TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gerencia de Memória

Por:   •  18/10/2015  •  Abstract  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

Gerência de Memória – Questões para estudo

1. Quais as funções básicas da gerência de memória?

R: Reduzir ao mínimo as operações de E/S à memória secundária, sob pena de causar graves problemas de desempenho ao sistema como um todo. Deve-se manter na memória principal a maior quantidade de processos para maximizar o compartilhamento dos recursos entre eles.

2. Considere um sistema computacional com 40 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10 Kb que implemente alocação contígua de memória. Qual a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20 Kb de memória?

R: Em um sistema de alocação contigua de memória, onde são disponibilizados 40Kb de espaço de memória, 10Kb serão ocupados pelo sistema operacional, sobrando 30Kb para subutilização onde o programa irá ocupar 20Kb da memória, sobrando 10Kb de área livre de memória que impossibilita o seu preenchimento.

3. Suponha um sistema computacional com 64 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 14 Kb que implemente alocação contígua de memória. Considere também um programa de 80 Kb, formado por um módulo principal de 20 Kb e três módulos independentes, cada um com 10 Kb, 20 Kb e 30 Kb. Como o programa poderia ser executado utilizando-se apenas a técnica de overlay?

R: Com a técnica de Overlay em memórias de alocação contigua, irá reservar dos 64Kb disponíveis, 14Kb para o SO, 20Kb para o módulo principal e irá utilizar o restante da memória que sobrou ou seja  30Kb para a área de overlay. Onde o maior modulo independente possui também possui 30Kb, sendo assim a área é suficiente para atender a todos os três módulos de 30Kb, 20Kb e 10Kb realizando a subutilização da área.

4. Considerando o exercício anterior, se o módulo de 30 Kb tivesse seu tamanho aumentado para 40Kb, seria possível executar o programa? Caso não seja possível, como o problema poderia ser contornado?

R: Com a técnica de overlay não seria possível realizar a execução desse módulo a menos que houvesse a subdivisão dos módulos para módulos que consigam operar com 30Kb de memória área de overlay.

5. Qual a diferença entre fragmentação interna e externa da memória principal?

R: Fragmentação interna são os espaços de áreas livres que são deixados pelas partições da memória que não são completamente utilizadas, já a fragmentação externa é quando a memória possui o espaço necessário para a execução porem esse espaço não é continuo impossibilitando a alocação.

6. Suponha um sistema computacional com 128 Kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 64 Kb que implementa alocação particionada estática relocável. Considere também que o sistema foi inicializado com três partições: P1 (8 Kb), P2 (24 Kb) e P3 (32 Kb). Calcule a fragmentação interna da memória principal após a carga de três programas: PA, PB e PC.

a) P1 ← PA (6 Kb); P2 ← PB (20 Kb); P3 ← PC (28 Kb)

R: 2KB, 4Kb e 4Kb

b) P1 ← PA (4 Kb); P2 ← PB (16 Kb); P3 ← PC (26 Kb)

R: 4Kb, 8Kb e 6Kb

c) PI ← PA (8 Kb); P2 ← PB (24 Kb); P3 ← PC (32 Kb)

R: 0Kb, 0Kb, 0Kb não haverá fragmentação interna

7. Considerando o exercício anterior, seria possível executar quatro programas concorrentemente utilizando apenas a técnica de alocação particionada estática relocável? Se for possível, como? Considerando ainda o mesmo exercício, seria possível executar um programa de 36 Kb? Se for possível, como?

8. Qual a limitação da alocação particionada estática absoluta em relação à alocação estática

relocável ?

9. Considere que os processos da tabela a seguir estão aguardando para serem executados e que

cada um permanecerá na memória durante o tempo especificado. O sistema operacional ocupa uma

área de 20 Kb no início da memória e gerencia a memória utilizando um algo ritmo de

particionamento dinâmico modificado. A memória total disponível no sistema é de 64 Kb e é

alocada em blocos múltiplos de 4 Kb. Os processos são alocados de acordo com sua identificação

(em ordem crescente), e irão aguardar até obter a memória de que necessitam. Calcule a perda de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com