negócios estejam cientes de suas responsabilidades para cumprir e dar suporte da Gestão de Continuidade.

Especifique termos de referência e escopo - Inclui definir o escopo e as responsabilidades de todos os funcionários da organização. Abrange tarefas como a realização de uma Análise de Risco e Análise de Impacto nos Negócios e a determinação da estrutura de comando e controle necessária para suportar uma interrupção de negócios.

Alocar recursos - O estabelecimento de um ambiente eficaz de Continuidade de Negócios requer recursos consideráveis em termos de dinheiro e mão de obra.

Defina a estrutura de organização e controle do projeto - Os projetos Gestão de Continuidade são potencialmente complexos e precisam ser bem organizados e controlados.

Concordar projetos e planos de qualidade - Os planos permitem que o projeto seja controlado e as variações tratadas. Planos de qualidade garantem que as entregas sejam alcançadas e a um nível aceitável de qualidade.

Fase 2 - Requisitos e estratégia

Esta fase pode ser dividida em duas seções:

Requisitos - Realizar análise de impacto nos negócios e avaliação de riscos

Estratégia – A estratégia deve documentar as medidas necessárias de redução de risco e as opções de recuperação para apoiar os negócios.

Requisitos - Análise de Impacto nos Negócios

O propósito de uma Análise de Impacto nos Negócios é quantificar o impacto para o negócio que a perda de serviço teria. Esse impacto pode ser um impacto "duro" que pode ser identificado com precisão - como perda financeira - ou impacto "suave" - como relações públicas, moral, saúde e segurança ou perda de vantagem competitiva.  A Análise de Impacto nos Negócios identificará os serviços mais importantes para a organização e, portanto, será uma entrada fundamental para a estratégia.

Requisitos - Análise de Risco

O segundo driver na determinação dos requisitos da Gestão de Continuidade é a probabilidade de que um desastre ou outra interrupção séria do serviço realmente ocorra. Esta é uma avaliação do nível de ameaça e até que ponto uma organização é vulnerável a essa ameaça. A análise de risco também pode ser usada para avaliar e reduzir a chance de incidentes operacionais normais e é uma técnica usada pelo Gerenciamento de Disponibilidade para garantir que os níveis necessários de disponibilidade e confiabilidade possam ser mantidos.

Estratégia de Continuidade do Serviço de TI

Os resultados da Análise de Impacto nos Negócios e da Análise de Risco permitirão que estratégias adequadas de Negócios e Continuidade de Serviço de TI sejam produzidas de acordo com as necessidades de negócios. A estratégia será um equilíbrio ideal de redução de risco e opções de recuperação ou continuidade. Isso inclui a consideração das prioridades relativas de recuperação do serviço e as mudanças na prioridade relativa do serviço para a hora do dia, dia da semana e variações mensais e anuais. Os serviços que foram identificados como de alto impacto a curto prazo no âmbito do Analise de Impacto de Negócio vão querer concentrar esforços em métodos preventivos de redução de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (72.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com